DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

RESUMO POLÍTICO DA SEMANA

O CIDADE DAS COMPRAS

encruzilhadaO projeto Cidade das Compras estava certo para ser sediado no município de Riacho das Almas, em uma área localizada na BR-104, entre Caruaru e Toritama. Riacho comemorou o anunciado até que os planos dos empreendedores mudaram. Não há uma razão oficial sobre o que teria acontecido, mas dizem no meio político e empresarial que um desentendimento entre um dos investidores teria sido fator preponderante. Um blog de Riacho das Almas anunciava em primeira mão sobre a terrível frustração para os munícipes, mencionando, inclusive, Bezerros como destino do tão alardeado empreendimento. O prefeito Branquinho procurou não se posicionar enquanto o tema estava no campo da especulação, até que foi procurado pelos empresários. Estes, por sua vez, compraram terras na região de Encruzilhada e pediram do município parceria no sentido da liberação das documentações. O prefeito, então, se colocou como ‘despachante’  no sentido de correr atrás das licenças ambientais e outras documentações importantes. A imprensa de Bezerros esteve no anúncio oficial, realizado em Toritama na última sexta-feira (25), e pode constatar que os empreendedores Elias Tergilene e Jorge Quintino estão empenhados em tornar realidade o projeto do Cidade das Compras no município.

CONHECENDO O ELIAS

uai eliasO empresário Elias Tergilene, que fundou a Rede Uai Shoppings, encontrou uma forma de lucrar apostando na formalização de ambulantes. Voltada ao comércio popular, a empresa entra em regiões periféricas, formaliza os vendedores e resolve um problema que caberia às prefeituras: o comércio informal. A Uai foi fundada em Minas Gerais e, segundo a Associação Brasileira de Shopping Center (Abrasce), é o primeiro empreendimento com apelo realmente popular. Segundo Tergilene, os complexos em operação da Rede Uai são compostos por ex-vendedores ambulantes, popularmente conhecidos como camelôs. “A iniciativa de criar shoppings populares veio em Minas Gerais, a partir dos 4 mil ambulantes que ‘degradavam’ o centro de Belo Horizonte”, diz Tergilene, que além de presidente da Rede Uai é sócio do Grupo Domio, marca italiana especializada em móveis. O empresário conta que também já foi camelô. CONTINUE LENDO AQUI

VEM DAÍ

Em entrevista ao Diário de Pernambuco, na última semana, o prefeito Branquinho (PSB) fez a declaração mais enfática, até agora, sobre a sua não pretensão de concorrer a reeleição. Para o prefeito, os municípios estão inviabilizados, devido aos repasses cada vez menor por parte do governo federal. “Já dei minha cota de sacrifício. Ser prefeito agora é um desafio para gigantes e eu sou pequeno”,disse. Não é de hoje o que o prefeito Branquinho afirma que não vai a reeleição, mas a percepção de lideranças políticas que tratam com ele sobre o pleito de 2016 é bem diferente. O prefeito continua cuidando da base política como ninguém, o que é muito estranho em não sendo candidato. Vem daí a interpretação contrária ao que é afirmado.  A não ser que todo esse empenho seja pelo fato de querer fazer o sucessor.

ALERTANDO

Os deputados estadual Waldemar Borges e o federal Danilo Cabral dificilmente repetirão os apoios obtidos em Bezerros, caso continuem tendo apenas um interlocutor no município. Lideranças tem reclamado que os pleitos não tem chegado aos deputados e as cobranças por ações nas bases são constantes. O zunzum começou após o anúncio esta semana de uma emenda apresentada pelo deputado federal Tadeu Alencar (PSB), que deve disponibilizar recursos (na ordem de 500 mil reais) para a saúde do município. A semana também foi fechada com o anúncio no valor de 300 mil reais para ação no Turismo, através de emendas do deputado federal Kaio Maniçoba, que obteve em Bezerros cerca de 300 votos. “O vereador fez o seu trabalho de ‘casa’ convencendo o atual grupo político a apoiar os seus candidatos, mas se faz necessário uma maior abertura dos deputados para com as demais lideranças”, descreveu um importante político de Bezerros.

AINDA PARA DECIDIR

Júnior Carvalho, o entrevistado da semana, saiu com essa: “Nós temos um grupo formado e de qualidade, pessoas que tem o respeito e o gabarito para disputar qualquer cargo público, e unidos estamos aguardando qual a melhor sigla partidária a ser seguido, o que posso lhe assegurar é que, seja qual for o caminho, esse grupo seguirá  unido. E em relação há mim em 2016 vou discutir em 2016, hoje tenho alguns acordos e acordos devem ser honrados e cumpridos”.  Deu a entender claramente o incomodado provocado por interferência de nomes de peso que viriam a se filar no partido do PSL. Ninguém quer ser cauda eleitoral e com toda a razão.

FILIADOS

psol
Integrantes do PSOL Bezerros com o pré candidato a prefeito de Caruaru Jorge Quintino (PSOL).

O PSOL de pernambuco já validou as fichas de filiados de Bezerros. Alguns nomes apresentaram problemas devido a informações incompletas nas fichas enviadas, o que deve ser resolvido posteriormente. A comissão provisória do partido deverá ser oficializada no próximo ano. Segundo o presidente Máximo Neto, sua oficialização agora requeria um esforço de prestação de contas ainda este ano, com registro de CNPJ e toda a burocracia inerente. Como forma de simplificar os atos se achou por bem dá encaminhamento só a partir de janeiro de 2016. As filiações ainda continuam no partido, que deve abonar mais filiados. O objetivo é lançar uma chapa independente de vereador em Bezerros.

CURTAS

O presidente do PSOL de Bezerros, Máximo Neto, cobrou do prefeito Branquinho  uma ação que coíba as construções irregulares na Serra Negra. O prefeito admitiu a problemática informando que o plano Diretor do Município não contempla  à quela região e que não há uma lei nesse sentido. ‘Falta recursos para promover um levantamento no setor’, disse o prefeito.

Imaginava-se que com a pavimentação de estradas vicinais, como a de Serra Negra e PE-97, Bezerros teria mais tempo em recuperar outras vias rurais. Pelo menos não foi o caso de Sapucarana, já que a comunidade, através da associação, tem feito os reparos. Essa semana imagens foram divulgadas mostrando justamente o que estamos falando.

O vereador Cáca (PSD) provocou uma ‘boa inveja’ em alguns colegas por ser prestigiado pelo deputado federal Tadeu Alencar, que disponibilizou recursos para a saúde de Bezerros.  Se discutiu um aparelho de raio X ou um aparelho de ultrassom para a rede do SUS de Bezerros.

O ex-prefeito Marcone acredita que o grupo estará unido nas eleições municipais de 2016. “Serão mais de  doze partidos, onde cada um vai analisar uma coligação justa. O que podemos fazer é orientar”. O ex-prefeito informou que a decisão foi discutida numa reunião entre Nivaldo, Breno e Branquinho, mas que também há um entendimento para fortalecer o PSB.

Continuam as conversas políticas entre Josevânio Miranda, Kleber Maranhão e o advogado Paulo Alves. Esta semana encontramos o trio tarde da noite em um bate papo justamente sobre política. E o encontro não se resume ao trio, pois, na última semana, o ex-vereador Neguinho também teria tido um papo duradouro com o advogado Paulo Alves. Paulo Alves se mantém no páreo das probabilidades para prefeito, embora recorra a diplomacia política para sua viabilidade.

O ex-vereador Neguinho acha o fato mais eleitoreiro que real e contestou um dos empresários do Cidades das Compras  sobre a viabilidade do projeto. Neguinho tem dito nos quatro cantos do município que conhece o ramo empresarial e sabe como ninguém como viabilizar a industrialização do município.

O presidente da CDL Bezerros, o popular André Eletro, indagou do Elias Tergilene sobre a realidade do projeto Cidade das Compras em Bezerros. “É prego batido e ponta virada”, indagou. A resposta veio com a mesma frase de forma afirmativa.

O prefeito Branquinho só anuncia algo quando ver algo de concreto. Exemplo disso é sobre a venda da Tebrasa a uma multinacional. A transação de venda já foi realizada, mas falta apenas o pagamento do prédio que só não aconteceu porque os bancos estão em greve. Caso confirme o fato algo grandioso voltado para a indústria de motores de auto.

 

 

Share

Leave a Reply