A NECESSIDADE DE UM MUNDO MELHOR PARA OS NOSSOS FILHOS E NETOS

Paulo Alves é advogado e funcionário aposentado do Banco do Brasil.

Acorda povo brasileiro!!!

A Revista “EXAME.Com” publicou no dia 03.05.2017 uma matéria com o seguinte título: “Estrangeiros acham o Brasil um dos piores lugares do mundo” para viver.

A publicação teve por base pesquisa realizada pela “Expant Insider 2016” com 67 países, tendo o Brasil ficado no 64º lugar no ranking dos melhores lugares do mundo para um estrangeiro viver, isto é, ficamos atrás de quase todos os outros países, já que figuramos apenas no antepenúltimo lugar.

Os estrangeiros disseram compreender que, como no Brasil não se podia contar com serviços públicos de qualidade como saúde, educação, transporte e segurança, os custos desses serviços terminavam saindo do orçamento doméstico de cada pessoa.

Mais não é somente por isso…

A corrupção no Brasil se tornou uma marca registrada e institucionalizada, sendo protagonizada, coordenada e conduzida ultimamente por elementos da alta administração pública federal, a qual, aliada com a incompetência, a irresponsabilidade, a ineficiência e a ineficácia administrativas, levaram o Brasil – e os brasileiros – à sua falência e à sua completa bancarrota.

Observe-se que obras faraônicas e projetos mirabolantes foram implementados e levados a efeitos não com a finalidade de beneficiar o povo brasileiro, mas, sobretudo, com o objetivo maior de viabilizar a corrupção e o pagamento de propinas para partidos políticos, para políticos e para agentes públicos, tudo em detrimento das necessidades do povo sofrido e das suas finanças nacionais.

Observe-se que financiamos grandes obras no exterior com recursos do BNDES por imposição governamental, sendo que alguns desses investimentos não eram de interesse nem do BNDES e nem das empresas construtoras que erigiram as obras.

Pior do que isso. Verificou-se que o dinheiro da corrupção brasileira chegou a financiar candidaturas de presidentes no exterior. Um verdadeiro despautério…

Noutras palavras: os agentes da alta administração pública federal protagonizaram e administraram um verdadeiro assalto aos cofres públicos, em valores robustos e nunca vistos na história da humanidade…

Portanto, numa síntese….

Constata-se que o Brasil está tecnicamente quebrado, moralmente arrasado, profundamente corrompido e gigantescamente assaltado.

A corrupção na alta administração pública federal se tornou uma política de governo protagonizada por uma gang gigantesca inserida, assentada, escondida e camuflada no seu alto escalão governamental…

Nesse cenário e com essa penetração, a corrupção conseguiu invadir e dominar grande parte das instituições governamentais como ministérios, os órgãos públicos federais, fundos de pensão etc.; houve assalto até nos programas sociais como bolsa família, minha casa minha vida, assentamento rural etc. Nem mesmo o empréstimo consignado do aposentado público federal ficou isento….

O pior é que esse cenário federal de corrupção foi sendo rapidamente transferido na mesma intensidade para os Estados e Municípios. Veja-se a situação do Estado do Rio de janeiro, por exemplo… Os Estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais decretaram estado de calamidade/falência financeira. O retrato é de caos…

Portanto, amigo brasileiro, o que você acha de tudo isso? Como é que você está vendo o “retrato” do político brasileiro e do próprio Brasil? Você esteve ou está satisfeito ou insatisfeito com a atuação que tiveram ou que têm tido os nossos ditos governantes, políticos e administradores públicos?

A resposta das pessoas honestas, sérias, trabalhadoras e comprometidas com este País não pode ser de simpatia, mas, sim, de grande desalento, de revolta e de indignação….

Então chegou a hora de repensar e de mudar o Brasil….

Chegou a hora dos homens de bem deste País ser o protagonista da necessária e urgente mudança; chegou a hora de tomar conta do que é seu, do que é nosso; de tomar conta do nosso patrimônio público, dos nossos recursos públicos, para que eles sejam aplicados em benefício do povo, e não dos próprios políticos, de seus familiares e amigos…

É, eu até sei que muitos foram enganados e ludibriados, e eu sei também que isso não é apenas de hoje… Mas tudo tem na vida tem o seu dia da virada, tem o seu dia da mudança, e a hora da virada e da mudança é agora, é hoje, não dá para esperar mais, não dá mais para continuar a ser ludibriado e enganado….

Não podemos permitir que as Administrações Públicas Federal, Estaduais e Municipais – salvo as raríssimas exceções – continuem a ser um verdadeiro balcão de negociatas, de corrupção, de trocas de favores, de interesses pessoais e não republicanos, de assalto do dinheiro público.

Chegou a hora do basta!!! E isso depende unicamente de mim, de você, de todos nós…

Por causa de tudo isso, observamos que vários os homens de bem saíram ou foram excluídos do mundo políticos; destruímos quase que todos os grandes líderes e patriotas nacionais. Hoje, quase que não há mais notícia dos “heróis da Pátria”, dos homens sérios, honestos, comprometidos e abnegados com a coisa pública; daquelas pessoas confiáveis, que honravam com a sua palavra; daqueles que serviam de modelo, de exemplo, de referência e de paradigma; daqueles que estavam prontos e determinados para servir, e não para se servir.

Também é por conta disso que no Brasil pagamos uma das maiores taxas de impostos do mundo, e, repita-se, contrariamente, recebemos um dos piores serviços públicos do mundo.

A corrupção, a irresponsabilidade, a incompetência e o desperdício tomam conta de grande parte desses valores.

A onde está o erro, então?

O erro está no tipo de político que elegemos para ser o administrador e o fiscal dos nossos recursos públicos, cuja má reputação, salvo raríssima exceção, é de conhecimento de todos.

Infelizmente, boa parte da população foi enganada e alguns parecem ainda estar anestesiados ou envolvidos em benefícios espúrios, pois têm fechado os olhos para tudo isso.

Digamos não aos atos de politicagem mesquinhos como troca de favores, concessão de benefícios pessoais, compra de votos, assistencialismo barato e apadrinhamento político, pois tudo isso ocorre em detrimento e em prejuízo de toda a sua comunidade e de todo o seu povo.

Não defendamos políticos sabidamente corruptos, muitos menos aleguemos que ele roubou, mas fez, pois, assim agindo, estaremos defendendo o roubo e o ladrão, o que é completamente inaceitável, absurdamente injustificável e terminantemente condenável sob todos os aspectos.

A falta de dinheiro público para programa de política pública social é porque ele é desviado para a corrupção, que beneficia o agente público corrupto e prejudica toda a comunidade. Não podemos aceitar isso!!!

Veja-se que diante da escassez do dinheiro público, o governo procura impor à população o aumento ou a criação novos impostos e taxas de serviços em prejuízo para todos, o que é simplesmente inaceitável…

A corrupção gera um grande mal em qualquer sociedade, razão pela qual ela deve ser seriamente combatida e completamente eliminada…

O pior de tudo isso é que o mau exemplo protagonizado pelos políticos repercute negativamente e contamina grande parte da sociedade brasileira, com sério comprometimento de princípios e valores considerados inalienáveis e imutáveis.

Observe-se que em 13.05.2014, quando ocorreu a greve da polícia militar neste Estado de Pernambuco, quase ninguém tinha coragem de sair às ruas com medo da violência; na cidade de Abreu e Lima houve quebra-quebra, invasão de mais de cem

estabelecimentos comerciais, saques e assaltos; caso um caminhão carregado venha virar, as mercadorias são imediatamente furtadas pela população…

É a lei selvagem do salve-se quem puder, onde não há escrúpulo e nem regra moral em vigor. E o pior é que esse estado caótico de imoralidade está crescendo assustadoramente, não se sabendo a onde vai parar…

Portanto, precisamos repensar (e rever) urgentemente os nossos comportamentos, princípios, valores, costumes e atitudes relacionados à vida em sociedade, à política, à ética, à moral e, sobretudo, à honestidade, de forma a não transigir um só milímetro com nenhum desses valores inalienáveis.

Do contrário, mais tarde não saberemos mais o que pode acontecer com os nossos filhos e netos: se eles serão jogados na “jaula dos leões” para ser comidos e devorados ou para virar mais um deles… Isso é o caos absoluto!

Dessa forma, precisamos resgatar e fazer valer imediatamente os princípios constitucionais da Administração Pública Brasileira – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência –, de forma que o dinheiro público seja valorizado e preservado para a obtenção dos melhores resultados para a população, e não para os políticos…

Porém, isso depende unicamente de cada uma de nós, desde que todos estejam imbuídos com o mesmo sentimento, atitude e decisão…

Afinal, qual é mundo que você deseja preparar para os seus filhos e netos? Vai querer deixar como estar ou vai construir um novo mundo? A decisão somente pode ser sua, e de mais ninguém…

Sinceros votos para que você e eu consigamos fazer um mundo bem melhor para para todo o povo brasileiro!!!

Paulo Alves da Silva/ Advogado.

Share