DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

TÁ FORA

Do Diario de Pernambuco

100_1652Quarenta e dois anos. Esse é o espaço de tempo entre o primeiro e o atual mandato do prefeito de Bezerros, Severino Otávio (PSB). Branquinho, com é mais conhecido, comandou o município pela primeira vez em 1973. Voltou ao cargo na eleição de 2012, tendo, portanto, o direito a disputar a reeleição. Mas esse é o caminho que Severino Otávio não quer percorrer. O socialista decidiu não participar da disputa em 2016. As dificuldades impostas pela crise econômica seriam o maior motivo dos desencantos dele com a administração pública.

“Já dei minha cota de sacrifício. Ser prefeito agora é um desafio para gigantes e eu sou pequeno”, desabafou. O sentimento exposto na frase dele resume o pensamento de outros prefeitos que também estão preocupados com a inviabilidade da gestão por conta da recessão econômica. Por isso, também cogitam a possibilidade de não renovar o mandato.

“Tenho esse pensamento. Vai depender da situação. A crise desanima a gente”, ponderou o prefeito de Tuparetama, Edvan Pessoa (PSD). Ele, no entanto, fez questão de frisar que qualquer decisão será tomada em conjunto com o seu grupo político. Para mostrar as dificuldades do município, Edvan citou a escassez do abastecimento de água na área. “A barragem do Rosário secou e os moradores viram voltar o tempo do carro-pipa. Desde 1993 isso não acontecia”, destacou.

Na avaliação dos prefeitos, administrar um município nos dias atuais não é uma tarefa fácil. “Sem responsabilidade você até governa, mas para quem governa com responsabilidade está muito difícil”, observou Severino Otávio. O socialista afirma que os prefeitos precisam fazer uma ginástica com o orçamento para atender os serviços básicos e cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que recai nos gastos com pessoal. “E ainda temos que assumir as despesas criadas pelo governo federal, que repassa tudo para os municípios. Então, é preciso uma melhor distribuição de recursos”, alertou Branquinho.

OSTENTAÇÃO

É cada vez maior o número de adolescente apreendidos com envolvimento em práticas criminosas. O que estaria levando tantos jovens para o mundo do crime? Há uma influência que não pode ser desprezada e vem da cultura da ostentação disseminada em todo país. Hoje, para alguns, é um prazer mostra-se nas melhores marcas de roupas, numa motocicleta, em um veículo possante… Como esses ‘prazeres da vida’ depende do poder aquisitivo, a influência das más amizades torna-se preponderante: basta uma ‘parada’ bem sucedida e eles já estão encaminhados para mundo do crime. Se observar os perfis dos menores apreendidos nas redes sociais observa-se esse comportamento. Para muitos o que vale é ostentar, mesmo que não tenha o poder aquisitivo para tal. É algo muito grave!

OUSADIA

“O grupo da Mocó sempre foi importante na politica local, mas aos poucos foi se desfazendo e o que ficou foi os serviços prestados , principalmente na educação e na saúde”, disse o vereador Cáca, neto do ex-prefeito Alcides de Andrade Lima e herdeiro político do popular Biu do Sindicato. O grupo acabou se desfazendo porque falou-lhe ousadia, após a morte do ex-prefeito Lucas, em 2001.  A campanha ‘ vitoriosa’ de Amaro Rufino em 2004 frustou a todos. Em 2008, o grupo de absteve de indicar a vice de Bete de Dael temendo uma nova derrota. Hoje, há nomes consolidados que podem decidir uma eleição e reunificá-los novamente, mas falta coragem.

JOVEM

O deputado federal Kaio Maniçoba tem procurado se aproximar do município, onde obteve cerca de 300 votos. Já esteve no carnaval e também no São João e deve retornar para participar do bloco Bezerros Folia, em novembro. O convite, que partiu da direção do bloco, foi aceito prontamente.  O jovem deputado promete direcionar emendas para projetos futuros em Bezerros. Esse, sem dúvida, é o principal ponto que interessa a todos os bezerrenses. Se depender do bezerroshoje o comprometimento será constante.

EMENDAS

O vereador Cáca (PSD) recepcionou o deputado Federal Tadeu Alencar, que está visitando suas bases eleitorais pelo estado. Em Bezerros, o deputado apresentou emenda de meio milhão de reais para ser investido na Saúde. O vereador prontamente sugeriu um aparelho de raio  e outro de ultrassonografia para o município. Ambos devem custar cerca de meio milhão de reais. O primeiro será destinado para a UPA da cidade, já o segundo para a rede municipal de saúde. O deputado tem sido o porta voz do hospital Jesus Pequenino no encaminhamento de emendas àquela unidade de saúde.

NO DEM

ALYSONO empresário Alisson de Geninho resolveu se filiar ao DEM. Uma fonte informa que o ato não representa necessariamente o interesse dele por uma candidatura a prefeito, mas também o deixa numa situação confortável caso queira entrar para o processo. Alisson chegou a registrar sua candidatura de deputado estadual, em 2014, mas recuou da ideia para cuidar de seus projetos privados. Ele irmão do vereador Cáca e neto do ex-prefeito Alcides de Andrade Lima. Ou seja, um nome da Mocó.  Na imagem divulgada, aparece junto ao Deputado Federal Mendonça Filho e do ex-prefeito de Barra de Guabiraba. Bebeto.

CURTAS

>>>Foi um alívio o desfecho do caso da ex-prefeita, liberada da prisão após 15 dias. Esperar que ela agora compareça as audiência, que é algo simples de quem responde questionamentos na justiça.

>>>”Só tem uma coisa que iria repercutir nacionalmente, se todos os prefeitos renunciassem”. A sugestão foi do prefeito Branquinho numa reunião  com colegas prefeitos do Estado que articulavam movimento para fechar as prefeituras em protesto contra a diminuição dos repasses federais. Ninguém quis!

>>>Repercutiu bastante na rede social um vídeo da festa de final de ano de 1990. Bezerros vivia o auge de sua maior festa de rua, que era o seu réveillon. Atraia gente de toda a região.

>>>O comunicador Máximo Neto foi escolhido presidente do PSOL de Bezerros por um razão. É bem relacionado em todo o Estado de Pernambuco, graças ao seu trabalho de comunicação.

>>>O ex-vereador Neguinho de Israel tem dito que está para o diálogo com outras forças políticas de oposição, mas enfatiza que o único nome a se posicionar  em relação ao pleito de 2016 é o dele. Neguinho está filiado ao PDT.

 

Share

Leave a Reply