DEBATE ENTRE OS VEREADORES DE SAPUCARANA

Por: Jefferson David

14459004_906530316143825_1694245980_nAconteceu hoje, sexta-feira, 23/09/2016, em Sapucarana o primeiro debate entre os vereadores desta comunidade. Estiveram presente os vereadores Deri (PHS), Luisiano (PHS), Leo Cabeleireiro (PHS) e Eugênio (PT). Sendo que os vereadores Zé de Manu (PSB) e Luiz Carlos (PSB) não compareceram. Estavam presentes no local do debate, que foi no salão paroquial alunos e pessoas no geral da comunidade.

O debate foi dividido em blocos. No primeiro bloco fez-se sorteios de perguntas para os candidatos (que também foram selecionados por meio de sorteios), a seguir teremos um breve resumo de cada candidato que compareceu ao debate.

Umas das primeiras perguntas que foram realizadas foi acerca do esporte e lazer em nossa comunidade. Na ocasião o candidato Luisiano respondeu que a população necessita de mais incentivo com relação a prática de esporte na comunidade e que a comunidade tinha um campo de futebol e foi desativado, que hoje em dia o campo que existe foi “privatizado”, ou seja, está no terreno de um vereador e que não é público. Eugênio no momento argumentou também que na comunidade não fosse mais comandada pelos coronéis e que votando com ele o povo teria vida livre para discutir as coisas de Sapucarana.

Mamão fez a seguinte pergunta para Eugênio, com relação ao tema cerca e água: “O que você vai fazer para o melhoramento das águas de Sapucarana?” e o vereador e candidato Eugênio respondeu que defende o seguimento do governo federal (se referindo a era PT), que era levada água potável do exército para o povo matar a cede e que estava alinhando com o governo federal na construção de cisterna, e que colocou vários requerimentos na Câmara dos vereadores e nunca foi atendido. Mamão contra-argumento que não tem nada a ver com vereador a vinda de carros pipas do exército e que o vereador atual Eugênio deveria promover a escavação de poços artesianos e que se caso fosse eleito iria implantar essa política no município.

Leo Cabeleireiro perguntou a Deri acerca do tema segurança na comunidade e o que Deri fará para melhorar a segurança da comunidade, Deri respondeu que com o conhecimento com a prefeitura e o governador pode correr atrás de policiamento para comunidade. Deri ainda lembrou que há quatros anos atrás foram feitas muitas promessas pelos vereadores e nada foi cumprindo.

Foi perguntado pelos organizadores do debate, incluindo Luiza Melo (uma das organizadoras), qual seria o primeiro projeto de Leo Cabeleireiro, quando ele fosse eleito, Leo respondeu que iria se reunir com a comunidade para saber quais são as maiores prioridades e junto assim reivindicar melhorias, porém o mesmo não respondeu qual seria o projeto concreto.

Atendo a algumas perguntas feitas pela comunidade, sendo as perguntas sorteadas por escrito, foi perguntado porque a pavimentação entre a BR –232 e a comunidade não saiu. O candidato sorteado foi Eugênio e com complemento de Leo cabeleireiro para pergunta. Eugênio respondeu que o recurso foi conseguido pelo grupo político dele através do deputado federal que já morreu, Pedro Eugênio, e que não foi realizada a obra por perseguição ao grupo político dele. Leo complementou contra argumentando o porquê de Eugênio não ter denunciado junto à comunidade ao Ministério Público que o recurso de fato estava disponível para realização da obra.

Nas considerações finais Leo argumentou que não é político, mas entrou na política por conta das pessoas que lamentavam que não tinham em que votar esse ano. E que no momento difícil devemos ficar de pé e continuar acreditando. Ainda falou devemos mudar e que tenho sonhado e que juntos vamos reivindicar projetos para comunidade.

Deri em suas considerações finais, disse que vem agradecer a presença de todos. O mesmo falou que a gente deveria conseguir as coisas para comunidade através da igreja e com o prefeito, correndo atrás de benfeitorias. Buscando quadra, já que Encruzilhada tem uma e que não somos miseráveis não. E terminou dizendo que vai correr atrás de um campo de futebol que a comunidade não tem, já que o campo é “privatizado”.

Já nas considerações finais do candidato Mamão, o mesmo argumentou que pretende escavar poços artesianos para comunidade e que iria construir praças para os idosos e população no geral se encontrar, jogar dominó e conversar.

Nas considerações finais do vereador e candidato Eugênio, este falou que quer agradecer a comunidade e que Sapucarana deu um passo importante com a realização do debate. Que agradece a todos os colegas candidatos e os organizadores do debate. E disse que o povo de Sapucarana é muito importante e que uma eleição não se joga no mato. E que Sapucarana não pode ficar sem representante porque isso é muito grave. Que é vereador com mandato popular voltado para comunidade e outras comunidades no geral. E que está colocado seu nome para uma análise do povo que queira dá outra oportunidade ao mesmo.

Já Luisiano argumentou que seu projeto começa com a entrada de Sapucarana fazendo um portal, pois muitas pessoas de Bezerros não sabe que Sapucarana existe. E que a estrada de Sapucarana deve ser pavimentada da entrada de Sapucarana até Camocim de São Félix, já que a população frequenta muito a cidade de Camocim. Ainda falou que a água deve ser distribuída com pontos estratégicos colocada em caixas para que a população se sirva e não levar água em uma casa sim e outra não, sendo que se escolhe as casas que eles (vereadores atuais) querem abastecer.

 

Share

Leave a Reply