CENÁRIO POLÍTICO ESTADUAL-POR INALDO SAMPAIO

APENAS 11%

Impressiona o percentual de eleitores brasileiros que dizem ter “muito interesse” na próxima eleição presidencial, segundo levantamento feito pelo Instituto MDA em parceria com a CNT (Confederação Nacional do Transporte): apenas 11,1%. Paralelamente, têm “médio interesse” pelas eleições 27,1% dos eleitores e “total desinteresse” 58,2%. Esses dados surpreendem porque eleição para a escolha de qualquer governante, como costuma dizer o senador Armando Monteiro, é sempre um “exercício de esperança”. Nada obstante, seis em cada dez brasileiros estão completamente alheios ao processo eleitoral como se o valor do salário mínimo, o preço da passagem de ônibus, a tarifa de energia elétrica e o reajuste dos alugueis não fossem fruto de decisões dos nossos governantes e sim uma obra do acaso. Porém, como ainda estão faltando cinco meses e quatro dias para a data do pleito, espera-se que esses eleitores mudem de opinião.

Pelo apoio dos dois lados

Paulo Câmara (PSB) e seu vice Raul Henry (PMDB) serão apoiados em Pesqueira pelas três principais lideranças do município: o prefeito Evandro Chacon (PSB) e os ex-prefeitos Cleide Oliveira (PRB) e João Eudes Tenório (PRP). Eduardo Campos quando foi candidato à reeleição em 2010 teve o apoio dos “dois lados” em 95% dos municípios pernambucanos. As principais exceções foram Petrolina, Caruaru, Afogados da Ingazeira, Moreno e Jaboatão dos Guararapes.

Grilo – Márcio França, presidente do PSB de São Paulo, deputado federal e pré-candidato do partido ao Governo do Estado, não parece estar incomodado com o veto de Marina Silva ao seu nome por ter sido secretário de turismo do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele diz que todo partido tem que ter um “grilo falante” e que Marina desempenha bem este papel no PSB.

Prazo – Marqueteiros da Frente Popular estão garantindo que em agosto deste ano o candidato Paulo Câmara estará “pronto” para enfrentar qualquer tipo de debate no rádio e na televisão.

Exceção – Já está nas mãos de Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, manifesto assinado por 99% dos líderes de Pernambuco em defesa de uma aliança do partido com a Frente Popular.

Apelo – Eduardo da Fonte (PP) vai receber um apelo do ex-presidente Lula para apoiar Armando Monteiro (PTB) ao governo estadual, mas diz que só decidirá no inicio de junho.

Risco – Eduardo Campos recebeu convite da Força Sindical para participar hoje em SP da festa do Dia do Trabalhador, evento que costume reunir 1 milhão de pessoas. Severino Cavalcanti (foto) aceitou este convite quando era presidente da Câmara e saiu de lá vaiado.

Time – Economistas que têm simpatia pelo PSB aceitaram convite de Eduardo Campos/Marina Silva para fazer um diagnóstico sobre a situação econômica do país. A 1ª reunião foi ontem em SP sob a coordenação de Maurício Rands (pelo PSB) e Neca Setúbal (pela Rede).

Prejuízo – O apoio da prefeita Madalena Brito (PTB) ao candidato Paulo Câmara (PSB) já não preocupa tanto a cúpula estadual do PTB porque o “dono” dos votos de Arcoverde não seria ela e sim o ex-prefeito Zeca Cavalcanti (PTB), que vai disputar vaga na Câmara Federal e continua firme como Armando Monteiro. Essa é também a opinião de líderes socialistas do município.

Retorno – O manifesto pelo “Volta, Lula” não incomoda apenas o ex-presidente e sua sucessora Dilma Rousseff. Preocupa também setores do PSB pernambucano porque Eduardo Campos teria garantido ao ex-presidente que não disputaria a eleição contra ele. O movimento tem o apoio de grande parte da elite paulistana, que nunca ganhou tanto dinheiro como no governo do petista.

Share

Leave a Reply