A SALA VERDE A.A.P., UM ESPAÇO PARA O MEIO AMBIENTE E ASTRONOMIA

A Astronomia é uma Ciência muito antiga e fundamental na formação do cidadão. Ela envolve uma combinação de ciência, tecnologia e cultura e é uma ferramenta poderosa para despertar o interesse em Ciências Exatas e Naturais como Física, Química, Biologia e Matemática, inspirando os jovens às carreiras científicas e tecnológicas e ainda, mostra ao cidadão de onde viemos, onde estamos e para onde vamos. Com isto, a Astronomia é uma ciência complexa, mas ao mesmo tempo encantadora.
A Associação Astronômica de Pernambuco – A.A.P., é uma entidade sem fins lucrativos, e responsável pela divulgação, e pesquisa científica astronômica sendo fundada em 1985. Ao longo de mais de três décadas de sua existência, encabeçamos algumas premissas fundamentais tais como: Divulgação Cientifica; Iniciação Científica, e Pesquisa. Todavia, ao longo desse tempo de existência, incorporamos na luta ambiental contra a Poluição Luminosa e Atmosférica que muito atinge o desenvolvimento da Astronomia. Inclusive, realizamos no ano de 2018, o 18º Encontro Nordestino de Astronomia – EANE, onde o tema principal desse evento anual regional foi justamente o combate à Poluição Luminosa e Atmosférica, e a necessidade das boas práticas ambientais para conter esse grave impacto ambiental.

A “SALA VERDE A.A.P.”, trata-se de um espaço de popularização da ciência focada na Astronomia, e a Ciência Ambiental, graças ao incentivo de forma pioneira do Vereador, e Presidente da Câmara dos Vereadores da cidade de Bezerros, José Hailton de Carvalho e Silva (Gabeira), tendo como parceria a Associação Astronômica de Pernambuco – A.A.P. Dessa forma, a cidade de Bezerros terá um espaço de ensino não-formal onde os participantes podem atuar na forma interativa com as questões ambientais, e as demais Ciências correlatas. Inclusive com a Astronomia que sempre foi uma Ciência de grande despertar de curiosidade da humanidade.

A SALA VERDE A.A.P., possui a chancela oficial do Departamento de Educação do Ministério do Meio Ambiente graças à Proposta Politico Pedagógica – PPP, desenvolvida e apresentada pelo Prof. Audemário Prazeres, conforme Edital nacional apresentado pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA. O presente ambiente “VERDE” pretende na cidade de Bezerros, e região, intensificar a Educação Ambiental nas escolas públicas, ou não, com destaque no bioma do Agreste de Pernambuco, e estimular a Iniciação Científica seja no segmento da Astronomia, ou nas Ciências Ambientais possibilitando oportunizar aos estudantes, e público interessado a prevenção dos problemas ambientais, e o forjar de um pensamento critico reflexivo do Meio Ambiente que nos cerca no seu uso racional dos recursos naturais. O seu cunho educativo irá oportunizar a reflexão sobre a relação de causa e efeito dos principais problemas ambientais da atualidade que atinge nossa localidade. Afinal, se fizermos uso de ações localmente, podemos sim, mudar globalmente. Finalmente, este espaço permitirá uma permanente discussão sobre o desmatamento na cidade, sua estiagem, recursos hídricos, poluição luminosa e atmosférica, degradação de solos, comportamento no clima, e geração de lixo, resgate das tradições culturais, e enfase na preservação do patrimônio arquitetônico, e natural. Dessa feita, e na medida do intercâmbio das PARCERIAS, oportunizando reflexões sobre o impacto do Ser Humano no Planeta Terra começando localmente onde estamos.

Seja bem vindo à SALA VERDE A.A.P.

Aquele abraço “VERDE” bem astronômico !!!

Prof. Audemário Prazeres
Coordenador

Nosso endereço Postal: Caixa Postal N° 08 – Bezerros – Pernambuco – CEP: 55660-000

Nossa localização: Sala Verde A.A.P., dentro do NUAEC – Núcleo de Assistência, Esportes e Cultura no Clube Society Gabeira (Rodovia Luiz Gonzaga – Paralela à BR-232 sentido EREM/CEEETA – Bezerros – Pernambuco.

NOSSOS ENDEREÇOS VIRTUAIS:

1) FãPage da A.A.P.: (https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Astron%C3%B4mica-de-Pernambuco-AAP-567602236583421/?ref=bookmarks);

2) Site da A.A.P.: (https://astronomiaaap.wixsite.com/1985);

3) Perfil Sala Verde A.A.P.. no Facebook: (https://www.facebook.com/salaverde.aap.7);

4) FãPage da Sala Verde A.A.P. (https://www.facebook.com/Sala-Verde-AAP-101660351285862/);

5) Perfil Sala Verde no Instagram: (https://www.instagram.com/?hl=pt-br);

  • Sábado, 04/01
    17 h às 20 h
    Conteúdo teórico (conceitos em Astroturismo), e práticas astronômicas em: Observação da Lua, Plêiades, Saturno e Orion.
  • Domingo, 05/01
    08 h às 11h
    Aula Instrumentos e acessórios
  • Quarta-feira, 08/01
    18 h às 21 h
    Conteúdo teórico, e práticas astronômicas em: Vênus, e Marte.
  • Sábado, 11/01
    18 h às 21 h
    Conteúdo teórico, e práticas astronômicas em: Aglomerados, objetos Messier, e Constelações.
  • Domingo, 12/01
    08 h às 11 h
    Conteúdo teórico em: Histórias mitológicas associadas aos astros
  • Quarta, 15/01
    18 h às 22 h
    Conteúdo teórico, e práticas astronômicas em: Júpiter
  • Sábado, 18/01
    18 h às 21 h
    Conteúdo teórico, e práticas astronômicas em: Reconhecimentos das estrelas de primeira grandeza e constelações.
  • Domingo, 19/01
    08 h às 11 h
    Conteúdo teórico, e práticas astronômicas em: Sol

Quarta-feira, 22/01
18 h às 21 h
Conteúdo teórico, e práticas astronômicas em: Objetos Messier e Constelações.

Sábado, 25/01
18 h às 21 h
Conteúdo teórico, e práticas astronômicas em: Lua, e suas crateras visíveis.

Domingo, 26/01
08 h às 11 h
Conteúdo teórico, e práticas astronômicas em: Meteorologia básica, comportamento das nuvens.

Informações:81 99274-6826

Share

Os comentários estão desativados.