DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

MEMÓRIA CURTA

A ‘massa’ está pouco se lixando pelo processo político e sempre faz juízo de valor baseada na atual situação em que vive. Infelizmente costuma desprezar fatos que contribuíram para a triste realidade. O impeachment da presidente Dilma, por exemplo, contou com o apoio popular e isso devido as medidas amargas que a presidente recém-eleita já colocava na caneta. Ela foi reeleita sustentando a narrativa que o país estava equilibrado, uma verdadeira manobra de markenting  taxada de estelionato eleitoral. Uma vez enganada, a população se rebelou contra a presidenta que não tinha sequer o mínimo de apoio político no congresso que pudesse barrar aquele processo (sem apoio popular e político não se espera coisa boa). Na época, o seu criador, o presidente Lula, até tentou usar do seu ‘cacife’ para virar o jogo, mas também amargava descrédito na classe política e no meio popular justamente por ser o mentor da criação. Eis que surge Michel Temer, parceiro de chapa da petista nas duas vezes que foi candidata, e assume a presidência prometendo ser o mandatário que ficaria na história pelas reformas que implementara. Até agora só colheu dessabores junto a opinião pública e graças a isso que a popularidade do ex-presidente Lula se restabeleceu. Por fazer uma comparação simplista dos dois governos se acende na mente da massa a bonança que era o governo Lula (Veja que ninguém fala na gestão Dilma), desprezando o importante fato de que foi ele (em seus governos) que permitiu a implementação do o maior escândalo de corrupção levando o país para essa derrocada desenfreada na economia e também na política. Como explicar então essa sua popularidade que venceria o pleito se pudesse ser candidato a presidente mesmo condenado? Isso acontece muito nas eleições municipais, inclusive na região. Por vezes a população se rebela contra um ‘péssimo’ gestor e elege um adversário, que de tão ‘ruim’ à frente de uma prefeitura acaba recuperando o ‘prestígio’ daquele que foi praticamente deposto em eleição passada.  Por isso que há um sábio ditado quando se diz que o “brasileiro tem memória curta.”

EM MOVIMENTO

Gabeira e o seu federal Eriberto Medeiros prestigiando evento na zona rural de Riacho das Almas

O vereador Gabeira, pré candidato a deputado estadual, anunciou apoio a Eriberto Medeiros (PTC) para deputado federal. Eriberto é atual deputado estadual e esposo da prefeita de Cumaru, Mariana. No final de semana já estiveram visitantes bases no município vizinho de Riacho das Almas, onde prestigiaram  a festa de São José na comunidade do Sítio Chicão. O vereador que é do PP ainda não decidiu qual partido deve concorrer, o que deve ser definido até abril. Por enquanto, Gabeira vem mirando nas ações esportivas e culturais a exemplo da 6ª Clássica Fernando Greco de ciclismo que foi realizada com sucesso neste domingo na cidade de Bezerros.

Durante a manhã deste domingo (11), aconteceu a 6ª Clássica Fernando Greco de Ciclismo em Bezerros. Em um percurso total de 100 quilômetros, o evento reuniu adeptos do esporte de todo o Brasil e da Itália, que disputaram troféus e premiações em dinheiro em cinco categorias: Elite Masculina, Master A, Master B, Master C e Open. A iniciativa foi uma realização da Prefeitura de Bezerros e do vereador Hailton Carvalho (Gabeira).

POSIÇÕES

Repercutiu o fato de que o ex-vereador Marco Pontes tenha aparecido no palanque da oposição ao governo Paulo Câmara em Caruaru. O zumbido político deve-se ao fato de ele ser o atual Secretário de Saúde do governo Fernando Pergentino no município de Sairé, que é socialista. Os observadores desprezaram o fato que Marco voltou a militar politicamente em Bezerros e que já escolheu o seu lado, colocando o seu nome a disposição dos grupos políticos para ser candidato a prefeito em 2020.

ESPERANDO

Pessoas próximas ao advogado Paulo Alves aguardam ansiosamente por uma posição política sua. A mudança que se espera é em relação ao seu partido, o PSB. Ele chegou a ser lembrado para ser o candidato a prefeito em 2012, mas cedeu diante da decisão do prefeito em ir para a reeleição. Sabemos todos que na legenda há muitos ‘caciques’ com projetos políticos e que dificilmente seria apontado naturalmente numa candidatura de prefeito em 2020.  Por isso o mundo político ainda aguarda essa decisão para sentir se há de fato vontade política que o coloque entre os nomes cotados para a disputa à prefeitura.

SEM SUPLENTES NA MESA

Os vereadores de Bezerros apresentaram emenda ao regimento interno proibindo que suplentes de vereador uma vez assumindo não possa concorrer a cargos na mesa diretora da Câmara. Embora a lei tenha sido apresentada em janeiro, o vereador Nivaldo, que assumiu na última semana a vaga de Emanuel (atual secretário de Agricultura), disse acreditar ter sido uma lei dirigida a sua pessoa. Nivaldo é tido como um bom articulador e já foi presidente em outras oportunidades. Ele acabou também votando pela aprovação da proposta. Mesmo com a aprovação da nova regra isso não dá garantia de que ela seja cumprida. É bom lembrar que a Câmara de Bezerros já tinha instituído o fim da reeleição do presidente, mas a própria Câmara voltou atrás aprovando emenda  permitindo tal possibilidade.

PROMESSAS

O governador Paulo Câmara prometeu que tão logo passasse o carnaval as obras da estrada de Sapucarana começariam. Duvidar de uma afirmativa dessa em se tratando de um gestor estadual não é recomendável, mas quando lembramos que o mesmo esteve na comunidade, em 2016, assinando o que dera a entender se tratar de ordem de serviço, além de prometer em praça pública o nosso teleférico fica difícil em lhes dá mais crédito de palavra. O pior que o seu governo não fica só aí na promessa:  E a nossa Companhia de Polícia Independente?

CURTAS

O ex-vereador Neguinho de Israel trabalha nos bastidores a sua candidatura de deputado estadual. Ele já teria fechado apoio com um deputado federal. Neguinho participou do encontro das oposições ao governo Paulo Câmara em Caruaru.

Os concurseiros da região ficaram desapontados a suspensão de certames na região, a exemplo da cidade de São Joaquim do Monte. A empresa contratada tem histórico de problema em uma cidade e foi contratada pelas prefeituras de forma irregular, diz o TCE.

Sobre o meme que invadiu a internet na última semana, onde as pessoas recordavam de personagens e lugares, destacamos a história da Serra Negra FM (hoje Jovem Pan Caruaru) sucesso na FM no início da década 90.

Outro fato lembrado pelo meme  e que chocou a população na época (década 70)  se deu em pleno final de ano. Uma roda gigante apresentou problemas técnicos e duas cadeiras viraram derrubando pessoas que ficaram presas às ferragens.

Encruzilhada deverá ganhar uma nova emissora comunitária. O canal do ex-vereador Joaquim Cocundo, direcionado à comunidade de Varzinha, teria sido repassado para o Sandro Silva, atual diretor da FM 104 e chefe de licitação da prefeitura. A ideia era mudar a frequência do canal e instituir uma nova emissora na cidade, o que parece não ter sido possível. O diretor da nova emissora é o radialista Neguinho Dutra.

Share