Bezerros comemora sua emancipação política

Bezerros comemora tradicionalmente neste 18 de maio 149 anos de emancipação política. Com 60.614 habitantes, segundo projeções do IBGE (2018), o município ocupa hoje a 29ª posição no Estado.

POTENCIALIDADES

Referência na gatronomia, na cultura e no turismo e detentora de belezas naturais, com destaque para a Serra Negra, o município ganhou projeção nacional, como a terra do bolo e do doce, de J. Borges, de Lula Vassoureiro e dos papangus

POLÍTICA

Bezerros fica devendo ao estado uma representação política que faça jus as suas potencialidades. O municipio, com 44 mil eleitores, não dispõe de uma cadeira na Assembléia Legislativa de Pernambuco. A vaga foi ocupada na década de 70 pelo ex-prefeito Severino Otávio. A influência política partidária nos municípios vizinhos inexiste, o que mostra que a classe política não tem feito o seu papel numa política mais regionalizada.

HISTÓRIA

Bezerros se iniciou a partir de uma fazenda da família Bezerra e foi desmenbrado do município de Bonito. Há uma versão de que no local da fazenda houve uma queimada de bezerros, o que justificaria a masculinizacão do nome. A família, segundo historiadores, era devota de São José e mandou edificar uma capela em homenagem ao santo que se tornou padroeiro da cidade.

CONFLITO

A data de emancipação tem sido contestada pelo professor e historiador Ronaldo Solto Maior. Segundo ele, o município deveria comemorar sua emancipação em 9 de janeiro, data em que foi criada a primeira Câmara de Vereadores. Ainda segundo o historiador, Bezerros comemoraria 146 anos de emancipação política.

Share