DOS BASTIDORES DA POLITICA DE BEZERROS

A TRANSPOSIÇÃO

Clique para ver reportagem da TV Globo

Se a Compesa não tivesse negligenciado o abastecimento de Bezerros, a retomada do projeto Serinhaém teria se dado há um ano quando o manancial de Brejão ainda estava com sua capacidade hídrica preservada. Afinal, os sinais da forte seca já tinha atingido Jucazinho, construída para ser a ‘redenção’ do agreste. O próprio prefeito Branquinho (PSB) lembrou ao governador que essa pauta foi entregue em suas mãos cinco dias após  assumir o Palácio do Campo das Princesas e  culpou a Compesa que protelou o projeto por questões técnicas. A transposição, como ficou bem claro, é uma obra estratégica porque ela garantiria uma segurança hídrica evitando a parada total do sistema. Como ficará pronta só daqui alguns meses nos resta torcer para que as chuvas caiam na região ou que o Estado, pelo menos, nos ofereça uma logística mais arrojada para a distribuição d’ água através de chafarizes e caminhões pipas. Infelizmente também não podemos contar com o trem d’ água porque o nosso modal de transporte ferroviário já não existe mais.

FALTOU ATENÇÃO

Os deputados mais votados em Bezerros, Waldemar Borges e Danilo Cabral, soltaram notas em suas redes sociais sobre a obra da transposição. Os representantes de Bezerros acordaram tarde sobre o problema porque já estamos em colapso. Waldemar inclusive já veio a Bezerros e visitou in loco o ponto de capitação da água no Rio Serinhaém. O deputado tinha, portanto, conhecimento da boa causa que Bezerros almejava. Agora é torcer que a obra seja concluída mesmo se a chuva voltar a cair na região restabelecendo o manancial de Brejão.

CARNAVAL SENDO PLANEJADO

Segundo uma fonte, o prefeito Branquinho (PSB) teria achado prematuro qualquer menção sobre cancelamento do carnaval da cidade, o 3º maior Polo de Folia de Pernambuco, por conta do colapso no Sistema de Abastecimento d’ água. Há cerca de 40 dias da festa, o município continua com todo o planejamento para a folia. Artesãos reforçam a produção de mascarás e outros adereços. O maior lucro se dá justamente durante a folia de momo.

EMERGENCIAL: Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, as medidas emergenciais devem-se a disponibilização de carros pipa e a colocação de cisternas de 10 mil litros para que as pessoas possam se servir em pontos espalhados pela cidade. Também não se deve descartar a possibilidades de chuvas até la, comentou a fonte.

IMPRENSA – VISITA

O bezerroshoje.com conhece o manancial de Brejão e por isso já fez várias matérias sobre o sistema de abastecimento de Bezerros. Em 2003 denunciamos ligações clandestinas na adutora, acompanhamos protestos na BR dos moradores e também esclarecemos questões sobre o procedimento de tratamento das águas de Brejão e Jucazinho. ‘Todos’ reclamavam da salinidade presente e julgavam erroneamente que a água cristalina de Brejão era enviada para Gravatá quando na verdade havia uma mistura na Estacão de Tratamento.  Outra abordagem do site diz ao fato que com a paralisação do Sistema Jucazinho a mesma quantidade d’ água continuou sendo enviada para Gravatá.

Precisamos agora conhecer o Rio Serinhaém e convidamos o secretário de Governo Josevânio Miranda e demais representantes de blogs locais para nos acompanhar a breve visita que será agendada em breve.

MISTURANDO

Muitos colaboradores da gestão municipal devem se conter quando forem defender o governo sem o devido conhecimento ou autorização. Toda resposta deve partir da Assessoria de Comunicação, que existe justamente para isso. Um coordenador da Defesa Civil tem travado uma verdadeira guerra nas redes sociais com muitos internautas. A verborragia sobrou até para o bezerroshoje por ter tratado o caso do colapso no abastecimento como negligência da Compesa. E foi!!!

CURTAS

Muitas pessoas falam bobagens sobre o sistema de abastecimento d’água da cidade porque não o conhece. Muitos discursos nas redes sociais são vazios.

O prefeito Branquinho destacou o projeto Minha Casa Minha Vida, que teve a liberação das obras pelo Governo Federal. Segundo o prefeito, foi o único projeto liberado para a sua continuidade pelo governo. Cem trabalhadores foram convocados para a finalização dos trabalhos.

O prefeito Branquinho ‘bateu’ de frente com  o presidente da Compesa pelo projeto de transposição travado há dois anos e levou sua insatisfação não só aos deputados Danilo Cabral e Waldemar Borges, mas ao próprio governador.

O deputado Waldemar Borges teria perdido o apoio politico do prefeito de Sairé, Fernando Pergentino, por falta de atenção aquele município. Em Bezerros a história é que Waldemar se dedicou mais a Gravatá onde frequentemente passa os finais de semana.

Ninguém percebeu, mas a CDL Bezerros não realizou nenhuma promoção de final de ano para animar as vendas no comercio.  Em Gravatá a Associação Comercial garantiu a promoção anual com sorteios inclusive de veiculo.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Por que a Compesa não entrou numa operação padrão quando viu que o manancial de Brejão estava indo ao colapso?

Share

Leave a Reply