Comunicado: a Romaria de Frei Damião em São Joaquim do Monte

No dia 26 de julho, festa de São Joaquim e Sant´Ana, foi divulgada pela Paróquia de São Joaquim do Monte e pela Diocese de Caruaru uma informação relativa ao cancelamento da Romaria de Frei Damião que, desde 1994, se realiza naquele Município, no início de setembro. A notícia, que pegou de surpresa os romeiros, teve uma repercussão regional e nacional não prevista.

Os fatos

· Quando a noticia foi divulgada, eu, Bispo Diocesano de Caruaru, estava na Itália participando de um curso de espiritualidade para Bispos
· Confirmo que o Pe. Pedro Antônio Filho, Pároco de São Joaquim do Monte, me tinha alertado anteriormente sobre a possibilidade de cancelar a Romaria por três motivos: as dívidas dos anos anteriores, o estado precário dos acessos ao Santuário por causa das chuvas e a falta de segurança nas rodovias.
· Perante as dificuldades apresentadas, concordei e autorizei a minha assinatura sem aprofundar as possíveis repercussões religiosas, sociais e políticas.
· Houve muitas reações e perplexidade dos romeiros, dos habitantes de São Joaquim do Monte e das Autoridades Estaduais e Municipais.
· A situação que se criou exigiu uma maior reflexão de nossa parte: na volta da Itália procurei informações mais detalhadas dos Padres do Conselho Presbiteral, dos fiéis e romeiros, e de membros da comunidade paroquial e das Autoridades Governamentais.

Esclarecimentos da Diocese de Caruaru

Perante o impasse criado e os numerosos apelos para realizar a Romaria, o Bispo de Caruaru, depois de ter consultado o Conselho Presbiteral Diocesano, com o objetivo de prestar um serviço à verdade e à história das romarias, no respeito aos romeiros e à população de São Joaquim do Monte, declara:
· Significado religioso da Romaria: o evento foi criado pelo próprio Frei Damião junto com o Pe. Pedro, para acolher e evangelizar os Romeiros da região, que não necessitam de atrações culturais ou bandas para participar: são movidos pela fé!
· Dívidas das Romarias – Ao longo dos anos a Romaria foi crescendo e exigindo mais investimentos. A Prefeitura de São Joaquim do Monte assumiu e pagou as despesas da Romaria de 2016 e está em condições para cuidar, neste ano de 2017, das infraestruturas principais do evento. Dois funcionários da Prefeitura estão a disposição da Paróquia para a manutenção ordinária do Santuário. O Governo do Estado que, em 2014 e 2015, tinha prometido a sua participação e ajuda financeira, se comprometeu em resolver, embora com atraso, as pendências relativas aos compromissos assumidos.
· Administração da Romaria: foi sempre e exclusivamente sob a responsabilidade do Pároco de São Joaquim e não da Diocese de Caruaru.
· Falta de segurança e os assaltos são, infelizmente, problemas que atingem toda a sociedade, mas não se pode afirmar que a realização da Romaria agravaria a situação.

Após uma profunda reflexão a Diocese de Caruaru comunica:
. levando em conta a fé e a expectativa dos Romeiros,
. sabendo dos investimentos já previstos pelo comércio local,
. tendo as garantias necessárias para levar prá frente o evento, a Romaria será realizada nos dias 01. 02 e 03 de setembro, data já prevista pelo calendário da Paróquia e do Município.

No entanto, as dificuldades econômicas e os graves problemas sociais da região exigem que a festa seja realizada de uma forma mais simples dos anos anteriores.

Pedimos à Mãe das Dores, Padroeira da Diocese de Caruaru, a Mãe querida dos Romeiros de Frei Damião e de Pe. Cícero de Juazeiro, que conduza a nossa Igreja nos caminhos do diálogo e da verdade, para que saibamos anunciar, com todos os meios, a alegria do Evangelho de Jesus Cristo.

Que o Pai das Misericórdias ajude a Diocese de Caruaru, a se colocar a serviço das comunidades e que todas as parcerias que a Igreja tem com os Poderes Públicos e outras Instituições, sejam realizadas exclusivamente para atender às necessidades do povo mais simples e marginalizado, sem condições de se organizar para defender os seus direitos.
Que o Espírito Santo nos ilumine na ação evangelizadora!

Caruaru, 17 agosto de 2017

Dom Bernardino Marchió
Bispo de Caruaru

Share