Dos Bastidores da Política de Bezerros

ALÔ, GOVERNADOR!

Prefeito, pegue o telefone e dê um alô para o seu aliado, o governador Paulo Câmara. Informe a ele a sua preocupação com os números da Covid-19 no município. Talvez ele não saiba, porque o Boletim Epidemiológico do Estado não os revela. Fale pra ele que nós não temos leitos de UTI exclusivos e que já perdemos e vamos continuar perdendo vidas a espera deles. Também fale do nosso hospital de Campanha que tem salvado vidas, mas que a necessidade dos bezerrenses se mostra maior. Precisamos de mais ventiladores mecânicos porque a demanda está aumentando e só ele poderá resguardar vidas a espera dos leitos na rede estadual. Em tempo, agilize a dispensa de licitação e busque os equipamentos para reforçar a Sala Vermelha, como o senhor mesmo mencionou. Ponha na mesa de avaliação de crise alternativas para melhorar o índice de isolamento social no município. Os nossos números, prefeito, são inquietantes. Lidere essa frente!

AINDA É TEMPO 2

Iniciamos a coluna da semana passada alertando a Prefeitura de Bezerros quanto a necessidade de mais ventiladores mecânicos para o hospital de Campanha. No decorrer da semana uma publicação oficial do governo municipal mostrou que o município fez uma dispensa de licitação para adquirir (sem mencionar quantidade) aparelhos objetivando reforçar a sala vermelha do hospital de Campanha. É lá onde pacientes estão morrendo a espera de um leito de UTI cada vez mais difícil na rede estadual. Em dez dias de funcionamento do hospital, quatro pessoas já morreram na unidade de saúde. Equipamentos de ventiladores mecânicos permitem que mais pacientes graves da doenca tenham uma chance de continuar lutando pela vida. Esse é o propósito!

700 MIL

As verbas para obras no bairro da Irmã Júlia foram remanejadas pelo deputado federal Thulio Gadelha para a combate a Covid-19 no município. Quem também alocou recursos na ordem de 300 mil reais para o combate à pandemia no município foi o deputado federal Renildo Calheiros. Portanto, setecentos mil reais é um valor significativo que pode ser utilizado para a compra urgente de equipamentos que salvam vidas no hospital de Campanha.

DESNECESSÁRIA

O Ministério Público tem recomendado aos municípios a preparação de túmulos em cemitérios por conta da pandemia. Em Bezerros, a ação ganhou proporção inimaginável com direito a live em canais de comunicação. O município partiu para ampliar o cemitério provocando forte reação popular. Mesmo havendo a necessidade e estando no planejamento do município, como diz o governo municipal, as obras de ampliação nesse momento tão conturbado soa deproposital. Uma bola fora ou um marketing às avessas?

IPREBE

A promessa do prefeito Breno Borba em destinar para o Instituto de Previdência de Bezerros (IPREBE) os valores da sessão onerosa do pré e sal ( um milhão e setecentos mil) parece não ter se concretizado. O Conselho Fiscal ainda aguarda um recibo da operação. O Instituto de Previdência de Bezerros deveria ter em caixa 40 milhões de reais.

CURTA

A volta das reuniões legislativas foi um alento no sentido de ampliar o debate para o enfrentamento da Covid-19 no município. A Câmara de Vereadores deve reforçar o apoio político junto ao executivo na busca de caminhos.

Iniciou esta segunda (11) o programa A Hora do Povo através do canal Oia Bezerros apresentar pelo comunicador Antônio Monteiro. O programa será de segunda a sexta a partir das 11h.

Eduardo Lima, do Renova BR , desafiou os vereadores a formarem comissão para acompanhar a correta aplicação dos recursos para o combate à pandemia da Covid-19 em Bezerros.

O comitê de Combate à Convid-19 no município precisa responder em sua totalidade às informações que a imprensa solicita. A população precisa saber o que se passa nos bastidores do combate à COVID-19.

O Índice de letalidade (17%) em Bezerros é alto e só denuncia as subnotificacões. Se as projeções estiverem corretas mais de quinhentas pessoas na terrinha já foram contaminadas com o novo coronavírus.

O município silenciou sobre a possibilidade de oportunizar auxílio emergencial aos funcionários de contratos suspensos, que NÃO puderam receber o auxílio emergencial do Governo Federal.

“Nós hoje estamos com uma taxa de letalidade que assusta, gira entorno de 17% ( taxa de letalidade, que calcula número de mortes entre pacientes infectados). Bezerros fica acima de país (6%) e do pior estado (9%, PE entre os piores)”, alerta Lucile Larentino, pré candidata a prefeita pelo DEM.

Share