“…a maioria dos nossos eleitores não tem a consciência do voto e terminam votando de qualquer maneira”

Everaldo da CohabO entrevistado de hoje é o Everaldo José de França, o popular Everaldo da Cohab, 56 anos, natural de Jaboatão dos Guararapes, casado, pai de cincos filhos e avô de seis netos. Everaldo está à frente do Debetrans de Bezerros, órgão fiscalizador de trânsito municipal. Na política, teve uma atuação mais direta foi vereador em duas legislaturas, mas preferiu não disputar mais o cargo eletivo e nos explica o porquê? Everaldo é o 38º entrevistado da série de entrevistas que publicamos aos sábados. Boa leitura! 

BEZERROS HOJE – O que o levou a ser político em Bezerros, já que era bombeiro militar?

EVERALDO DA COHAB – Em 1987 quando eu vim residir em Bezerros, fui morar na vila da Cohab, observei que a mesma era carente de serviços básicos, fui reivindicando junto ao governo municipal e com isso conseguindo benefícios, após essas ações fui incentivado por pessoas a ingressar na vida pública.

BEZERROS HOJE -Você já foi eleito vereador em algumas legislaturas, mas deixou de disputar mandatos. Houve uma desilusão com a política?

EVERALDO DA COHAB -Realmente após cinco anos que morava em Bezerros justamente 1992 fui candidato a vereador obtendo 395 votos; Exerci o meu primeiro mandato de 1996 à 2000 onde obtive 906 votos; Fui para a reeleição e fiquei na primeira suplência, obtendo 637 votos, onde assumi no lugar do padre Miguel ficando até junho de 2002; Em 2004 fui eleito novamente vereador obtendo 937 votos; E por fim em 2008 fiquei na primeira suplência obtendo 985 votos, quando fiz uma analise da minha vida pública e observei que não valia a pena continuar, foi justamente quando me decepcionei com a vida pública.

BEZERROS HOJE -É difícil se eleger vereador em Bezerros? 

EVERALDO DA COHAB -Muito difícil, principalmente porque a maioria dos nossos eleitores não tem a consciência do voto e terminam votando de qualquer maneira.

BEZERROS HOJE -Você está à frente do Debetrans de Bezerros desde o governo Bete. Qual a importância do órgão para o município.

EVERALDO DA COHAB -Após perder as eleições pouco tempo depois fui convidado pela ex prefeita Bete para trabalhar auxiliando meu amigo Tom que na época era o Diretor Geral, e em 2010 fui nomeado Diretor Geral do Debetrans, em 01/01/2013 fui convidado e após nomeado pelo gestor atual Dr. Severino Otávio dando continuidade aos serviços  no Debetrans.

De suma importância pois é o órgão que administra, fiscaliza, como também procura  desenvolver projetos para facilitar o fluxo de veículos e acessibilidade para os pedestres, principalmente no que se refere a segurança no trânsito.

BEZERROS HOJE –O que falta para que o Debetrans tenha a mesma autonomia que a Destra de Caruaru? É preciso de fato um concurso público no setor?

EVERALDO DA COHAB -O nosso município hoje fica difícil ter uma Autarquia como no caso de Caruaru, pois necessita de muito investimento, dai nosso município ser uma Diretoria agregado à Secretaria de Infra Estrutura e Serviços Urbanos.  É de fundamental importância, segundo o nosso gestor ele vai empossar os candidatos que foram aprovados no ultimo concurso realizado em nosso município, e havendo tempo ainda fará concurso para o Debetrans.

BEZERROS HOJE -As atuações realizadas pelo órgão em parceria com o Detran/PE sempre provocam polêmicas na cidade. Em Gravatá, as operações realizadas pelo Detran se tornaram constantes, porque não ocorre o mesmo em Bezerros?

EVERALDO DA COHAB -No caso de Gravatá o transito não é municipalizado dai a presença constante do DETRAN, quanto a Bezerros como você mesmo falou causa muita polêmica, mas sempre fazemos um trabalho em conjunto com o DETRAN, policia Militar e outros .

BEZERROS HOJE -Você, nos últimos anos, tem procurado se manter discreto em relação à política local. Mesmo assim, é possível fazer uma análise do cenário político atual? 

EVERALDO DA COHAB -Prefiro não me envolver politicamente como candidato, mas procuro ajudar de alguma forma aqueles gestores que confiam no meu trabalho, como na minha pessoa. Quanto a questão do cenário politico atual, entendo que quando se parte para uma campanha politica principalmente para a majoritária, primeiro tem que se ter um grupo politico forte, é necessário ter parceiros para ajudar na administração da campanha e principalmente ter serviços prestados ao município, prefiro não entra em detalhes até porque não sabemos ainda os candidatos de fato a concorrer a prefeitura do município.

BEZERROS HOJE –Quais os seus planos futuros? Ainda pretende disputar eleições?

EVERALDO DA COHAB -Atualmente estou muito satisfeito com a função que venho desempenhando no trânsito em nosso município, pois gosto muito do que faço, mas sou soldado e onde me colocarem vou tentar dar o melhor de mim. Na questão candidato a eleição, como eu disse antes fiquei muito decepcionado pois pensei que quando um vereador ficasse ao lado do povo no dia à dia lutando, defendendo falo isso no meu caso específico que vivia em um reduto eleitoral, mas não deixava de ter ações em outras áreas, não estou aqui generalizando, mas como já foi dito a maioria dos nossos eleitores não sabem ou não tem a consciência do valor do seu voto.

BEZERROS HOJE –Suas considerações finais…

EVERALDO DA COHAB -Quero agradecer ao Jornal Bezerros Hoje pela oportunidade, aos internautas as pessoas que confiaram na minha pessoa e dizer que não me arrependo de nada que fiz  tenho minha consciência tranquila em saber que dei minha parcela de contribuição para o município que me acolheu como filho adotivo e dizer principalmente que entrei na vida pública e sai de cabeça erguida pois até hoje graças à Deus não dei motivo para ninguém duvidar da minha idoneidade moral ou pessoal, no mais agradecer a Deus por tudo que ele tem me concedido e rogar que ele nos proteja e interceda por nós junto ao pai.

Share

Leave a Reply