Dos Bastidores da Política de Bezerros

A VACINA CHEGOU!

Bezerros já mandou buscar as doses de vacina contra a Covid-19 na Geres (Gerência Regional de Saúde) em Caruaru. Ainda não se sabe quantas doses o município terá direito, mas será algo para imunizar cerca de 30% dos profissionais da linha de frente no combate à pandemia. Só a vacina garantirá que a população retome aos poucos a sua rotina normal e isso demandará tempo. Não dá para negligenciar a vida do outro só porque você se acha invencível pelo vírus. Alguém próximo a você poderá ser a vítima da vez. É preciso empatia, porque cada vida importa!

VIA TRADICIONAL ?

Politicamente falando, Marcone Borba, pai do ex-prefeito Breno Borba (PSB), procurou traçar o caminho correto para reeleger o filho. So que a grande estrutura acabou sendo atropelada pelo cansaço popular, que ansiava por uma nova forma de gestão – a que entrega resultados efetivamente. É difícil imaginar que deu errado, mas se atentarmos para o desejo coletivo encontraremos na subjetividade das pessoas o estopim que contrariou o script do sistema político. Aconteceu de fato um movimento da baixo pra cima.

FADIGA PELO TRADICIONAL

Se a gente for enumerar possíveis equívocos nos primeiros dias de gestão da prefeita Lucielle (DEM) poderemos elencar vários pontos crítico nos enveredando pelo enredo tradicional de que o governo não se consolida politicamente. Acontece que o governo que hora se instala não chegou pelas vias tradicionais (que lotea cargos em nome de um projeto de reeleição), rompeu barreiras e venceu o que chamamos de sistema. Analisá-lo sem o risco de sermos trapaciados pelos fatos, exige cautela. Se ao final da gestão o governo contemplar a desafiadora opinião pública, o tradicional sistema político de Bezerros passará mais quatro anos de férias.

OPINIÃO PÚBLICA

Levar a percepção de um governo de excelência em Bezerros é mais que desafiador. Acontece que o município é tão carente de serviços básicos que isso, de certa forma, será um facilitador. No primeiro momento, os anseios dos bezerrenses a serem contemplados são por iluminação decente, por uma limpeza urbana eficiente, por uma assistência à saúde presente, em fim, pelo básico bem feito! Em seguida é perseguir os projetos estruturadores. É só querer???

CURTAS

A vitória de Lucielle obriga um redesenho de uma oposição mais qualificada. Errará feio se insistir no nome do ex-prefeito Breno.

Na coluna passada destacamos as inquietações políticas no núcleo da própria prefeita, mas o seu projeto político foi pela proposta da entrega de resultados e não da contemplação política.

Se formos fazer uma analogia das duas primeiras semanas da gestão, assemelhamos aquela história do “dig, dig e não pega”. Mas esse veículo pegará nem que seja no tranco!

Numa publicação em uma rede social a prefeita passou subjetivamente o real quadro demonstrando ciência da situação: “Fazer da certo, até da certo”.

O governo do ex-prefeito Breno amargou críticas por não repassar dados tão simples, mas importante da Covid-19 no município. A gestão Lucielle faz gol nesse segmento.

A pronta resposta deve ser melhor trabalhada pelo novo governo municipal. Uma reportagem da TV Jornal esteve evidenciando o abandono de uma creche em construção no município. O governo não respondeu a reportagem. Uma oportunidade dessa não seria desperdiçada por outros prefeitos recém empossados.

Share