Dos Bastidores da Política de Bezerros

OPOSIÇÕES E A FOTO

Uma imagem repercutiu bastante no início da última semana ao mostrar nomes com potenciais para ser o candidato a prefeito pelas oposições. Um teste e tanto colocado na mesa do debate em nome do “desprendimento”, que exige, na prática, que todos ali estejam dispostos a apoiar o nome de maior viabilidade eleitoral para enfrentar o candidato a reeleição Breno Borba. Em se tratando de disputa política o desenho não é tão fácil como se rabisca, pois se o script nao for fiel ao que se propõe, o projeto não caminhará e a unidade ficará só na intenção. As oposições se encontraram, mas só a caminhada daqui para frente dirá se o projeto terá consistência ou não.

OS NOMES

Gabeira e Marco Pontes são nomes que já foram testados eleitoralmente no município, portanto, seriam hoje as apostas mais prováveis. O padre Bianchi já foi candidato a prefeito em Santa Cruz do Capibaribe e, embora cogitado, talvez não esteja tão disposto a deixar o ministério para se enveredar novamente para a disputa política. Já o popular médico Rafael Cunha demonstrou pela primeira vez interesse pelo processo político do município e a sua presença é um sinal de que tenha deixado de atender no município por outras razões que não por vontade própria.

CRISE

O governo Breno Borba fez bem em demitir o secretário “desconhecido” nomeado desde julho para cuidar da festa de aniversário de Bezerros em 2020. Deixar esse tema permeiar o noticiário no próximo ano seria oferecer ainda mais munição para as oposições, que vem assistindo as “caneladas” que o governo tem recebido por conta dos próprios equívocos. Não que o fato exótico deixe de provocar danos a imagem do prefeito, mas seria gritante insistir com a nomeação diante da opinião pública que não aceitou a justificativa do prefeito em nomear como secretário alguém que não dê expediente no município.

GESTÃO

Após seis meses do governo Breno, a folha de pessoal da prefeitura de Bezerros avançou indo de 62% para 64,23%. O percentual mostra que o governo demitiu funcionários, mas também contratou e isso vai de encontro ao discurso do prefeito Breno Borba, que colocava o enxugamento da folha de pessoal como uma de suas metas. A leitura que se faz é que o governo Breno está focado na reeleição no próximo ano. O problema é que a folha inchada tem tido reflexo negativo na gestão, porque não há espaço para investir em outras áreas. Os salários atrasados da Educação é um efeito negativo dessa prioridade eleitoral.


FORA DA SALA

Ninguém entendeu o porquê da Sala do Empreendedor Bezerros não ter ficado com o Projeto IDEIA do Governo do Estado, que será ministrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Já que o objetivo do projeto IDEIA é capacitar o empreendedor individual, como já aconteceu antes na Gestão Branquinho, qual o motivo do Projeto IDEIA de 2019 ter ido parar na Secretaria de Desenvolvimento social se o foco é o empreendedor? O sentimento que fica no ar é o desprestígio que o departamento, que tanto ajuda os pequenos negócio, está passando.

CURTAS

Estranho que só depois de perder o Janelas para o Rio a prefeitura de Bezerros resolve abri licitação para contratar empresa para cuidar do destino correto do lixo.

Contrariado pelo pouco caso com projetos do meio ambiente no município, o presidente da ASPLAMA de Bezerros, professor Audemario, pediu exoneração do cargo.

É grande a movimentação do ex-secretário de Turismo, Vando Dias, fazendo visistas na cidade e na Zona Rural consolidando sua candidatura para Câmara de Vereadores.

Outro que anda fazendo muitas visitas e usando bastante as redes sociais é o Diretor da Compesa da nossa cidade João Paulo.

Com a folha de pessoal cada vez mais inchada, fica quase impossível o prefeito Breno Borba promover concurso público no município.

A Câmara de Vereadores de Bezerros vai promover concurso público. O edital será publicado em breve.

Registrando》》》O jornalista Inaldo Sampaio faleceu na noite de ontem, vítima de um câncer contra o qual lutava há anos. Inaldo era colunista do Diário de Pernambuco e assessor de imprensa do TCE/PE.

Share