DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

ENSAIOS 2020

Marco Pontes e Gabeira são nomes para candidaturas de prefeito em 2020

A sucessão municipal ainda está distante, mas já se começa a desenhar cenários importantes para o processo da eleição de prefeito. As construções envolvem principalmente lideranças  do governo, mas nomes de oposição também entram no páreo. Esta semana, por exemplo, o encontro do vereador Gabeira (PP) e o ex-vereador Marco Pontes (PTB), ocorrido durante um café da manhã em um importante estabelecimento de Bezerros, foi recheado de conversas políticas visando justamente 2020. Ambos estão tendo nomes ventilados como possibilidades reais de candidaturas. Marco, atual Secretário de Saúde de Sairé, está sendo incentivado por setores da política e empresarial. Em entrevista a imprensa ele já colocou seu nome a disposição.  O vereador Gabeira, por sua vez, divulga sua pré candidatura de deputado estadual no próximo ano, será uma grande oportunidade para sentir sua aceitação junto o eleitorado local. Levantamentos internos dariam sinais de positividade e por isso ele tem se animado em participar da disputa como candidato da terra. São essas movimentações (embora prematuras) importantes para demarcar posições políticas.

>>>>O atual vice-prefeito Breno Borba (PSB) é hoje o nome mais natural para a disputa de prefeito e certamente será candidato em 2020. Nomes como Neguinho de Israel, Carlos Francisco, Paulo Alves e Josevânio Miranda também figuram nas possibilidades de candidaturas.

1º DE JANEIRO

O prefeito Branquinho acatou a ideia de fazer o primeiro Grito de Carnaval com atrações locais que queiram se apresentar gratuitamente. A ideia surgiu quando o prefeito em exercício, Breno Borba, abraçou uma sugestão do artista Sergio Brayner, que faria uma apresentação sem qualquer custo aos cofres municipais. Branquinho deve garantir um mini trio elétrico para que a festa do dia primeiro possa acontecer na Rua da Matriz. A inexistência de programação de shows durante o réveillon e 1º de janeiro foi bastante criticada pelas redes sociais.

PROTESTO DO LEGISLATIVO
Um registro de 2003 acaba dando moral aos manifestantes de Sapucarana que interditaram por duas ocasiões a BR-232 cobrando ações do governo na comunidade. O ato de fechar a rodovia ganhou repercussão negativa em parte dos pares da casa legislativa de Bezerros, onde vereadores condenaram a forma do ato, que prejudicou que passavam pela BR-232. Acontece que ato parecido aconteceu em Bezerros no ano de 2003 e contou justamente com apoio de parte dos vereadores da época. Após uma audiência pública na Câmara (que tratou sobre a falta d’ água), manifestantes interditaram a BR-232 chamando a atenção do Estado todo para o problema. O ato ganhou até foto de capa do jornal do Commercio na manhã do dia seguinte.

ARTICULANDO

O deputado estadual Waldemar Borges trabalha sua base eleitoral em Bezerros para a disputa das eleições de 2018. Ele aparece na imagem com algumas lideranças importantes de Bezerros numa demonstração de que vai buscar novamente a sua votação no município, importante para a sua reeleição. Em 2014 ele obteve 24,2% dos votos válidos, o que representou 6.158 eleitores. A peculiaridade daquela eleição era que não havia candidatura da terra na disputa, o que favoreceu a sua votação.

CURTAS

O prefeito Branquinho pediu ao Governo do Estado que antes de começar uma obra de acesso ao novo Distrito Industrial, assine a ordem de serviço para o início das obras da PE 119, que liga Sapucarana a BR-232.

Justiça se faça, o vereador Eliel Vieira foi um dos que mais se preocuparam com a pauta do Banco do Brasil, que ameaçava fechar sua agência local. O vereador chegou a exigir posicionamento público a superintendência estadual aqui mesmo no Bezerros Hoje.

O prefeito também afirmou  que pagará o 13º salário a todo o funcionalismo público e o salário de dezembro só no início do mês de janeiro. A folha, segundo o prefeito, atinge 62% da arrecadação mesmo com menos funcionários do que quando assumiu.

O vereador de Sapucarana Luiz Carlos ficou contrariado com a manifestação na BR-232 porque os cabeças do movimento são seus adversários políticos na comunidade. Fez certo ao reconhecer as pautas reivindicatórias, que, segundo ele, tem sido perseguidas diuturnamente.

O ex-prefeito Marcone Borba (PSB) deve dobrar com Waldemar Borges nas eleições do próximo ano. Marcone sairia candidato a deputado federal e Borges a estadual. Há quem aposte na possibilidade do ex-prefeito apoiar a candidatura a federal de João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos ou Kaio Maniçoba, aliado político do Secretário de Saúde, Wendel França.

O vereador Gabeira e Josevânio Miranda garantem o palanque das oposições no Estado em Bezerros no próximo ano. Com chances reais na sucessão estadual, o cenário local sentiria forte impacto político. As oposições estão fortalecidas em Gravatá e Caruaru.

 

 

Share