DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

CABRAS SAFADOS

politicalhaO promotor eleitoral de Bezerros, Guilherme Vieira, que é mineiro, mandou um recado durante reunião com pré candidatos que não agradou a algumas figuras da nossa política já conhecidas pela forma com que conduzem as eleições de vereador. Para o promotor, são ‘cabras safados’ tanto quem compra quanto quem vende o voto. A ‘expressão’ nordestina foi usada propositadamente para deixar claro que vai ficar vigilante para que o processo das eleições seja equilibrado como deve ser.  O promotor deu uma aula de cidadania quando abordou a importância dos eleitores em escolher os seus candidatos pelas suas ideias e não pela força do marketing ou estrutura de campanha, que este ano sofre drásticas mudanças, segundo as resoluções do TSE. Imagens só serão permitidas em até 50cm² e aglomerados delas que deem o efeito chamado outdoor serão consideradas propaganda irregular. Os candidatos acostumados em fazer grande eventos precisam justificar o valor investido e como o teto de gastos para a campanha proporcional é de apenas de 18 mil reais, quem ostentar nas ruas já se denuncia que há caixa dois na sua campanha. O recado foi dado!

CAMPANHA DO DEDO DURO

dedo-duro-150x150Hoje a tecnologia está a serviço da democracia. Cada cidadão tem a seu favor as câmeras de seus celulares que podem flagrar abusos de poder econômico e denunciar o candidato malandrão. Mas esse processo será mesmo marcado pela vigilância entre os próprios candidatos. Há alguns meses colegas vereadores já fizeram denúncias na própria Câmara de vereadores que gerou um dos episódios mais vergonhosos da política local (ver vídeo). Isso mostra que ninguém está para brincadeira nesse processo, até porque os que andam corretos não querem ser trapaceados por concorrentes desleais.

RATIFICANDO

downloadA maioria da população fica a par do processo político de Bezerros porque não gostam de política. Já relatamos aqui na coluna que o eleitor quando vai votar no dia da eleição não decide muita coisa, pois o jogo já está sendo jogado por poucos que definiram praticamente tudo lá atrás. Essa tese foi defendida muito bem pelo nosso entrevistado do sábado, o conselheiro tutelar Adalbiran Silva: ” Esta indefinição  demonstra que o povo ainda não participa ativamente  do processo de escolha dos pré-candidatos. Entendo  que os  candidatos deveriam surgir do processo natural do meio do povo. Tal indefinição só existe porque os candidatos surgem do lugar errado: os gabinetes dos poderosos ou para saciar seu próprio interesse.  O povo é apenas convidado a participar da eleição e não do momento de escolha de seus  representantes. Penso que esta indefinição também faz parte do jogo político”.

PELO ESPORTE

8a35bd55-f493-447a-8c59-b7006b8b381bOs 50 anos do aniversário da Liga de Gravatá contou com as presença do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, o Sr. Evandro de Carvalho (centro) junto com o vice Presidente da Federação de futsal, Kleber Maranhão, e o Presidente da Liga de Bezerros José Carlos (Bicinha)

CURTAS

A professora Lucinda, que se colocou como pré candidata pelo PSB, levou problemas internos do partido para a reunião da Justiça Eleitoral. Foi preciso que o Juiz Eleitoral colocar-se o ponto nos ‘is’ para retomar ao debate que interessava a todos.

O PSB chamou sua executiva para decidir na próxima terça-feira quem será os nomes de prefeito e vice para as eleições deste ano. Faz isso para respeitar a vontade de professora Lucinda que quer porque quer  bater chapa, embora o terreno lá já esteja dominado pelo grupo do prefeito Branquinho e Breno.

Aliás, na reunião da próxima terça-feira, devem ser avalizados a ida do prefeito Branquinho a reeleição tendo como companheiro de chapa o vice-prefeito Breno Borba.

A professora Lucinda (PSB) poderia está bem colocada se estivesse  em um dos partidos de oposição. Mostrou durante reunião da Justiça Eleitoral que tem coragem de ir para o debate.

O PT, PCdoB e PSOL resolveram recuar do apoio a Lindório para trabalhar a unidade da oposição em Bezerros. Os partidos julgam ser importantes para a disputa proporcional que apenas um candidato majoritário represente a oposição.

A ideia dos partidos é que os pré candidatos Neguinho de Israel (PDT) e Dr. Lindório (PSDC) cheguem a um consenso para decidir quem vai para a cabeça de chapa. Caso isso nãos seja possível que se encontre um nome para unificar a todos.

Share

Leave a Reply