DICAS DA FONO

FONO
Clécia Siqueira é Fonoaudióloga Clínica formada pela UFPE há 10 anos e Especialista em Saúde Coletiva. Fan Page: www.facebook.com/fonocleciasiqueira/

SÍNDROME DE DOWN é o assunto da coluna DICAS DA FONO dessa semana. Lembrando que essa síndrome não é uma doença, mas sim, uma ocorrência genética (em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três). A estimulação deve ser feita desde o nascimento para que essas crianças superem as limitações decorrentes da síndrome. Uma equipe multidisciplinar é necessária para realizar o acompanhamento, já que apresentam características peculiares. Seguem algumas: olhos amendoados; as mãos apresentam uma única prega na palma; os membros são mais curtos; o tônus muscular é mais fraco e a língua é protrusa, maior do que o normal, etc. Outra característica que vale ressaltar, é que em geral, são menores em estatura e seu desenvolvimento físico e intelectual são mais lentos do que o de outras crianças da sua idade. Podem apresentar em maior ou menor grau alterações nas funções de sucção, mastigação, respiração e deglutição, assim como na audição e linguagem oral e escrita. A atuação do Fonoaudiólogo é bastante ampla, sendo necessárias intervenções diferentes em cada fase da vida. O enfoque será modificado de acordo com as necessidades e idade da pessoa com Síndrome de Down, visando sempre uma melhor qualidade de vida e sua inclusão social.

Consultórios:  Avenida Aquílio Bernardo Vieira, 3, São José. Bezerros/PE.  Rua Demócrito de Souza Filho, 405, Madalena. Recife/PE. Contatos: 9. 87382100 (WhatsApp) e 9.98319077 (Tim).

Share

Leave a Reply