Conferência da Assistência Social aborda fortalecimento do SUAS

A 11ª  da Conferência Municipal da Assistência Social, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social e secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos teve como tema o fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). A abertura ocorreu na noite desta terça-feira e contou com a presença de associações, representantes do Governo, vereadores, conselhos municipais e sociedade civil.

O evento que serve como base para a avaliação dos trabalhos do SUAS do município, prepara também representação para a etapa nacional do debate sobre o assunto. “Precisamos fortalecer em momentos de debates como esse, entre os governos e sociedade civil para garantir os direitos da sociedade.”, falou Luciana Dutra, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Ela também enfatizou as ações em conjunto através das pasta que compõe a gestão municipal. “Juntos podemos vencer as dificuldades. Seja com a nossa secretaria ou com outras tão importantes quanto. Temos aqui dois secretários importantes como Saúde e Educação, fazendo uma gestão entrelaçada conosco, na melhoria desses serviços”.

O presidente do Conselho Municipal da Assistência Social também destacou os trabalhos promovidos pela Conferência. “Hoje a gente centraliza esse debate tão importante que envolve nossa sociedade, para quem são os usuários, quem está sendo acometido pelas dificuldades do município, mas são sujeitos de direitos que são acobertados pela Constituição de 1988. Então estamos aqui para garantir que esses tenham acessos às políticas públicas de qualidade e efetividade”.

Josevânio Miranda, na ocasião, representando o Governo Municipal, falou da seriedade e empenho da Prefeitura em realizar a Conferência. “Em alguns lugares um evento como esse não é levado a sério, pois ainda não entendem que o que debatemos aqui junto com os conselhos e demais entidades, servirá para a formulação e melhoria das políticas que asseguram grande parcela da população. Em Bezerros nós temos essa preocupação em democratizar o debate, levar o mais próximo das pessoas”. 

A Conferência contou ainda com apresentação de dança dos idoso do Centro de Convivência de Idosos e a palestra do educador social, João Batista Júnior sobre o fortalecimento das políticas sociais.  Nesta quarta-feira, após a realização de discussões e mesas de debates, uma comissão será escolhida para participar da Conferência Nacional que acontecerá em Brasília, nos dias 5 e 8 de Dezembro.
Share