DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

CGU EM BEZERROS

A Controladoria Geral da União (CGU) fez um relatório minucioso de como o município de Bezerros vem tratado os recursos federais da Educação nos últimos anos. A fiscalização apontou diversas irregularidades.

Ver relatório aqui

Os anos fiscalizados foram 2016, 2017 e 2018. A mesma equipe de licitação segue na gestão Breno Borba.

E A PROGRAMAÇÃO ?

Polos de animação no Estado, os municípios de Pesqueira e Buíque já divulgaram a programação do carnaval desde o início da última semana. Já Bezerros, considerado o 3° Polo de Pernambuco, ainda mantém a expectativa dos foliões. É uma crítica antiga sobre a grade de programação da festa. Sem ela, muitos foliões não podem agendar melhor o carnaval. Se queremos uma segunda e uma terça-feira de carnaval mais concorridas o primeiro passo a acertar é antecipar a programação. Lembrando que o domingo o carnaval gera independente de atrações.

COMUNIDADE

Os moradores de Sapucarana se mobilizaram mais uma vez para fazer da festa de São Sebastião em um grande momento regional. As principais atrações da festa, que acontece no próximo final de semana, conta com patrocínio dos próprios moradores. Sapucarana é uma das comunidades mais politizadas de Bezerros. É graça ao poder de mobilização de sua população que o governo do Estado está tocando a passos lentos as obra da PE 119, fadada a virar promessa eleitoral.

O VALOR

Não se sabe ao certo, mas se o cachê pago ao cantor André Rio ( 45 mil reais) para uma apresentação no 18° Baile Municipal de Bezerros, ocorrido no último sábado (8), tiver incluído as participações de Marron Brasileiro e o Maestro Spok até que fica dentro do razoável. A questão é que essa informacão não consta na publicação oficial. André Rio tocou no carnaval de Bezerros por 20 mil reais.

CUNHO SOCIAL?

Clique para assistir

É preciso levantar o questionamento sobre o sentido social que o Baile Municipal de Bezerros deve ter. Está mais que provado que há um investimento pesado de recursos públicos numa festa onde a maioria dos munícipes não tem acesso. É um Baile para poucos, boa parte da elite e da classe política, porque há uma cobrança de ingressos. Ou seja, se não houver restituição aos cofres públicos dos valores investidos e o lucro da festa não for revertido para alguma ação social o evento passa a ser um caso para o Ministério Público. Sempre falamos aqui na coluna que esse era o sentido da festa quando foi lançada pelo ex-prefeito Samuel Domingos, em 2002. A prévia mais uma vez foi realizada com sucesso. Mas isso não deve esconder o real interesse público que ela deve representar.

AO CUSTO 1,2 MILHÃO

Licitação mostra os valores para que o lixo seja levado ao aterro sanitário de Caruaru

Não há dúvida que fechar o lixão de Bezerros é algo aprovado por 100% dos bezerrenses. O que o município não pode fazer é um processo atropelado como se deu. Antes de deixar de jogar o ‘lixo no lixo’ seria necessário resolver a vida dos mais de 70 catadores de recicláveis, que tem renda no trabalho realizado na área. Anteciparia a medida a organização dos trabalhadores numa cooperativa para que o lixo pudesse ser selecionado. Só o que sobrasse se destinaria ao aterro, um trabalho que até representaria receita porque se levaria menos lixo ao aterro privado.

NÃO FECHOU!

As imagens dos trabalhadores do lixão não deixam dúvidas quanto ainda da utilização da área para o despejo de vísceras, animais mortos e metralhas. O protesto dos trabalhafores é justo, porque se tiraram deles o lixo que pode ser reciclado, porque então jogam no local o que não presta. O secretário se governo Marcone Andrade negou que o município tenha conhecimento do fato.

CURTAS

O ex-vereador Neguinho de Israel era um dos foliões mais animados no Baile Municipal de Bezerros.

O número de foliões no Baile Municipal foi razoável o que deixou as pessoas mais a vontade na festa. Multidão não é sinônimo de festa boa.

Manoel Melo, o matuto da Serra Negra como se intitula, está animado para mais Coadjutor Folia. Manoel deu visibilidade ao desconhecido sítio.

Como se observa no relatório da CGU, Bezerros gasta mal seus recursos públicos. O setor de compras e contratação de serviços deveria ser sagrado em qualquer município.

A atitude dos trabalhadores do lixão em recusar cestas básicas da prefeitura foi um grade fato que fez imprensa e população repensar sobre a dignidade que o trabalho representa na vida dos catadores.

Se Sairé, Gravatá e Bonito instituíram com maestria os seus aterros sanitários, porque Bezerros precisa comprar esse serviço do município de Caruaru?

O presidente da Câmara, Gabeira, deseja que o concurso público a ser realizado na casa tenha total lisura tal qual se deu no município de Gravatá. Promete formar uma comissão para acompanhar o processo.

Share