Dos Bastidores da Política de Bezerros

APROXIMAÇÃO, SIM

Bezerros passou a ser administrado por um partido de oposição ao governo do estado, mas isso, em regra, não deve se tornar um complicador quando o assunto é projeto estadual no município. A gestão Lucielle (DEM) precisa buscar estreitar os laços administrativos com a gestão Paulo Câmara (PSB) e vice-versa. A redação “lembra” que não “esquece” da pauta do teleférico da Serra Negra, do Janelas para o Rio e da independência da Cia de Polícia. No caso do teleférico, o governo municipal poderá também acionar o Ministro do Turismo, Gilson Neto, que é da região e conhece a nossa realidade. A opinião pública saberá julgar se houver qualquer tipo de dificuldade.

Avante, Bezerros!

EXPECTATIVAS

Durante encontro com a imprensa ainda no final ano passado, a então prefeita eleita Lucielle Laurentino (DEM) prometeu voltar a reunir os veículos até o final deste mês para repassar o real quadro que encontrou da gestão do ex-prefeito Breno Borba (PSB). O encontro ainda não foi marcado, mas se tem a expectativa porque estamos na reta final do mês de janeiro.

SINAIS

O novo governo municipal já deu sinais de algumas situações complicadas que nada ajuda nesse início de gestão. Só a folha em aberto de dezembro chegou a 5 milhões. Os aposentados já foram pagos e os efetivos receberão de forma parcelada, com excessão dos servidores da assistência básica (saúde). Mas o que a prefeita revelará sobre a real herança da gestão Breno Borba? Fala-se nos bastidores que até uma moderna cadeira de rodas, no valor de 7 mil reais, foi comprada pela SAÚDE para o uso particular. Restos a pagar ainda é outro ponto a ser revelado, além de como se deu continuidade nos contratos de serviços, a exemplo do lixo que era levado para Caruaru. Há muitos questionamentos em aberto.

AÇÕES BÁSICAS

A Secretaria de Infraestrutura do atual governo vem se esforçando para mostrar serviços de ZELADORIAS. Chama a atenção a limpeza e capinação nas vias urbanas da BR-232 e o mutirão realizado no residencial Bezerros. No caso da limpeza na BR, geralmente o trabalho é realizado pelo DER. Não há informações se o governo municipal solicitou ao órgão estadual o serviço. Gravatá, que tem gestão aliada do governador Paulo Câmara (PSB), teve o serviço realizado pelo órgão. A pasta da Infraestrutura, aliás, precisa puxar pra si a responsabilidade pela iluminação pública.

NO TRANCO

É isso mesmo, o novo governo vai continuar tentando para buscar o novo jeito de gestão que a prefeita imaginou para o município. A equipe montada tem perfil técnico e, portanto, vai penar um pouco para fazer a máquina funcionar até que se possa entregar os primeiros resultados a população. Nada, portanto, será fácil nesses primeiros meses, mas as atitudes já tomadas no setor financeiro dão um norte de que isso será possível. A prefeita já teria aliviado a folha de pagamento, que estava acima de 65% na gestão Breno.

CURTAS

A transferência de pacientes na UPA Bezerros para outras unidades de saúde no Estado é o que provoca o fechamento do plantão médico. Invés de dois plantonistas, não seria o caso da contratação de mais um médico?

O governo Lucielle precisa voltar a conversar com a Celpe para resolver definitivamente a questão da iluminação da BR 232. O acordo firmado pela gestão Breno Borba não é justa para o município, que já ganhou a causa na justiça.

A Câmara de Vereadores retorna com as reuniões ordinárias no primeiro dia útil do mês de fevereiro. Há uma expectativa para saber quem dos novos eleitos se destacará na tribuna da Câmara.

Qualquer análise da gestão Lucielle é considerada prematura pelo pouco tempo de gestão ( ou quase nenhum) percorrido. Há muitas nuances que devem ser consideradas e só com o passar do tempo se terá um melhor quadro político-administrativo.

Perguntar não ofende: A prefeita Lucielle terá interesse em clarear o verdadeiro fardo herdado pela gestão anterior?

Share