CURADOR BEZERRENSE LEVA O CINEMA DO ESTADO PARA RIO DE JANEIRO

O Cinema de Pernambuco que se destaca no cenário cinematográfico como o terceiro maior polo de produção nacional, possui uma história marcada por três momentos: O Ciclo de Recife, o Movimento Super 8 ea Retomada do Cinema Pernambucano. Aclamado pela crítica especializada e pelo público em geral, as Produções do cinema de Pernambuco brilham nos festivais nacionais e internacionais com uma representatividade tão grande que se torna impossível falar em cinema brasileiro e não falar deste cinema.

Promover a É Massa – 1a Mostra do Cinema de Pernambuco em 2013 é celebrar o cinema brasileiro, trazendo para o público amante da sétima arte um dos maiores representantes da nossa cinematografia: o cinema de Pernambuco. Uma oportunidade de mostrar ao publico em geral a notoriedade deste cinema, homenageando nossos cineastas pernambucanos pelo desempenho e dedicação e sua colaboração para com o Cinema Brasileiro. Realizar uma mostra que traça um panorama da trajetória, desde os primórdios, até os dias atuais, de um cinema que atua fora do eixo Rio/São Paulo, é também uma forma de incentivar cineastas de vários cantos do país a produzirem seus filmes em seus estados, fomentando assim a produção brasileira de filmes.

A CAIXA Cultural ao patrocinar esta Mostra, além de prestigiar mais uma vez o Cinema Brasileiro estará homenageando o Cinema de Pernambuco. Oferecerá ao carioca a oportunidade de conferir a importância deste cinema de uma forma única, onde o público apreciará no mesmo espaço, a história desta importante cinematografia. O espectador terá a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento dessa bela história produzida por grandes profissionais, nunca antes homenageados juntos, podendo assim conferir a qualidade técnica e artística de suas produções, o que justifica a posição que ocupam no mercado mundial e que motiva tal apresentação de Mostra.

A Mostra, além de trazer para o público carioca alguns filmes do acervo filmográfico do Ciclo de Recife e do Movimento Super-8 numa retrospectiva da história do cinema no Brasil a partir da produção de Pernambuco, exibirá produções contemporâneas. A curadoria é de Valéria Luna, pernambucana de Recife, e de Breno Lira Gomes, que tem nas veias sangue pernambucano, mais precisamente de Bezerros.

http://www.revistareciclarja.com/news/a20-08-a-01-09-e-massa!-1%C2%AA-mostra-de-cinema-de-pernambuco/

Share

Leave a Reply