ELEIÇÕES 2024: PRÉ-CAMPANHA

Estivemos ontem 07/05, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vereadores de Caruaru para participarmos do evento da ESCOLEGIS – Escola do Poder Legislativo de Caruaru, com a palestra ministrada por Dr. Brasílio Guerra, Procurador Geraldo do município de Gravatá, especialista em Direito Eleitoral, advogado e magistrado aposentado. “A temática Pré-Campanha: propaganda eleitoral, condutas permitidas e vedadas à luz do Direito Eleitoral” foi o tema da palestra que abordou assuntos referentes ao que é permitido ou não no período da pré-campanha, para o pleito de 2024. Conversamos com a Vereadora Perpetua Dantas (Avante), presidente da Escola Ministro Fernando Lyra (Escolegis), que esteve o tempo inteiro na coordenação do evento, e em entrevista para o Bezerros Hoje+ falou sobre a temática discutida. “A importância da Câmara de Vereadores de Caruaru realizar um evento como este, é que nós estamos em plena pré-campanha, e a pré-campanha não é terra de ninguém, ela é um espaço regulamentado por lei, que é a Lei Eleitoral. Então, hoje a intenção foi falar sobre as condutas vedadas, aquelas que são permitidas, e a propaganda eleitoral, por isso trouxemos Dr. Brasilio Guerra que é uma sumidade nessa área, e que inclusive nos trouxe informações fundamentais, para que a gente evite no futuro ações que tentem impugnar nossa candidatura. Eu estou muito feliz por esse momento tão ímpar e de legalidade, pois tudo o que a gente quer é uma eleição limpa.” Já o palestrante Dr. Brasilio Guerra em conversa com nossa redação afirmou o quanto é importante tratar do processo da pré-campanha, pois esse é um tema que desafia muitas discussões e dúvidas sobre o que é proibido e o que é permitido nessa fase do pleito eleitoral. Parabéns a Escolegis na pessoa da Vereadora Perpetua Dantas pela iniciativa do evento com uma pauta tão oportuna para esse momento, e pela receptividade ao Bezerros Hoje+.

DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Ainda nesta última terça-feira, 07/05, acompanhamos um dos compromissos da Prefeita Lucielle Laurentino na capital do agreste. O evento realizado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU Caruaru, promoveu o IV Encontro de Gestores Municipais, com o tema “Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Perspectivas”, palestra que foi ministrada pelo Promotor de Justiça de Caruaru, Dr. Vinícius Costa e Silva, que também já atuou como promotor na comarca de Bezerros. Lucielle Laurentino (União Brasil) que embora esteja em exercício do seu primeiro mandato de prefeita, disputará a reeleição, mas aparentemente não se mostra preocupada em dar declarações sobre o pleito, e sim preocupada em honrar sua agenda de compromissos e corresponder a confiança e expectativa dos cidadãos bezerrenses quanto às suas obrigações como gestora do município. Tomado como base da discussão o estado do Rio Grande do Sul e os últimos acontecimentos, tópicos como “Proposta de Prevenção de Crise” e “Ações Preventivas” voltadas aos municípios, foram debatidos pelo palestrante Dr. Vinícius. Na ocasião do evento Lucielle esteve acompanhada de seu Chefe de Gabinete Hugo Pereira e de Wagner Lima.

PRÉ-CANDIDATURA CONFIRMADA

Recentemente rumores de instabilidade interna no PSB de Bezerros tomaram conta dos bastidores político, em virtude da pluralidade com mais de um nome lançado como pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano. Mas na última semana as redes sociais dos respectivos pré-candidatos do partido, Diogo Lemos e Neto de Valmir anunciaram o fim da disputa interna, com a desistência do atual Presidente da Câmara de Vereadores Diogo Lemos pela disputa a majoritária. Em virtude disso, tivemos a convite uma agenda com o pré-candidato Neto de Valmir (PSB), onde pudemos lhe questionar sobre o anuncio da sua pré-candidatura, agora de fato “única” pelo Partido Socialista de Bezerros. De acordo com Neto de Valmir, que se mostrou muito seguro em pleitear nessas eleições o cargo de Prefeito, “a decisão entre ele e Diogo foi de forma muito passiva e alinhada, tendo em vista que ambos se colocaram a disposição do partido, conforme o que fosse mais viável”. Ainda sobre a sua pré-candidatura, Neto afirmou que não entrou no pleito para brincar, como muitas pessoas ousaram dizer, no intuito de atrapalhar sua chegada novamente ao cenário político. “Com a população não se brinca, eleição é coisa séria, e mais sério ainda é o processo de administrar uma cidade, e eu jamais brincaria com o povo de Bezerros, pois isso seria uma desonra para a memória de meu pai, o eterno Vereador Valmir, para minha mãe e toda a minha família”, concluiu ele.

Share