DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

RESUMO POLÍTICO DO DOMINGO

PROCESSO

522140_629958460468375_7185895324038682661_nEm entrevista a uma TV Web de Caruaru o prefeito Branquinho (PSB) respondeu várias perguntas interessantes sobre a municipalidade. Diante da crise, disse que está fazendo um governo possível e não negou problemas na saúde e na segurança pública, mas também jogou a responsabilidade para o Governo Federal, que, segundo ele, tem ficado cada vez mais com o maior bolo dos impostos em detrimento dos estados e dos municípios. O feito, disse ele, tem deixado os prefeitos numa situação difícil, inclusive obrigando a descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pois a folha com pessoal está fora do limite prudencial. O prefeito garante que continua com o mesmo número de funcionário na folha de quando assumiu, mas os repasses cada vez menores da União, somado ao aumento anual do piso do professor e do salário mínimo desequilibrou as contas. Ele disse que já espera, inclusive, ser multado pelo TCE e, consequentemente, enfrentar um processo de improbidade administrativa mesmo não contribuindo para isso. O prefeito chegou a discordar do presidente do TCE, que sugeriu aumento de impostos nos municípios como saída para o problema.”Nós, os prefeitos, estamos com o pires nas mãos e uma dúvida na cabeça, qual legislação cumprir”. Disse o prefeito Branquinho em relação aos reajustes anuais dos professores e do salário mínimo. A entrevista você confere aqui.

CIDADE DAS COMPRAS

20150823075044O que o prefeito Branquinho, o presidente da Câmara Nivaldo Santino e o vice-prefeito Breno Borba faziam na inauguração do shopping UAI neste domingo em Toritama? Simples, o empresário do empreendimento é o mesmo que está alimentando a ideia de trazer para Encruzilhada o projeto Cidades das Compras. O centro de compras (se acontecer), será arrojado e vai impulsionar a nossa economia gerando divisas para Bezerros. O bezerroshoje.com anunciou a pretensão do empresário pela primeira mão, graças a um blog de Riacho das Almas ao lamentar que aquele município não teria mais o empreendimento e que Bezerros seria a bola da vez. Se depender da vontade política parece que a ‘coisa’ está caminhando. Na torcida!

ENTENDENDO

11907167_1223031901056109_4897557209618176593_nA entrevista do professor Ronaldo J.Souto Maior nos mostra um grave problema na política local que pode ter atrapalhado o nosso desenvolvimento já algum tempo. A questão política partidária do “quanto pior melhor” imperou pela terrinha durante décadas. “Vamos inicialmente ver CARUARU, cuja sociedade sempre demonstrou uma tendência bairrista, e os políticos – cujos grupos sempre foram rivais ao extremo, mas cumprem uma política progressista – exemplo – o prefeito X constrói uma praça em um determinado bairro – quando o adversário assume, procura fazer uma melhor, em outro local, assim, pouco a pouco a cidade vai ganhando na sua aparência; enquanto isso, aqui em nossa terra, se faz algo, quando o adversário assume, desmancha e faz outra coisa no local, é o que temos visto, quantas vezes a praça Duque de Caxias – ou da Matriz – foi desmanchada? Sinceramente, é inacreditável”.  Precisa dizer mais nada!

O CONVITE

20150823090426 20150823090427A convite do Edvaldo Silva, assessor de comunicação do Parque Rufina Borba, estivemos mais uma vez prestigiando a festa da Vaquejada de Bezerros, que completa 40 anos. Na locução oficial, mandando ver o bezerrense e radialista Gilvan Jr (98 FM), que também interagiu bastante. Muita gente da região prestigiando os show’s da noite, inclusive com a presença de vários empresários.

JARBINHAS

522140_629958460468375_7185895324038682661_nEncontramos na Vaquejada de Bezerros o filho do ex-governador Jarbas Vasconcelos, Jarbinhas. Óbvio que a conversa foi sobre política e das boas. Jarbinhas é muito jovem e tem nas veias a política pernambucana, o que não é surpresa. Dialogamos sobre o apoio do seu pai ao ex-prefeito Lucas na temática do papangu e também da Serra Negra. Até a  derrota de Jarbas para o ex-governador Eduardo Campos, em 2010, foi comentada. ‘Foi algo circunstancial’ para afirmar que ali tinham uma oposição’. Em seguida se exaltou a aproximação dos dois líderes nos anos posteriores. Sobre a crise ética do país, Jarbinhas foi taxativo. “Meu pai jamais terá seu nome envolvido nisso”. Disse em relação a operação Lava jato.

 A IMAGEM

20150823075413

E os internautas não perdoam. Basta o lixão entrar em combustão que as imagens enchem as nossas redes sociais. E por falar em lixão, o município publicou recentemente edital, onde fala sobre CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS TÉCNICOS DE IMPLANTAÇÃO DE USINA DE RESÍDUOS SÓLIDOS. “O presente Chamamento Público tem por objeto credenciar projetos técnicos para análise de implantação de uma Usina de Resíduos Sólidos no Município de Bezerros/PE, visando o reaproveitamento dos resíduos depositados no Lixão municipal, conforme especificado no Termo de Referência (Anexo III) deste Edital“. O nosso sonho é para uma solução definitiva do problema.

CURTAS

A entrevista do prefeito Branquinho a uma TV Web obteve 280 visualização após postagem no bezerroshoje.com. Estava apenas com 21 visualizações há mais de duas semanas publicada.

“Eleitores de sobra”. Esse é o lema para quem é candidato ao Conselho Tutelar. O desafio é levá-los à votação em pleno domingo numa eleição não obrigatória.

Dos ‘bastidores dos bastidores’ dizem que já tem figuras se estranhando na política local. Na boca miúda, corre história cabeludas. Na vaquejada, por exemplo, se comentou até um possível almoço de lideranças com a ex-prefeita Bete.

O prefeito Branquinho acaba sendo um alento para os outros prefeitos que enfrentam problema com a folha de pessoal, descumprindo a LRF. Isso porque Branquinho já pertenceu ao órgão fiscalizador, mas agora está no outro lado da moeda.

O tempo passa e ninguém fala mais do teleférico de Serra Negra. Vamos ser direto! Ou o município acompanha o processo de perto exigindo o projeto tal qual fez com a estrada de Serra Negra ou vamos assistir o tema cair as poucos no esquecimento.

A próxima entrevistada da série que levamos ao ar todos os sábados é a radialista Glaucia Oliveira. Ela até que relutou, mas acabou aceitando o nosso convite. Você terá a oportunidade de conhecer melhor essa figura da comunicação local.

Os funcionários de Bezerros podem desanimar em relação a reposição de salários super defasados. E paciência para os concursados que aguardam convocação.

E as redes sociais dão conta de anunciar os assaltos. A impressão é que toda esquina tem um ladrão. O pior que tem sido verdade!

Share

Leave a Reply