DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

A ENTREVISTA

O cenário político para a sucessão municipal em 2020 já está se desenhando. Será uma eleição diferente dos dois últimos pleitos, pois terá candidatos competitivos. Isso já é um bom sinal para o debate político municipal porque veremos projetos distintos sendo levados ao julgamento do eleitorado. A surpresa agora é o retorno para o cenário político do ex-vereador e secretário de Bezerros, Marco Pontes, que, em entrevista a TV Imprensa, confirmou o que a coluna do último domingo já especulava. Desde 2008 que o seu nome não mais figurava nas disputas eleitorais de Bezerros. Naquele ano, Marco foi preterido na vice do ex-prefeito Marcone e resolveu não disputar a releição no legislativo, segundo ele, por não ter si preparado para a disputa de vereador, acabou indo para a coordenação de campanha do ex-prefeito, que perdeu a disputa para a ex-prefeita Bete Lima. Marco informou ter declinado do convite da ex-prefeita para ser seu Secretário de Saúde por não ter a apoiado no pleito, mas aceitou desafios para ser Secretário de Saúde dos municípios de Araçoiaba, Itamaracá e, atualmente, Sairé. Experiências que tem dado a ele uma grande referência no Estado quando o assunto é gestão de saúde.

DECIDIDO

Sempre discreto, a movimentação de Marco Pontes passou a ganhar os olhos dos que militam politicamente no município.  Na entrevista foi diplomático, respeitando os nomes que também surgem no cenário, mas enfatizou com todas as letras que terá o seu nome nessa discussão sobre as eleições de prefeito para 2020.

CENÁRIO

Gabeira, Breno, Marco, Paulo, Cáca, Neguinho, Domingos

Podemos dizer que 2020 já conta com nomes de referências que, inevitavelmente, farão parte dessas articulações, mas dificilmente estarão juntos em um só palanque. Só para citar por alto:

Breno Borba: É tido como nome natural à sucessão do prefeito Branquinho, que é do mesmo partido -PSB, e já foi cogitado a ser o candidato em 2016, mas a decisão do prefeito em ir novamente a reeleição adiou o projeto. 

Paulo Alves: Teve seu nome cogitado para ser o candidato a prefeito em 2016 tanto pela oposição quanto pelo governo. Em respeito ao partido (PSB) acatou a decisão do prefeito em ir novamente a reeleição. Uma fonte garante que haverá uma grande novidade política  em breve.

Gabeira: O vereador do PP antecipou o pleito de 2018 e se colocou como pré-candidato a deputado estadual pelo município. Teve o seu nome cogitado para ir para a disputa de prefeito em 2016, mas a ida do prefeito a reeleição o fez adiar o projeto.

Neguinho de Israel (PDT): Foi candidato a prefeito em 2016 e obteve 10 mil votos. O empresário passou a se dedicar a sua empresa e não há informações sobre alguma movimentação política visando 2018 ou 2020. O filho do empresário ítalo Wesley, que foi candidato a vereador, é quem mantém atualmente as articulações políticas.

Cáca  foi eleito presidente da Câmara numa articulação bastante  estratégica e já confidenciou não ter mais o desejo de ir novamente para a reeleição no legislativo. O nome do vereador é lembrado para um projeto majoritário dentro do PSD, partido pelo qual milita.

Domingos, sem partido, é genro do ex-prefeito Maru e deixou recentemente a Secretária de Administração da gestão Branquinho. Fontes alimentam a intenção que poderia ser ele o nome para alavancar o grupo da Mocó em 2020. 

Como se observa, a partir de agora, qualquer um dos nomes acima devem constar em levantamentos de sondagens ou pesquisas. Com os nomes na praça a população começa a esmiuçar a intenção de cada um dos prováveis postulantes o que levará a antecipação do debate e um melhor entendimento do perfil do próximo gestor.

KAIO É DA HABITAÇÃO

O deputado Federal Kaio Maniçoba assumiu a Secretaria de Recursos Habitação do Governo do Estado. O vice-prefeito, Breno Borba, prestigiou a posse que aconteceu esta semana em Recife. Quem assumiu a suplência na Câmara dos Deputados foi Luciano Bivar (PSL). Em entrevista a imprensa, o novo secretário informou que vai analisar os projetos travados na pasta e que já tem agenda no Ministério da Cidades para ver projeto na área. Kaio foi votado em Bezerros em 2014, quando obteve cerca de 300 votos. Ultimante tem feito contato com várias lideranças locais e deve arregimentar forças em busca de sua reeleição em 2018.

OPORTUNIDADES

De parabéns aos que fazem a Sala do Empreendedor de Bezerros por tantos cursos oferecidos no município. Segundo informações, mas de 400 pessoas já passaram pelos cursos ofertados, o que representa a necessidade para a qualificação profissional. Aliás, é muito importante que a juventude busque sempre uma qualificação antes de ir bater na porta de uma empresa ou até mesmo da Agência do Trabalho. O mercado está cada vez mais exigente e a qualificação profissional representa uma valiosa informação em seu currículo. O departamento, que tem a coordenação do Sec. de Governo, Josevânio Miranda, encerrou recentemente o curso de oratória e já iniciou os ursos de Corte e Costura e Queijos e Iogurtes. 

CURTAS

>>>O prefeito Branquinho se afastará por 30 dias da prefeitura a partir desta segunda-feira. O vice-prefeito Breno Borba assumi interinamente. O motivo da ausência do prefeito não foi divulgada.

>>>Passado o São João, ainda aguardamos o Estado exigir da Loquipe as devidas reparações na Estrada de Serra Negra. Há uma seguridade da obra por cinco anos, onde a empresa fica responsável para os devidos reparos.

>>>Aguardar para ver se acontece algumas mudanças no BB após a visita da comissão de vereadores a superintendência do banco. Sem dúvida que a iniciativa dos legisladores é de se aplaudir de pé.

>> O Bezerros Moto Fest deve movimentar Serra Negra mais uma vez. A realização fica por conta da Máxima Comunicação em parceria com a Prefeitura de Bezerros. Seria interessante que os organizadores vissem a questão da iluminação no Polo Cultural. Ano passado achamos um pouco deficiente.

>>>O prefeito de Sairé, Fernando Pergentino, tão logo soube das pretensões do seu secretário de saúde, Marco Pontes, na política de Bezerros, partiu para incentivar o amigo.

Share