DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

AGREGA e NEUTRALIZA

BranquinhoQuem foi a convenção política da chapa Branquinho e Breno, ambos do PSB, pode sentir o clima de disputa interna que há na coligação. A unidade só foi possível porque o prefeito resolveu ir para a reeleição, repetindo o feito de 2012, quando saiu candidato juntando lideranças que não se bicavam. Naquele ano, já registrávamos o ‘sentimento’ dos vários grupos em um encontro realizado na casa do então pré candidato a prefeito durante o carnaval 2012. Durante o processo eleitoral, também cunhamos as palavras “agrega e neutraliza” ao nos referirmos a pessoa do prefeito. Mesmo se lograr êxito na reeleição, a sucessão de 2020 promete grandes turbulências em torno dos nomes que disputarão a indicação. O desafio é fazer com que essa correlação de forças continuem alinhada.

QUEM É CAUDA ELEITORAL?

Pelo menos as pessoas que estão no processo político diretamente já começaram a entender sobre ser ou não cauda eleitoral. A mensagem precisa ser direta e urgente para que o eleitorado também estejam cientes do jogo em curso que vai reeleger vereadores que estão queimados na opinião pública. Candidatos novos que estão nos partidos onde há vereadores concorrendo a reeleição estão sendo cúmplice direto da vitória dos mesmos, pois dificilmente as suas votação os superarão. O vereadores candidatos a reeleição estão melhores articulados e acabam levando as primeiras vagas que a coligação alcança. O eleitorado acaba se indignando com os resultados, mas, por isso, precisam não votar em candidatos novatos que estão a serviços deles.

LEGISLATIVO

DADOSSe a eleição para prefeito não empolgar em Bezerros a votação dos vereadores cai, diz a opinião de um observador político em contato com a redação. Segundo ele, a votação para vereador deve chegar a 27 mil votos, o que daria um quociente eleitoral de 1800, número mínimo de votos para que uma coligação ou partido eleja um vereador.  “Uma eleição disputada para prefeito garante uma maior participação do eleitorado e a inexistência do acirramento pode aquecer o grupo de eleitores que pretendem votar nulo ou branco. O observador político lembra das eleições de 2014 para deputado federal e estadual em Bezerros. Sem motivação eleitoral local, o votos nulos e brancos atingiram percentuais altíssimos.

RESTRIÇÃO

O PSOL Bezerros interpretou mal uma resolução nacional do partido e deve fazer aditamento de ata para retirar a sigla da majoritária que apoia Neguinho de Israel e Fernando Mariano, ambos do PDT. O problema de incompatibilidade deve-se a outra coligação proporcional que apoia Neguinho de Israel, onde consta partidos vetados pelo PSOL nacional. O PSOl Bezerros fez aliança na proporcional com PT, PCdoB e PTdoB. As demais siglas devem continuar na coligação majoritária que apoia Neguinho de Israel.

EQUIPE EM AÇÃO

13680683_1067356610000752_5715284528606715898_nA equipe do bezerroshoje.com também é requisitada para acompanhar os levantamentos internos em várias regiões de Pernambuco. As pesquisas assertivas em várias eleições credenciaram o veículo como referência na coleta de dados para a eleições. No último final de semana, trabalhos foram realizados na região de Surubim e esta semana outros levantamentos devem ser realizados no agreste. As pesquisas são para consumo interno das campanhas eleitorais e o custo é bem inferior ao cobrado pelo institutos. Contato: (81) 9-9613-6528.

SAI DO ISOLAMENTO

vanioO PP do vereador Gabeira, que estava isolado no processo de costura de alianças, passou a ser uma chapa até interessante, podendo, segundo os analistas, fazer dois eleitos. Há dois ex-secretários na pasta como pré candidatos, o Josevânio Miranda (obras), amigo pessoal do Gabeira, e Graça (ex-secretária de saúde). Nomes como Lindório, Índio, Edilson da Cohab, Tripinha Mototaxi, Abemir Machante, Fred Joy, Cosmo, Deda do Detergente, Mauricio Cd e Orlando do Cupim engrossam a chapa proporcional formada pelos partidos PP, PSDB, PSDC, PPL e PRP.

CURTAS

A professora Lucinda marcou a convenção da chapa Branquinho e Breno (PSB) no BNB. Fez uma pequena intervenção de quase uma hora. A vontade dela seria mesmo sair candidata a prefeita, mas estava no partido já comprometido com o projeto de reeleição do prefeito.

“É muito importante a participação da mulher na política pois devemos acabar com este preconceito que lugar da mulher e no fogão e cuidando só da casa. O lugar da mulher é em todo lugar, desde que ela seja competente”, de Silvânia França, pré candidata a vereadora pelo PSOL Bezerros em entrevista ao site.

Setores do PCdoB de Bezerros vai juntar forças na pré candidatura do jovem João Carlos. O partido já reuniu lideranças, inclusive o ex-vice-prefeito Carlinhos (PTB), que estará empenhado nesse sentido. O planos de campanha já foram traçados e agora é esperar o devido registro de candidatura para por o bloco na rua.

13321954_1023833251019755_6270077864347232565_n  “…Aprendi com um professor  que quando estamos decepcionados com os nossos representantes temos que nos tornar opção, porque a política é o único caminho para se buscar uma sociedade mais justa… ” “…para se fazer algo em prol da coletividade não precisa, necessariamente, ser um sujeito político partidário, e isso na minha vida se deu quando ousei fundar um jornal impresso”, do fundador do Bezerros Hoje, Flávio Melo, pré candidato a vereador pelo PSOL. (continuar lendo aqui).

A posse da Assessoria de Imprensa de Bezerros acontecerá no dia 13 na Câmara de Vereadores. O jornalista e advogado Edgar Lino, que está à frente do processo de formação, vai convidar representantes de todos os segmentos da mídia.

Share

Leave a Reply