CRÍTICA: Bezerros tem apenas 21% de cobertura em vagas de creche, diz TCE

O Tribunal de Contas do Estado divulgou nesta quarta-feira (08), os resultados da ‘Operação Ordenada Educação Infantil 2023’ que avaliou a estrutura e a oferta de vagas em creches e pré-escolas públicas de Pernambuco.


Durante a fiscalização, 92 auditores do TCE visitaram 2.500 unidades de ensino infantil em todos os 184 municípios pernambucanos, sendo aproximadamente 60% do total de creches e de escolas com educação infantil existentes no Estado.
As equipes verificaram o percentual de cumprimento das metas de cobertura de vagas em cada município, a necessidade de construção de novas unidades de creche e pré-escola, a quantidade de profissionais e a proporção entre professores e alunos, para identificar casos de superlotação, além das condições de higiene e de saneamento (água, esgoto e destinação do lixo), entre outros quesitos.
Ao final do levantamento, os municípios foram classificados por meio de indicadores retratando a situação local como ‘desejável’, ‘boa’, ‘razoável’, ‘grave’ ou ‘crítica’.


SITUAÇÃO EM BEZERROS


Conforme o TCE-PE, o município de Bezerros ficou com nota 59,1 e apresenta situação crítica com relação às vagas de creche, com apenas 21% de cobertura. O déficit chega a 1,8 mil vagas.
Na pré-escola, Bezerros tem situação razoável, com 80,8% de cobertura, mas ainda com um déficit de 297 vagas. O levantamento pode ser conferido no site TCE.PE.GOV.BR.

Caderno Bezerrense

Share