Dos bastidores da notícia: A Tribuna Política

A semana política em Pernambuco foi marcada por agendas institucionais, movimentações de bastidores e articulações que seguem projetando o cenário de 2026. Enquanto a base governista destacou entregas e ações administrativas, a oposição manteve conversas estratégicas e reorganização interna.

Base governista

A governadora Raquel Lyra (PSD) concentrou a semana em compromissos oficiais, presença regional e ações administrativas em diferentes regiões do Estado.

Fotos: Miva Filho/Yacy Ribeiro/Hesíodo Góes/Secom

Na segunda-feira (20), em cerimônia no Recife, empossou o coronel Eduardo Araripe como novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros.

Na quarta-feira (22), participou da abertura do CLIPE 2026, no Centro de Convenções, em Olinda. Entre os destaques do evento, a estudante Ana Letícia Costa, da Escola de Referência em Ensino Médio Eurico Queiroz, de Bezerros, recebeu o prêmio Aluno Escritor das mãos da governadora.

Ainda no mesmo dia, foram entregues as chaves de 125 residências a famílias contempladas pelo programa Morar Bem – Entrada Garantida, voltado à habitação de interesse social no Recife.

Na quinta-feira (23), após aprovação de projeto do Executivo na Alepe, a gestora comemorou o avanço da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Também na quinta, ao lado do ministro George Santoro, participou da entrega da duplicação da BR-104, obra considerada estratégica para o Polo de Confecções do Agreste.

No mesmo dia, houve ainda entrega de chaves a 123 famílias no Residencial Quinta das Baraúnas, em Caruaru.

Em Toritama, participou de agenda no Festival do Jeans, destacando ações de incentivo ao polo têxtil. Já no Recife, esteve em ação conjunta com o Governo Federal no programa Governo do Brasil na Rua, com oferta de serviços gratuitos à população.

No campo econômico, dados oficiais do Banco Central repercutidos pela gestão estadual indicaram crescimento de 7% na atividade econômica de Pernambuco no acumulado até fevereiro.

Base oposicionista

Imagem / Reprodução

Na oposição, João Campos (PSB) permaneceu no centro das articulações e segue entre os nomes mais citados como possível principal adversário na disputa estadual de 2026.

Nos bastidores, aliados avaliam que João vem dosando aparições públicas, ampliando conversas políticas, fortalecendo alianças e preservando agendas pontuais, sem antecipar oficialmente o ritmo eleitoral.

Durante a semana, também houve movimentações voltadas à recomposição de espaços políticos. João anunciou o retorno de Tadeu Alencar à Câmara Federal, gesto interpretado por analistas como reorganização interna do grupo socialista.

Ivan Moraes, citado em setores políticos como possível nome do PSOL ao Governo de Pernambuco, lançará na próxima quarta-feira (29) o livro Papo Reto.

Nas redes sociais, Ivam descreve: “Após anos de vivência, erros, aprendizados e tentativas de transformar a política por dentro, o livro ganhou forma e agora chega o momento de encontrar o público de perto”.

Senado em aberto

Na disputa pelas duas vagas ao Senado em Pernambuco, o cenário segue aberto e com vários nomes em circulação.

O senador Humberto Costa (PT) esteve entre as lideranças presentes no 8º Congresso Nacional do PT, em Brasília.

A ex-deputada Marília Arraes (PDT) continua lembrada em análises políticas e comentou em suas redes sociais informações sobre o projeto envolvendo a jornada 6×1.

Silvio Costa Filho (Republicanos) segue citado como nome com capacidade de diálogo junto a setores do Governo Federal e lideranças municipais.

O ex-prefeito Anderson Ferreira (PL) permanece entre nomes do campo conservador, sendo lembrado pela experiência administrativa e articulação partidária.

Gilson Machado Neto (PODEMOS) intensificou agendas no interior pernambucano, com discursos voltados ao desenvolvimento econômico, turismo e setor produtivo.

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) também voltou a ser citado por aliados como nome competitivo ao Senado.

O deputado Túlio Gadêlha (PSD) participou de agenda no Recife ao lado de Guilherme Boulos e defendeu aproximação entre Raquel Lyra e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Partido Novo anunciou Carlos Sant’Anna como pré-candidato ao Senado.

Interiorização

Nos bastidores da política em Caruaru, circulou a informação de possível articulação para 2026 envolvendo o influenciador Vitinho Maia e o ex-prefeito José Queiroz (MDB). Até o momento, não há confirmação oficial dos envolvidos.

O deputado Pedro Campos (PSB) destacou destinação de recursos por emenda parlamentar para obras de pavimentação em Altinho.

Já o deputado Mendonça Filho (PL) cumpriu agendas em Belo Jardim e Bezerros. Em Belo Jardim, citou articulações para uma clínica materno-infantil. Em Bezerros, no distrito de Encruzilhada de São João, acompanhou ao lado do deputado estadual Joazinho Tenório (PSD) a chegada de filtro de água para a comunidade. Também participou, segundo divulgações da gestão municipal, de tratativas ligadas a recursos para o aniversário de 156 anos da cidade.

A semana política em Brasília e no cenário nacional foi marcada por movimentações no Palácio do Planalto, disputas no campo conservador, embates institucionais e debates no Congresso Nacional.

No campo governista, O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por procedimento para retirada de um acúmulo de pele, chamado de queratose na cabeça, e por uma infiltração no punho para tratar uma tendinite no polegar da mão direita nesta sexta-feira (24) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Já no campo da direita, o senador Flávio Bolsonaro publicou manifestação em rede social defendendo união entre aliados e criticando divergências internas no grupo bolsonarista. O posicionamento ocorreu em meio a repercussões envolvendo o deputado federal Nikolas Ferreira e integrantes da família Bolsonaro, tema acompanhado por veículos nacionais.

Neste sábado (25), a ministra do Planejamento Simone Tebet reagiu publicamente a declarações consideradas ofensivas feitas por um conselheiro ligado ao governo dos Estados Unidos sobre mulheres brasileiras. O episódio gerou repercussão política e manifestações nas redes sociais.

Parlamentares do PSOL protocolaram representação na Procuradoria Geral da República relacionada ao ex-governador Ronaldo Caiado em caso envolvendo ativos minerais em Goiás, conforme noticiado pela imprensa nacional.

Outro tema que repercutiu foi a troca pública de críticas entre o ministro Gilmar Mendes e o governador Romeu Zema. O episódio ampliou discussões políticas sobre relação entre Poder Judiciário e lideranças estaduais.

No Congresso Nacional, avançou a proposta que trata do fim da escala 6×1, tema que entrou em nova etapa de tramitação legislativa na Câmara dos Deputados. Após análise inicial, o texto seguirá para comissão especial, onde deverão ser debatidos pontos como jornada de trabalho, período de transição e impactos econômicos.

Se houver aprovação nas próximas fases, a matéria ainda precisará passar por votações no plenário da Câmara e posteriormente no Senado Federal.

Nos bastidores, a avaliação predominante é de que o debate sobre relações de trabalho e reorganização política nacional tende a seguir em evidência nos próximos meses.

O Bezerros Hoje publica esta coluna com base em notícias divulgadas em principais blogs, sites, assessorias e fontes públicas, prezando pela pluralidade de informações e pelo compromisso com a notícia.

Share