CENÁRIO POLÍTICO ESTADUAL-INALDO SAMPAIO

A BRIGA

Pelo menos nas três últimas eleições, a briga por uma vaga na Câmara Federal em Pernambuco foi menos acirrada do que por uma cadeira na Assembleia Legislativa. Nas próximas eleições, todavia, a competição vai se inverter. Há candidatos em excesso a deputado federal e nem tanto assim para deputado estadual. Só na Frente Popular existem 14 candidatos com potencial acima de 100 mil votos, a saber: Fernando Filho, Danilo Cabral, Pastor Eurico, Felipe Carreras, Tadeu Alencar, João Fernando Coutinho, Jarbas Vasconcelos, Marinaldo Rosendo, Wôlney Queiroz, Luciana Santos, André de Paula, Bruno Araújo, Daniel Coelho e Betinho Gomes. Levando-se em conta que esta coligação elegerá entre 16 e 17 deputados, as outras duas ou três vagas seriam disputadas por Cadoca, Gonzaga Patriota, Paulo Rubem, Anderson Ferreira, Edgar Moury, Claudiano Filho, Creusa Pereira, Isaltino Nascimento, Sebastião Oliveira e Roberto Leandro.

O PTB e a Câmara Federal

Assessores do senador Armando Monteiro (PTB) dão como certa a conquista de sete cadeiras na Câmara Federal nas próximas eleições, que seriam disputadas pelos seguintes candidatos: Pedro Eugênio, Fernando Ferro, João da Costa, Jorge Corte Real, Sílvio Costa, José Augusto Maia, Adalberto Cavalcanti, Ricardo Teobaldo, Zeca Cavalcanti e Mozart Sales. O PP reelegeria Eduardo da Fonte e Mendonça Filho (DEM) e Augusto Coutinho (PSDS) são duas incógnitas.

Marco – O “marco zero” do golpe militar de 64, diz o ex-ministro do trabalho de Jango, Almino Afonso, é 1h30 da madrugada do dia 2/4 quando o então presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, convocou uma reunião extraordinária do Congresso para declarar a vacância do cargo de presidente da República. À saída, levou uma cusparada no rosto do deputado Rogê Ferreira.

Rede 1 – Sérgio Xavier (Rede) vai trocar a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade pela coordenação nacional da campanha de Eduardo Campos (PSB) à presidência da República.

Rede 2 – O candidato do PV e da Rede Sustentabilidade à Câmara Federal em Pernambuco será Roberto Leandro (ex-PT), que já foi presidente do Sindicato dos Bancários e deputado estadual.

Visita – Foi adiada de hoje para amanhã a visita que Eduardo Campos fará a Caruaru para inaugurar uma obra que marcará sua passagem pelo governo: o Hospital Mestre Vitalino.

Voto – A declaração de voto do cantor Gilberto Gil (foto) na chapa Eduardo Campos/Marina Silva vai estimular outros artistas a se engajarem na campanha. Um grande ato público será realizado no RJ para que a dupla possa receber o apoio de outros astros da MPB.

Sadismo – Jarbas Vasconcelos (PMDB) deu uma trégua ontem no Senado ao PT e ao governo Dilma. Discursou sobre o coronel reformado do Exército, Paulo Malhães, que confessou à Comissão da Verdade que torturou e matou “tantos quantos foram necessários”.

A paz – Não terá paz o juiz Luiz Rocha (1ª Vara das Execuções Penais da capital) enquanto não despachar o pedido do ex-deputado Pedro Corrêa para trabalhar fora da prisão. A Associação dos Advogados Criminalistas de Pernambuco diz que o juiz é pouco assíduo à Vara e já pediu à OAB-PE que represente contra ele na Corregedoria do TJ e no Conselho Nacional de Justiça.

Time – Há espaço político para um ex-governador ou um ex-prefeito do Recife no secretariado estadual? O ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), mostrou que não. Aceitou um convite de Eduardo Campos para fazer parte de sua equipe, mas ficou apenas 90 dias. Já o ex-governador Joaquim Francisco (PSB), se for convidado, comporá tranquilamente o time de João Lyra Neto.

Share

Leave a Reply