DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

RESUMO POLÍTICO DA SEMANA

E CARNAVAL?

carnaval de BezerrosTodos os bezerrenses sentem que o carnaval de Bezerros já teve o seu auge de público,  em 2008, último ano do governo Marcone Borba. De lá para cá, o evento tem sido até realizado com muito sucesso, tendo inclusive uma maior exposição da mídia, que nos trata como 3º maior Polo de animação no Estado, mas nunca mais superamos aquela marca. Alguns fatores contribuem para a diminuição de público e um deles chama-se “Lei Seca”, que inibiu muitos motoristas a virem a Bezerros pelas rodovias. Em contrapartida, se

458481fa466ce101b2914cb33f9ac58aaumentou o número de vans e ônibus fretados, mas não o suficiente para superamos aquela marca visivelmente comprovada em registros de imagens.  Outro fator deve-se ao fato de que há uma fadiga de material em nosso carnaval e isso também observamos até no Galo da Madruga, em Recife, sendo este realizado dentro de um grande conglomerado urbano, com todos os modais de mobilidade a disposição do folião. O nosso principal produto, que é aquele papangu sátiro, palhaço e exuberante anda desaparecido. Talvez se não fosse esse ‘tal tradicional concurso’  eles poderiam ter sido ‘dizimados’ de vez. E isso é uma questão de comportamento da sociedade que muda com passar dos anos. Antes era engraçado sermos papangus, hoje o engraçado é vermos os turistas, a cidade cheia e as atrações no palco. ‘Nós, papangus, perdemos a graça de sermos a estrela da festa.  O problema é que os turistas vem para apreciarmos’. Resta só mesmo ao poder público promover uma política para garantir esses personagens nas ruas. Acreditamos que a pasta da Educação/Cultura teria esse poder de mobilização, já que conta com uma rede de milhares de alunos .

Outro fator bastante lembrado deve-se a mesma estrutura de mais de uma década, com pequenas mas expressivas  alterações – como a retirada de arquibancadas e montagem de um novo polo. É preciso continuar ousando nesse sentido. Já defendemos aqui que as melhores atrações deveriam estar na segunda e terça-feira de carnaval como forma de aumentar o público nesses dias momescos. No entanto, analisando a importância do domingo de carnaval para Bezerros em Pernambuco e diante desses temas levantados chegamos,  a conclusão que precisamos oferecer algo mais a esses turistas. Não há dia melhor para distribuir em nossos palcos ícones da nossa cultura pernambucana, como Alceu Valença, Almir Rouche, André Rio, Nonô Germano, Gustavo Travassos, Carlos Nóbrega, entre outros. Nos outros dias, a exigência do público passa a ser outra e a festa do dia 1º de janeiro acabou de nos dar essa lição.

2015- O ANO ‘D’

A sucessão municipal só acontece no próximo ano, mas algumas lideranças de Bezerros,principalmente aquelas (e são muitas) que visam disputar a prefeitura municipal, avaliam que o ano que se inicia será crucial para se firmar no meio político. É preciso deixar uma marca de um projeto bem sucedido, seja no campo público ou privado, pois isso é uma marca importante para quem desejar pleitear o cargo. Serve também como uma espécie de apresentação à população de um currículo pessoal, que, inevitavelmente, será posto em xeque.

EM CASA

altAkHOjY5G0EeBOwmK7kThfm29cm3kdRflP-XJEIsrsAIRO líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual  Waldemar Borges (PSB), esteve neste sábado (3), à noite, em Serra Negra, onde possui uma residência. Borges convidou amigos para conhecer a beleza natural da região, bem como a nova estrada de acesso ao distrito. Quem esteve também por lá foi o secretário de Infraestrutura Josevânio Miranda e Siqueira Jr, presidente da licitação da Saúde. O secretário aproveitou a ocasião para marcar contatos com os primeiros secretários estaduais. Neste domingo (4), aliás, o deputado viajou para Afogados da Ingazeira e irá a Palmares nesta segunda-feira (5). Na agenda, os primeiros compromissos oficiais do governador recém-empossado, Paulo Câmara (PSB).

SAI AGORA?

O governador recém-empossado Paulo Câmara (PSB) fez a primeira reunião do seu governo para tratar do Pacto Pela Vida, que andou vendo seus índices aumentados no quesito assassinatos. A meta é aumentar o efetivo em locais onde os números foram expressivos, como Jaboatão e cidades da zona da mata e agreste. Bezerros, com certeza,   está nesta lista e o prefeito Branquinho já esclareceu que falta a contrapartida do estado no que foi prometido. O município, que instituiu o seu próprio programa, recuperou postos polícias de Encruzilhada e Sapucarana, mas o aumento do efetivo não aconteceu.

CURTAS

>>>Se confirmado Almir Rouche para o baile Municipal, marcado para o dia 31/01, teremos tudo para agradar o público. É frevo, é frevo e é frevo. É só seguir ‘o tino’ do povo e tudo sairá bem! Temos público para todos os gostos.

>>>Excelente a reportagem da Globo NE sobre a Serra Negra. Bezerros, aliás, precisa vender mais o seu peixe lá fora. A terra da xilogravura, dos bolos e doces, dos Papangus, da vaquejada e da Serra Negra não daria trabalho algum para se criar tais peças midiáticas.

>>>Como forma de resgatar as  festas de final de ano, nomes da velha MPB esquecidos pela mídia nacional poderiam nos dar essa força. Por incrível que pareça temos público para isso, sim. Os que curtem essa ‘moda’ da muriçoca aguarda o 1º de janeiro.

>>>O prefeito Branquinho criticou, na última entrevista do ano, o fato de que as notícias sobre crimes evitados em Bezerros não façam referência ao trabalho desenvolvido pelo centro de monitoramento. O problema é que falta autorização (não se sabe se da polícia ou da própria prefeitura) para que a equipe repasse a imprensa local os flagrantes registrados.

Share

Leave a Reply