DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

RESUMO POLÍTICO DA SEMANA

SÓ SE HOUVER…

PAULO E BRENOA torcida na oposição e em parte do governo é que haja realmente um racha na base de apoio ao prefeito Branquinho para que aconteça de fato um pleito disputado em outubro. O cenário atual mostra total hegemonia por parte do grupo governista no tocante a reeleição do atual prefeito. Nesse cenário, embora com um desgaste natural, a tendência é de vitória. Isso se dá porque as oposições dificilmente se unirão em torno de apenas um nome competitivo. Nos bastidores da política a conversa é apena uma: “só haverá uma disputa acirrada no pleito se acontecer em Bezerros o que se passou no cenário de 2014 para a disputa do governo de Pernambuco”. Foi preciso a dissidência de Armando Monteiro da base política de Eduardo Campos, que apresentou Paulo Câmara como candidato a sucessão, para de fato acontecer uma disputa no estado.

CENÁRIOS

O vice-prefeito Breno Borba é colocado como candidato natural a prefeito, mas isso vai depender do prefeito Branquinho em ir ou não para a reeleição. Mesmo assim, há rumores que outro nome do PSB poderia substituir o prefeito na disputa, o que fatalmente provocaria tremores na base. E o nome é o do advogado Paulo Alves, que já disse não bater chapa no dia da convenção. O curioso é que, nas conversas políticas, tem passado confiança no entendimento em torno do seu nome tanto no PSB municipal quanto no estadual.  Como se vê é uma  equação que não fecha, porque há três nomes em potencial disputa, justamente os nomes cobiçados tanto pelos governistas quanto pela oposição. Breno tem a força indiscutível do seu pai, o ex-prefeito Marcone Borba; já o prefeito Branquinho conta com a sua força de articulação política, enquanto que o advogado Paulo Alves tem hoje trânsito livre, inclusive na oposição.

O LADO HUMANO

A preocupação com o próximo é uma constante na vida do André Damásio, o popular Andrezinho do Povo, da ADP Produções. As vezes sentimos um certo exagero na forma com que se divulga os apelos, mas observando sua história de simplicidade e de muita dificuldade entendemos o seu comportamento. André, que já sentiu as dificuldades da vida, faz ecoar o grito dos que precisam. E não faz isso visando política, mas por acreditar ser uma obrigação de todos a convivência em comunidade. A entrevista concedida ao bezerroshoje mostrou esse lado humano aguçado que o acompanha. Sem dúvida que a preocupação com a coletividade é um currículo ideal para quem deseja se enveredar para a vida pública. As entrevistas do bezerroshoje tem revelados potencialidades até então fora do debate da política da cidade.

ONG 10

12705434_10203989374092953_1131781096493048839_nO Ricardo da ONG dos animais tem feito um trabalho belíssimo junto a sua equipe. Diante das dificuldades, os resultados estão aparecendo. No final de semana, uma feira de adoção deu destino feliz para 32 animais bem cuidados pela entidade. Ricardo tem se dedicado voluntariamente ao trabalho e os bezerrenses tem procurado colaborar com a entidade com as doações de remédios e rações. O município precisa fazer a sua parte no tocante a disponibilização de veterinários para castrações. Isso controla o número de animais soltos nas ruas. O vereador Gabeira, inclusive, já solicitou o serviço ao município.

PERFIS

O facebook tem sido canal de divulgação de notícias em Bezerros com bastante eficiência. O Bezerros 24h já tem ganhando milhares de simpatizantes por divulgar informações policiais em cima da hora. O canal é assinado pelo bezerrense Renato, irmão gêmeo do Rinaldo, bastante conhecido na cidade. Também no tocante a rede social, o PH Bezerros, assinado pelo bezerrense Erickson Claudino, tem contribuído  bastante quando o assunto é política municipal.

CURTAS

O pré candidato a prefeito pelo PP, Josevânio Miranda, articulou apoio cultural do deputado federal Eduardo da Fonte para o programa especial de carnaval veiculado pela Bezerros FM. A repercussão foi tamanha que o pré candidato recebeu elogio por parte da assessoria do deputado.

E as conversas políticas rumo as eleições 2016 estão estão tão à vontade que encontros tem acontecido de forma até ‘natural’.

O ex-prefeito Marcone e o ex-vice-prefeito Carlinhos foram até vistos em um bate papo em um restaurante da cidade. Não se sabe se o encontro foi casual nem o teor das conversas.

daelO empresário Dael também contesta o comportamento da imprensa quando compara os governos Bete e Branquinho. As críticas, segundo ele, eram mais incisivas diante de problemas que ainda persistem.

Numa conversa com o advogado Paulo Alves, na qual fomos convidados a participar, o empresário Dael, esposo da ex-prefeita Bete, gostaria de ter ouvido dele uma posição independente sobre candidatura a prefeito. Mas Paulo condiciona isso justamente ao que defende desde a coletiva realizada ainda no ano passado: será na base do entendimento.

Dael, aliás, se disse distante do processo eleitoral, mas como se observa parece que não vai se esquivar totalmente do pleito. Está pronto para oferecer apoio.

O vereador Gabeira tem tido destaque em pesquisas internas para vereador. O destaque é tão expressivo que o coloca até nas possibilidades de ser um nome para compor uma majoritária.

Mesmo presidente do PSOL, o comunicador Máximo Neto não foi rifado das locuções oficiais do carnaval de Bezerros. Isso já mostra que o comportamento político em Bezerros tem avançado. Olha que o PSOL já tem um posicionamento de independência frente as eleições deste ano.

E o prefeito Branquinho resolveu sair de papangu na segunda-feira de carnaval. No roteiro da turma de mascarados, a casa da ex-prefeita, sua adversária nas eleições passadas. Houve uma recepção amigável, mas nada de assuntos políticos.

Share

Leave a Reply