DOS BASTIDORES DA POLITICA DE BEZERROS

EXCEPCIONALMENTE NESTA SEGUNDA-FEIRA POR CONTA DAS ELEIÇÕES

VITORIOSOS

Saíram maiores destas eleições os candidatos da terra Gabeira (PP) e Lucielle (DEM).

Os resultados para o Gabeira deram um sinal de que o legislativo municipal já não mais cabe os seus anseios políticos e que outro voo deve ser planejado nas próximas eleições. Gabeira fez uma campanha desprendida dos caciques políticos locais dando amplitude a sua projeção política no município. Sem dúvida que tem o seu nome colocado para compor uma majoritária em 2020, seja como candidato a prefeito ou até a vice-prefeito. A troca de candidato a federal, há 15 dias das eleições, atrapalhou muito a sua campanha que chegou tardiamente às ruas da cidade, mas o resultado obtido por Felipe Carreras (1211 votos) não deixa dúvida quanto a sua posição de importante liderança política.

A votação de Lucielle Laurentino em Bezerros foi também expressiva. Só ficou em terceiro lugar por conta da força política do grupo do prefeito Branquinho, que votou Waldemar Borges (PSB). Nas nossas sondagens, a bezerrense já despontava em segundo lugar com viéis de crescimento. A amplitude observada na sua votação deve-se ao fato de que ela praticamente entrou no cenário  político agora. O desconhecimento de seu nome junto ao eleitorado mostra o potencial que ela representa no cenário político local. A menina que saiu da Serra Negra e venceu na vida, através da educação, chega para marcar a história política de Bezerros. Os passos da Lucielle a partir de agora será a política e o campo para isso já foi demarcado com sucesso. Luciele foi a mais votada  entre os candidatos da terra no Estado.

BOA VOTAÇÃO

O grupo do prefeito Branquinho (PSB) deu uma demonstração de força ao direcionar para o candidato a estadual Waldemar Borges uma expressiva votação (3709 votos), mesmo diante de tantas candidaturas da terra.   Em 2014 Wal teve em Bezerros seis mil votos, mas naquele ano o campo estava livre. Portanto, a votação deste ano diante da conjuntura foi mais expressiva que em 2014. A votação obtida pelo governador reeleito Paulo Câmara foi reflexo disso. O percentual em Bezerros chegou a 53% dos votos válidos, o que supera os 50% no estado.

ANÁLISE NAS CURTINHAS

O ex-prefeito Marcone esteve ao vivo na rádio FM 104 falando dos resultados eleitorais de Bezerros. Marcone foi sensato nos comentários enaltecendo a democracia no país e parabenizou os candidatos da terra pela votação obtida. ele avalia que agora o município conta com vários deputados eleitos que podem ajudar muito o município.

Os apoios que Armando Monteiro (PTB) obteve em Bezerros para governador não surtiu praticamente nenhum efeito eleitoralmente. Os resultados mostram a ausência de campanha no município. A coluna alertou, inclusive!

A campanha do Gabeira para estadual não chegou na extensa zona rural de Bezerros. A distribuição de santinhos de campanha é muito pouco quando o assunto é conquistar cerca de 13 mil votos. É preciso uma estrutura arrojada para uma campanha como essa.

O candidato a estadual Neguinho de Israel (Avante), que obteve 10 mil votos para prefeito em 2016, acabou em 4º lugar para estadual no município. A votação para o seu deputado federal, Silvio Costa Filho, que também contou com o apoio da ex-prefeita Bete, somou apenas 996 votos.

Mikail Gorbachiov (PCdoB) terminou na oitava colocação, com 569 votos, para deputado estadual. O PCdoB estadual mais uma vez não deu o suporte que a campanha exigia em Bezerros. Mikail realizou muitas palestras e contou com o apoio do ex-vice-prefeito Carlinhos e do popular Bala, que desistiu de ser candidato a estadual. A votação que o federal do grupo, Renildo Calheiros, obteve em Bezerros foi de 316 votos.

O Bezerros Hoje acertou em grande parte os resultados eleitorais de Bezerros nestas eleições. Cravou o Gabeira como o mais votado na eleição de estadual e alertou quanto aos mais de 40% que não responderam a esse quesito, o que poderia vir alguma surpresa.

Os números também foram assertivos dentro da margem de erro para presidente da república. A ascensão de Ciro foi comprovada nos resultados reais e o sumiço de Marina também. Este ano, aliás, muitos números destoaram dos resultados das pesquisas pelo país a fora.

A votação do Vinícius Mendonça para federal em Bezerros não acompanhou a forte votação da Lucielle Laurentino. Isso prova que ela teve muito voto espontâneo, de opinião. Ele obteve apenas 280 votos.

Gabeira ganha forte projeção política  ao se aliar com o deputado reeleito Eriberto Medeiros (PP) e de ter dado uma boa votação ao seu federal Fellipe Carreras (PP). Tudo leva a crer na continuidade do Eriberto na presidência da Alepe em 2019. Já o Carreras pode retornar para a pasta do Turismo no Estado.

Bem votado nestas eleições, o deputado federal Kaio Maniçoba acabou não logrando exito na disputa a reeleição. Em Bezerros, Kaio quase chega a mil votos.

Destaque para o Tulio Gadelha que obteve em Bezerros 1.173 votos. Como ele já morou e estudou em Bezerros durante a infância  ser[a mais um nome que pode ajudar os projetos da cidade em Brasilia.

Share