“A gente acredita que tenha sido um foco externo, porque tem muitos cuidadores lá”

A imprensa do Estado repercutiu bastante o anúncio de que 78, entre idosos e funcionários, do abrigo localizado em Encruzilhada de São João, testaram positivo para o novo coronavírus.

A testagem em massa no abrigo se deu após uma idosa falecer pela covid-19 no sábado (6). Cento e dois (102) testes foram feitos na instituição na última segunda-feira (8), dos quais 24 negativaram. Nestes, a contraprova do exame ficou marcado para esta terça-feira (9). Dos 78 casos positivos, 72 são moradores do local.

A prefeitura de Bezerros ainda não respondeu à redação a mudança do protocolo dos testes rápidos empregados, que, segundo a ANVISA, não são conclusivos.

Em entrevista ao Jornal do Commercio, a secretária de Saúde de Bezerros, Luciana Lamour, informou que a covid-19 pode ter sido levada ao abrigo através de algum dos funcionários. “A gente acredita que tenha sido um foco externo, porque tem muitos cuidadores lá”. A gestora afirma, ainda, que o local já recebeu ações municipais de prevenção ao coronavírus. “O abrigo não é de gestão do município mas ele é acompanhado por nosso sistema de saúde com visitas periódicas, distribuição e máscaras, álcool em gel e orientações de higiene. Na última campanha da gripe todos os idosos foram vacinamos”, garantiu ao JC.

AMBULÂNCIA

A redação do bezerroshoje apurou um vídeo, divulgado nas redes sociais, onde uma ambulância foi utilizada para a entrega de donativos ao abrigo. O vídeo foi postado na rede social no dia 5 de maio. O veículo pertence a uma liderança política da comunidade de Encruzilhada, que, segundo o Portal da Transparência, figurava como prestador de serviços à prefeitura de Bezerros (abril/20). Não há como relacionar o fato aos casos de contaminação, embora o meio utilizado para a entrega dos donativos tenha sido inadequado.

Share