Dos Bastidores da Política de Bezerros

SAÚDE DOENTE

É muito nítido a situação crítica da Saúde em Bezerros o que só atesta a informação do CREMEPE, que apontou o município como o que menos investe no setor em todo o Estado. Pelo menos os repasses de verbas devem, a partir de agora, obedecer o percentual mínimo sob pena de que o Fundo de participação dos Municípios ( FPM) venha a ser mais uma vez bloqueado. As notícias negativas na SAÚDE continuram com mais demissões de profissionais na principal emergência da cidade, segundo informou esta semana o Portal Bezerros, e continuou com a possibilidade de fechamento de um posto de saúde na vila de Areias, que mobilizou a comunidade. Após a polêmica o município negou que tivesse a intenção de fazê-lo. A comunidade, no entanto, chama a atenção para que uma equipe independente de saúde seja direcionada para o postinho. Com isso ele passaria a ser reconhecido com Estratégia de Saúde da Família pelo Governo Federal. E a semana ainda seria fechada com um grande susto: um ônibus, que faz o transporte de pacientes em tratamento na capital, quebrou um dos eixos dianteiro em plena BR-232. Pacientes que necessitam do transporte tem reclamado e denunciado a situação dos veículos que fazem o TFD ( Tratamento Fora do Domicílio) já algum tempo.

O CUSTO

O custo de um servidor público de Bezerros saiu de 11% para 26% dos seus vencimento em dez anos. Esse é o repasse correspondente ao que a prefeitura paga ao IPREBE, Instituto de Previdência Municipal, para garantir a sua sustentabilidade. Segundo uma planilha do município, esses percentuais não vão estacionar e a projeção é que em 2030 chegue a 72%. A saúde financeira do município está comprometida e o que sobra para investimento é irrisório. Sem as verbas de emendas parlamentares e FEM do governo do Estado quase nada poderá ser feito no sentido de obras importantes.

CONSELHO E EXEMPLO

Já relatamos nessa coluna sobre o rigor para concorrer ao cargor de conselheiro tutelar. Após apresentar a documentação exigida, o possível candidato ainda passa por um curso e, em seguida, se submete a uma prova. Uma vez habilitado é que está apto a ser candidato. Sem dúvida que o mesmo sistema deveria servir de base para uma reforma eleitoral no país. É preciso que os representantes do povo tenham a mínima qualificação para representá-lo. Em Bezerros vinte e dois candidatos fizeram a prova para tentar se habilitar às eleições que serão realizadas em outubro.

RÁDIO

A rádio FM 104 deve ser mais contida ao abrir espaço para programa político totalmente governista. A emissora repete aos sábados o que fez nos finais dos anos 90 quando exaltava um grupo político em detrimento de outro. O fato ainda é mais constrangedor quando os participantes, em sua maioria, detentores de cargos de confiança na gestão, vem falar de imparcialidade na imprensa local. Uma emissora comunitária, único canal de rádio a serviço da população, precisa respeitar regras.

FACULDADES

É importante o interesse de faculdades privadas em oferecer cursos universitários em Bezerros. Mas também é importante que a Secretaria de Educação veja se elas estão habilitadas para oferecer tais cursos fora de suas sedes. Alunos de Bezerros ainda não esqueceram da frustração que foi a FADIRE no município. Os que ingressaram na justiça ainda não foram ressarcidos e a esperança é quase zero.

NO MDB?

O presidente da Câmara de Vereadores e pré candidato a prefeito, vereador Gabeira (PP), tem tido aproximação com o MDB dos senadores Jarbas e Fernando Bezerra. As movimentações sinalizam a possibilidade de que ele possa ir para a legenda. Segundo o PH Bezerros, o pré candidato busca formar um grupo de pessoas competitivo para às eleições municipais. Gabeira hoje enfrentaria o prefeito Breno, que vai a reeleição pelo PSB do governador Paulo Câmara e com a força da máquina.

CURTAS

Camocim de São Félix fez um grande evento que movimentou a cidade neste final de semana. Muita gente de Bezerros subiu a serra do Retiro para cutir as atrações.

O Papanguarte de Bezerros recorreu a uma rifa para angariar fundos para o custeio de uma viagem cultural representando a cultura de Bezerros em São Paulo. Por onde anda os empresários e a classe política do município?

As férias de julho atrasou um pouco o cronograma do Parlamento Jovem, que chegou a décima escola visitada. Restam ainda cinco escolas para a realização das plenárias. Bezerros conhecerá em agosto o seu Parlamento Jovem.

Os vereadores Guinho e Fia de Cajazeiras procuraram o prefeito Breno para evitar que o postinho da comunidade de Areias fosse fechado. A força política foi importante.

O deputado federal Fernando Rodolfo aparece como o segundo mais gastão da Câmara Federal. A soma consta de passagens aéreas e a contratação de vários assessores. O deputado mantém representação política até em Bezerros.

Share