DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

PIOR INVESTIMENTO EM PE

O baixo investimento em saúde no município de Bezerros foi denunciado bem antes do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco – CREMEPE. O assunto veio à tona quando os bezerrenses reagiram ao decreto de Calamidade Financeira assinado pelo prefeito Breno Borba por conta dos bloqueios do FPM ( Fundo de Participação dos Municípios). O município para corrigir o impasse teve que pedir autorização ao legislativo Municipal para realocar recursos devedores à Saúde. O CREMEPE agora só veio escancarar a vergonhosa posição de Bezerros frente a outros municípios do Estado como o município que menos investe em saúde pública. Na semana onde o tema ganhou amplo destaque, espanta o silêncio de canais de comunicação do município e até da região. O governo Breno também não emitiu nenhuma nota de esclarecimento sobre medidas que venham ser tomadas daqui para frente. O certo é que pelo menos o mínimo previsto por lei deve ser rigorosamente cumprido sob pena de que novos bloqueios de repasses de verbas federais aconteçam posteriormente.

NA PRÁTICA

O baixo investimento em saúde no município é facilmente sentido pelos usuários do SUS. Relatos de internautas atestam a falta de medicamentos, fitinhas de aferir a glicose e até de seringas para vacina. A UPA de Bezerros, que se arrasta com o tempo, é um exemplo claro da falta de prioridade para a saúde no município ao longo dos últimos anos. O pior é que quando inaugurada ela não representará aumento no atendimento a população. Sabe-se hoje que a atual equipe médica que atua na Unidade Mista passará a atender no novo prédio. Será apenas uma mudança para um local mais moderno. Ainda não há prazo.

O PMDB DE JARBAS

O pré candidato a prefeito Gabeira (PP) tem tido uma aproximação com o MDB dos senadores Jarbas Vasconcelos e Fernando Bezerra Coelho. No último sábado, na companhia de alguns vereadores, presitigiou a recondução do deputado federal Raul Henry ao comando do partido no Estado. Raul, aliás, esteve prestigiando uma confraternização junina promovida pelo Gabeira no município há quinze dias. Não há informação sobre uma futura filiação de Gabeira ao partido, que no município está sob o comando de Stenio Fonseca, mas fica claro uma movimentação do partido para apresentar em Bezerros uma chapa forte para a disputa de vereador.

PELA PONTE DE FERRO

O vereador Guinho encaminhou ofício ao senador Jarbas Vasconcelos pedindo a recuperaçao e pintura da ponte de ferro e também o conserto da linha, que teve o aterro levado pelas águas. A ação é importante porque a ponte deixou de servir de passarela encurtando caminhos para os que moram nos bairros São José, Santo Antônio, Gameleira, Asa Branca com o bairro do Cruzeiro e vice-versa. Além disso, seria uma revitalização de um importante patrimônio histórico.

CAMPESTRE

A prefeitura de Bezerros já entregou às famílias as chaves das casas do residencial Campestre. O residencial vem desde o governo Bete e estava parado. O governo municipal, ainda na gestão Branquinho, conseguiu destravá-lo. Dos residenciais do Minha Casa Minha Vida este é o que tem melhor estrutura de serviços. O desafio agora da gestão Breno Borba é destravar o residencial Pedro Lemos em Encruzilhada.

CURTAS

O prefeito Breno Borba deverá ir para a reeleição naturalmente pelo PSB. O partido também deverá apresentar uma chapa competitiva para vereador tendo como puxadores de votos Didiu e Romero.

A equipe do cantor Gustavo Lima se hospedou em Bezerros porque não havia vagas em hotéis de Gravatá, o que põe em xeque a ‘grande’ ocupação na rede hoteleira de Bezerros durante o nosso São João.

O governo municipal reagiu as críticas sobre a forte operação ao DETRAN durante as festas juninas da Serra Negra. O entendimento é que no próximo ano o esquema de segurança se repita.

Os vereadores Gabeira, Cláudio do Salgado, Eliel e Boi Gordo foram prestigiar os artesãos de Bezerros na Fenearte, que acontece no Centro de Convenções de Olinda.

O mato tem tomado muitas ruas e avenidas da cidade. O período chuvoso contribui para o crescimento do capim. Se nas vias pavimentadas a situação incomoda, imaginamos a aflição do moradores dos bairros da periferia.

Para se contrapor a denúncia do Cremepe, a prefeitura divulgou a rede social a lista dos médicos que atuam nas 15 unidades de saúde. Em um dos pontos visitados, o atendimentos só acontecia duas vezes na semana.

Share

Os comentários estão desativados.