COLUNA: PAPO DE MULHER

Hora de falar, de apresentar ideias e de abrir a boca para o mundo. A partir de agora este espaço será exclusivamente um meio de falar com você MULHER. Vamos falar de política, Educação, Saúde, Religião, Autoestima, Sororidade entre outros assuntos que toda mulher pode e deve falar. Agora é a hora de discutir assuntos que muitas vezes não chegam até nós mulheres bezerrenses. Vamos juntas contribuir para que nossa voz seja respeitada. Espero que gostem dos temas apresentados. Assim é importante conhecer um pouco do meu histórico social dentro de Bezerros: Sou Maria Cristiane Soares, educadora com Licenciatura Plena em Pedagogia. Pós Graduada em Gestão de Pessoas, representante sindicalista da Comissão de Base do SINPRO- PE ( Sindicato dos Professores de Pernambuco ), ativista do movimento de mulheres e coordenadora da UBM- Bezerros ( União Brasileira de Mulheres em Bezerros) como também, representante da AMBEZ ( Associação de Mulheres de Bezerros)

PAPO DE MULHER: MULHER NA POLÍTICA DE BEZERROS: O QUE SERÁ QUE VEM POR AÍ?

Quando empoderamos uma mulher mudamos o mundo. Num cenário atualizado, a palavra “empoderar” está sendo muito usada nos espaços de discursões feministas. Empoderar significa dar poder, autoridade ou até mesmo, passar a ter domínio da própria vida.
Nesse contexto, imagina-se que às vésperas das eleições municipais refletir sobre os possíveis espaços de inclusão de mulheres na política deva ser foco fundamental para as próximas eleições locais. Assim sendo, é necessário conscientizar a população sobre a importância de eleger mulheres nos espaços de poder. Porém, é preciso entender que não pode ser qualquer mulher! Não pode apenas ter a “boa vontade” de ocupar determinados cargos eletivos e sim, é fundamental ser aquela que nos representa coerentemente defendendo nossas ideias e lutas feministas. Recentemente, alguns nomes já estão sendo divulgados em Bezerros para concorrer a esse pleito eleitoral. Nomes esses que fazem parte de diversos âmbitos sociais e que comprovadamente exercem funções públicas direta e indiretamente na nossa cidade. Mas, é necessário avaliar quem são essas mulheres? O que fazem? Qual contribuição efetiva para a discursão dos temas e das necessidades das mulheres. Chega de elegermos apenas homens que alimentam a sociedade machista! Chega de ocupar apenas cotas para de partidos políticos, mas que não ajudam em nada na participação da mulher na política. Muitas especulações virão daqui para frente até as eleições de 2020, mas é necessária analisar e finalmente reconhecer nas mulheres de nossa cidade a capacidade de ocupar esses espaços e representar com dignidade as nossas lutas.
Vamos acompanhar todo esse processo e fazer valer na prática o empoderamento da mulher no município de Bezerros. Mulher vota em mulher sim e todas levantamos umas às outras. Assim reforçava o pensamento de Lidiane Paulinocie que dizia: “Mulheres fortes puxam outras mulheres para cima. Juntas somos mais fortes!” Que tenhamos a possibilidade de analisar e definir quais os critérios que as mulheres que se propõem a ser candidata precisam ter para conquistar nosso voto. Que possamos nos preparar para o que vem por aí definindo os novos rumos de Bezerros.

Maria Cristiane Soares

Share

Os comentários estão desativados.