“…Concordo que houve equivoco, mas não participei de articulação para retirar o partido da ex-prefeita…”

guinho

Ademildo França da Silva, o popular Guinho de Pessoa, 53 anos, presidente do PR municipal e servidor público federal do Ministério da Saúde, é o nosso entrevistado de hoje. Ele figura na 24ª entrevista da série que levamos ao ar aos sábados com lideranças políticas do município. Guinho faz uma análise política do atual cenário político e também sobre equívocos do partido em tentar tirar a legenda da ex-prefeita, em 2012. A entrevista você confere a seguir:

1-BEZERROS HOJE- Na sua família, irmãos e sobrinho se destacam na atuação política partidária de forma distinta. Já foi candidato a vereador concorrendo com o ex-vereador Milson (seu irmão) e também com o seu sobrinho (Bruno).  No próximo ano, possivelmente terá dois irmãos na disputa. Como funciona a divisão de votos no seio familiar. É um fator complicador?

GUINHO -Quando fui candidato pela primeira vez, além do meu irmão Milson, concorri também com dois primos. Não vejo como fator complicador, pois atuamos em setores diferentes, isso ficou demonstrado na Eleição de 2012 – minha segunda disputa eleitoral – quando tive oportunidade de disputar a eleição com meu irmão Milson (vereador disputando a reeleição para um 7º mandato), meu sobrinho Bruno (disputando seu primeiro mandato, onde obtivemos quase 3.000 (três mil votos)), e mais dois primos com quase 400 votos. Não vejo como divisão de votos, e sim como uma soma, mostrando claramente a força da minha família, motivo de orgulho, pois esses votos referendam o trabalho que cada um de nós faz em beneficio da nossa cidade e dos nossos amigos e conterrâneos.

2-BEZERROS HOJE –  Em 2008 você chegou a ser suplente de vereador na chapa da ex-prefeita Bete. Assumiu a titularidade na vaga do vereador Neto, que, posteriormente, reassumiu o posto. Você foi um defensor da campanha da ex-prefeita, mas acabou também se rebelando. O que deu errado?

GUINHO -Na minha primeira disputa eleitoral tive o prazer de receber do eleitorado bezerrense, 927 votos, onde faltaram apenas dois votos para que eu fosse eleito vereador, ficando na primeira suplência. Oportunamente, assumi como vereador na vaga do vereador do PR, que assumiu a Secretaria de Obras. Quando ocupei o cargo de vereador, fui nomeado líder do governo, momento no qual, defendi os projetos e requerimentos da Prefeita Elizabete Lima, cumprindo com meu papel de legislador, em momento de transição e em virtude do meu papel constitucional de fiscalizador do dinheiro público, fiz diversas denuncias nas áreas da Saúde Pública, Educação Pública, Licitação Pública, Infraestrutura Pública, solicitei também dos órgãos competentes, fiscalização nos setores de Gás de Cozinha e Combustível, em virtude de pratica abusiva com relação aos preços praticados na nossa cidade, momento seguinte, quando a Prefeita exonerou o então Secretário de Obras, fui convidado para assumir a Secretaria de Agricultura e Meio-Ambiente, onde desempenhei diversos projetos voltados ao beneficio dos agricultores na Zona Rural e das pessoas da Zona Urbana. Fiz parte ativamente do inicio da vida politica da ex-prefeita, como seu aliado, pois acreditava nas mudanças prometidas em campanha, quando percebi que minhas criticas não eram bem vindas, em virtude de pessoas que faziam parte de seu governo nas mais diversas áreas, em especial, finança, licitação, pois não estavam agindo para o bem da cidade e do povo, busquei um outro caminho.

3- BEZERROS HOJE- Em 2012 você incentivou uma articulação para retirar o PR das mãos da ex-prefeita, o que a impediria de concorrer a reeleição. Acabou ocorrendo contrário, pois ela se viabilizou enquanto que a chapa de vereador (que ficou com a oposição) teve os votos invalidados.  Teria sido eleito juntamente com outros colegas de partido se não tivesse tido aquela articulação. Houve equívoco?

GUINHO -Na Eleição de 2012 não mais fazia parte do grupo politico da ex-prefeita, e estava filiado ao PR, quando recebi um chamado do Presidente Estadual do PR, o Deputado Inocêncio Oliveira, comunicando que em virtude de fato politico ocorrido em Bezerros, não aceito pelo Partido da República, onde o mesmo estaria desfazendo a provisória municipal do PR, que a ex-prefeita fazia parte, formalizando uma nova provisória municipal, na qual disputei a Eleição de 2012, onde obtive 1.167 votos e Joseilton da Cohab, obteve 996 votos, ocorre que, os tramites legais para desfazer uma provisória e criar outra, não obedeceram o Estatuto do Partido e a Lei Eleitoral. Concordo que houve equivoco, mais não participei de articulação para retirar o partido da ex-prefeita, pois não tinha poderes para esse fim, fui vitima dos fatos, pois mesmo eleito pelo povo, fui indeferido pela Justiça Eleitoral.

4- BEZERROS HOJE- Aliado do governo Branquinho (PSB) você acabou batendo de frente com setores da administração. Nota-se certo distanciamento seu do governo que ajudou nas últimas eleições.  Como liderança política, você foi contemplado na gestão do prefeito?

GUINHO -Fui sim um ferrenho aliado do governo, com muito empenho, dedicação e fidelidade, pois toda minha campanha eleitoral, sempre busquei e pedi os votos casados, ou seja, para mim e para o prefeito o qual apoiava. Fiz parte do projeto politico que elegeu o Prefeito, porém, como homem público, não posso concordar com os caminhos trilhados pela administração municipal, e em momento oportuno, fiz críticas e denuncias referentes a administração. Por ser uma liderança politica, e eleito com expressiva votação, porém com o pleito indeferido, fui contatado várias vezes pelo prefeito, tanto antes como depois da eleição, onde fui informado publicamente e pessoalmente que faria parte ativamente da gestão municipal, independentemente do resultado das urnas, porém, não ocorreu conforme o prometido, inicialmente me coloquei a disposição, mais não tive oportunidade, oportunidade esta que só veio nove meses depois com a criação de quatro cargos de Coordenador de Serviço Público, porém estes cargos criaram diversos problemas com os vereadores, que não aceitavam tal função, mesmo assim, busquei nas diversas secretarias, exercer minha função, buscando os benefícios para as comunidades.

5-BEZERROS HOJE- Como você analisa o atual cenário político de Bezerros. É possível fazer uma projeção das eleições majoritárias de 2016, diante de tantas interpretações políticas eleitorais?

GUINHO -Analisar o cenário politico de Bezerros, neste momento, é também refletir, sobre a atua conjuntura politica pela qual nosso país está passando, onde temos a obrigação de buscarmos alternativas que possam tirar nosso país e nossa cidade, de um cotidiano político de práticas não mais aceitas pela sociedade, onde o uso da máquina pública para se perpetuar no poder e com enriquecimento ilícito dos aliados e parasitas políticos, são um modelo reprovado, que com certeza será combatido nas próximas eleições, pois a sociedade é a única vítima, nas mais diversas áreas, com a flagrante carência da Saúde, da Educação e da Segurança Pública e do Emprego. Hoje, no atual cenário politico de Bezerros, onde temos vários nomes, que possivelmente possam disputar uma vaga ao Cargo de Prefeito, acredito que temos que apoiar um nome que possa combater todas essas mazelas que estão atreladas a política e a administração pública na nossa cidade, alguém que tenha experiência na área pública, competência e honestidade.

6-BEZERROS HOJE- As oposições de Bezerros podem sair unida em torno de um nome conciliador? Como andam as conversas no campo das oposições? Há algum nome capaz de unificar esse campo?

GUINHO -Existe uma oposição que está se articulando e buscando um nome que possa representar os interesses políticos e administrativos da nossa cidade, os nomes ainda estão indefinidos em fase de análise, no momento oportuno, será devidamente veiculado, porém existe sim um nome que é consenso geral. Além do mais o PR também deseja que lance um nome na majoritária e isso está sendo sendo analisado.

7-BEZERROS HOJE- A Câmara de Vereadores ampliou o número de vagas, que passou de onze para quinze no legislativo. Você está à frente do PR e deve, naturalmente, concorrer ao legislativo na legenda. Qual a estratégia?

GUINHO -Tenho a honra de estar na Comissão Provisória Municipal do Partido da República –PR, como Presidente, a convite do Deputado Federal Sebastião Oliveira, onde estamos com aproximadamente vinte prováveis candidatos para disputarmos as Eleições de 2016, tive a felicidade de convidar pessoas que são de excelente índole, as quais estarão envolvidas em um projeto de mudança no nosso legislativo, onde o foco principal será o crescimento do nosso município e o combate a corrupção. Com referência ao aumento das vagas no legislativo municipal, e em virtude da qualidade das pessoas que fazem parte de nossa organização partidária, pretendemos atingir aproximadamente 7.500 votos, elegendo de 3 a 4 vereadores.

8-BEZERROS HOJE- Suas considerações finais…

GUINHO -Agradeço pelo convite de participar desta entrevista ao Bezerros Hoje, desde já me colocando a disposição para qualquer esclarecimento, aproveitando a oportunidade para desejar a todos os bezerrenses um FELIZ NATAL e um ANO NOVO de realizações, que DEUS abençoe e proteja cada um de nós, um grande abraço. Do Amigo Guinho de Pessoa.

Share

Leave a Reply