DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS – EDIÇÃO ESPECIAL

PREVISÍVEL

branquinhoi
CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DE PREFEITO E VEREADOR; CLIQUE NA IMAGEM

O resultado da eleição de prefeito era previsível segundo todas as nossas projeções internas. No início das articulações, as oposições não se entendiam e a falta de desprendimento de lideranças impediram uma análise da viabilidade eleitoral, o que só facilitou a jogada ensaiada do governo. O prefeito Branquinho (PSB), por sua vez, apagou as chamas dentro da base aliada, segurou lideranças que forçavam um novo projeto e unificou novamente o palanque em torno do seu nome. Mesmo com um desgaste de popularidade, o prefeito mantinha ainda um grande apoio popular e os resultados das urnas referendam esta afirmativa.

DOS 41.946 ELEITORES,  90,96% FORAM VOTANTES  E 9,04%AUSENTES.

>>Duzentos votos a mais na coligação Frente de Esquerda Popular Pela Democracia – PT, PSOL, PCdoB e PTdoB – e o vereador Eugênio do PT teria conseguido sua reeleição. O desempenho dos candidatos da coligação ficaram abaixo do esperado, mas o quociente eleitoral, que, nas análises, ficaria entre 1.700 a 2.000 votos, subiu para 2.200.

>> O ex-vice-prefeito Carlinhos (PTB) foi às ruas pedir votos para o João Carlos (PCdoB) e reforçar a campanha de Eugênio (PT) para vereador em Sapucarana. Os votos dado ao jovem João ficaram dentro do previsto 396 votos. Eugênio esperava 600 votos e obteve 492.

> > O ex-prefeito Marcone até que se empenhou na eleição do irmão Jr. Borba para vereador, mas a disputa acirrada na coligação acabou o deixando mais uma vez de fora, com 725 votos. Noutra coligação, seria votos suficientes para se eleger.

>> Nivaldo Santino, Gabeira são exemplos de candidatos a vereador que tiveram votações abaixo da expectativa. Um dos fatores que podem ter ajudado deve-se ao fato da reeleição garantida. Os eleitores deixam de votar no candidato porque acham que eles já estão eleitos e partem para uma segunda opção de voto.

>> O vereador Nivaldo, que articulou junto com Branquinho o chapão com nove dos atuais onze vereadores não conseguiu sua reeleição. Na sua rede social ele chegou a comentar que aceita com tranquilidade os resultados eleitorais.

>>Caso a Justiça Eleitoral valide a candidatura do Milson, que obteve 525 votos na coligação do PSB/PSD, o candidato eleito Cláudio do Salgado pela coligação PTC/PV pode perder a vaga. É que o chapão de vereador do PSB/PSD teria votos suficientes para a eleição do Nivaldo, que ficou de fora.

>> As comunidades de Boas Novas, Cajazeiras/Areias e Encruzilhada resolveram lutar para eleger seus representantes. Votaram maciçamente em seus candidatos da terra. Em Boas Novas, o Emanuel arrastou praticamente os votos da comunidade e foi eleito, assim como Fia de Cajazeiras e Erivaldo da Carne de Sol. Se não corresponderem em quatro anos serão punidos pelas mesmas comunidades.

>> Nas redes sociais estão sendo compartilhado vídeos sobre possíveis crimes eleitorais em pleno centro da cidade. A movimentação dos envolvidos sugere a entrega de dinheiro em pleno dia da eleição.

>>Diminuiu o número de votos válidos para prefeito em relação a 2012. Foram apurados 30.909 votos válidos, número menor dos que votaram para vereador 33.294 este ano. Em 2012 foram apurados 31.268 votos válidos para prefeito.

O diretor do Bezerros Hoje, Flávio Melo, saiu candidato a vereador pelo PSOL e como não tinha palanque resolveu fazer a mídia na rede social e lançar panfletos na cidade. Obteve 176 votos, mas tinha expectativa de no mínimo 350.

Share

Leave a Reply