Bezerrenses recebem certificados de LIBRAS

SAM_2277Foi realizada nesta segunda feira, dia 21 de dezembro de 2015, no plenário da câmara municipal de vereadores, em Bezerros-PE, a solenidade de entrega dos certificados de conclusão de curso básico de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O evento teve o prefeito Severino Otávio Branquinho, vereadores, secretários, funcionários e convidados, além dos 22 alunos que concluíram as 30 horas/aula, do curso que  ofereceu 30 vagas, sendo 15 para funcionários públicos municipais e  as outras 15 para pessoas da sociedade. Quem também marcou presença importante na câmara foi o presidente do Conselho Estadual  de Pessoas com Deficiências, Antonio Muniz, figura que já é bem marcante por prestigiar absolutamente todos os eventos relacionados a pessoas com deficiência, em Bezerros.

O curso de LIBRAS, foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Superintendência Municipal de Pessoas com Deficiências, em parceria com o Centro de Educação Especial de Bezerros (CEEB), onde aconteceram as aulas; mas foi a partir de uma conversa entre a Professora Jaqueline Almeida, missionária da Igreja Batista, e o CRAS do bairro de São Pedro, que a ideia foi se materializando até a realização e conclusão do curso. Durante as falas das autoridades o prefeito de Bezerros, Branquinho assegurou que outros cursos básicos e intermediários de LIBRAS, serão oferecidos no próximo ano e exaltou a sua preocupação com os bezerrenses que são portadores de deficiências e foi elogiado pelo presidente do conselho estadual Antonio Muniz, que o coloca como um gestor destacado em Pernambuco e que vem fazendo a diferença, com uma série de ações destacadas. Como parte da programação também aconteceu uma encenação dos alunos e uma exibição em vídeo.

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) , é a língua de sinais  (língua gestual) , usada por grande maioria de pessoa surdas, no Brasil, e já é considerada, uma forma de comunicação independente, ou um idioma a parte, em razão de que outros países também possuem a sua língua de sinais próprias. Após a diplomação dos bezerrenses, deverá haver um avanço ainda maior  no município, que segundo informações de Antonio Muniz é o primeiro município a oferecer esta ação. Além de que os que foram diplomados deverão se utilizar do aprendizado no dia a dia, não só no trabalho mas sobre tudo no trato das pessoas portadoras de surdez, dando assim oportunidade de uma comunicação mais intensa entre todos.

Share

Leave a Reply