DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

RESUMO POLÍTICO DA SEMA

EXPECTATIVA

Há uma afobação no cenário político quanto as filiações a partidárias, pois o prazo na regra atual vai até 02 de outubro. Contudo, a aprovação pelo congresso que estipula um prazo (quatro meses) menor da filiação para o pleito de 2016 representaria um alívio para as lideranças e partidos, principalmente para os que estão em dúvida ou se estabelecendo. A nova regra só será válida se a presidente Dilma sancionar a lei, o que, segundo alguns políticos, deve acontecer esta semana. O fato é que o cenário de agora pode prevalecer até as eleições, com lideranças, a exemplo do ex-prefeito Marcone Borba, que fica no PT, do vice-prefeito Breno, que confirma sua filiação no PSB, e do ex-vice-prefeito Carlinhos, que deve permanecer no PTB. O ex-vereador Neguinho de Israel também está no páreo e já está filiado ao PDT.

PRETENSÕES

Deve sair esta semana a comissão provisória do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Bezerros, tendo na presidência o comunicador Máximo Neto. O partido em Bezerros surgiu após uma movimentação de pessoas ligadas à imprensa, com o projeto inicial de se lançar uma chapa independente para disputar vagas na Câmara de Vereadores, mas a ideia de uma chapa majoritária também será avaliada. Outros nomes no município que apresentam independência de opiniões diante do cenário político também estão sendo convocados. Quase trinta pessoas já assinaram a ficha de filiação ao partido, que deve promover outras  no decorrer desta semana.

COGITADO

fernando marianoSetores da oposição e até do governo vinham defendendo o nome do advogado Paulo Alves para prefeito, esperando dele uma independência do PSB. Contudo o seu posicionamento pôs panos frios nas pretensões políticas das lideranças. Paulo, em coletiva, informou que sua candidatura existe, mas na base do consenso e não da imposição. As lideranças julgam que essa possibilidade passaria pelo entendimento do atual prefeito Branquinho e do atual vice-prefeito Breno, que são nomes naturais no PSB na linha sucessória, portanto improvável.  Naturalmente que outro nome vinhesse  ocupar essa carência do grupo. A bola da vez é o nome do também advogado Fernando Mariano, funcionário da Caixa Econômica, que sempre demonstrou interesse pela política, mas que nunca encontrou uma oportunidade viável. Agora, partidos políticos, como PDT e PSOL, desejam sua filiação com propostas para lançá-lo na proporcional e até como candidato a prefeito.

COMERCIO X POLÍTICA

Em entrevista ao bezerroshoje, respondendo a uma questão sobre a ausência da representação política do segmento, o presidente da CDL, André Eletro, respondeu: “Democracia é a base, porém se todos os políticos se unissem com o comércio e as indústrias e juntos pensassem no bem de toda cidade haveria uma força e uma representatividade maior na câmara federal e estadual, porém a CDl está sempre de portas abertas para todas as parcerias que venham a favorecer o comércio de Bezerros”.

INDEFINIDOS

Não se confirmou o retorno do ex-secretário de Infraestrutura Josevânio Miranda ao PSDB. A tendência é que vá para outra legenda, a qual está sendo estudada. O nome do ex-secretário de Infraestrutura é cogitado para vereador e até para a majoritária, podendo compor inclusive  numa vice.  Também ainda indefinido, o vereador Elissandro, que já assinou documento do PCdoB dando ciência de que não terá a legenda para disputar sua reeleição.

PRESTIGIANDO

20150927102733

O prefeito Branquinho e o vice-prefeito Breno, ambos do PSB, estiveram neste domingo em Sapucarana no almoço na casa do ex-vereador Zé de Manu. A liderança tem merecido apoio político indiscutivelmente na comunidade. Em outra oportunidade, publicamos a presença do ex-prefeito Marcone Borba em um evento esportivo patrocinado por ele no distrito.

>>>>Sapucarana, aliás, é o único distrito de Bezerros com uma política bastante acirrada entre as lideranças locais. Deve disputar vários candidatos para vereador no próximo ano. Nomes como Eugênio do PT, Luiz Carlos e Dery estarão no páreo.

CURTAS

SERRA ENGRA

>>>Manoel Melo, filho de Dona Maria Rezadeira, se coloca como um dos nomes do PSOL de Bezerros para disputar uma vaga no legislativo no próximo ano. O partido, segundo ele, terá um outro nome também na região da Serra Negra.

A maioria dos vereadores devem disputar mandatos pelo PSB. Mas outro partido da base também deve acomodar parlamentares, como é o caso do PSL.  A estratégia é justamente formar dois grandes chapões na base governista.

Partidos pequenos estão se organizando para apresentar chapas de candidatos a vereador. Mas nada impede que, estrategicamente, também se organizem em um chapão também mais a frente. Afinal, ninguém que morrer na praia.

A cena de uma máquina do PAC em uma propriedade privada é algo que taxamos de ingenuidade política. O ato é reprovável e possível de uma grande repercussão nacional, como já aconteceu.

Será no próximo domingo a eleição para o Conselho Tutelar de Bezerros. O desafio é fazer  o eleitor sair de suas casas. No último pleito, apenas sete mil contribuíram com o processo.

Share

Leave a Reply