UNICEF:Eu estava desacreditado, mas consegui o primeiro estágio, diz morador de Bezerros

Miguel Vieira, 22 anos, morador de Bezerros, PE, conseguiu seu primeiro estágio por meio da iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO).

Foto mostra um jovem olhando para a câmera
Arquivo pessoal

“Estou tendo a oportunidade de me desenvolver profissionalmente, com o trabalho em equipe e os desafios que surgem no dia a dia”. A fala do jovem Miguel Vieira, 22 anos, mostra a importância de oportunidades de trabalho decente na vida de adolescentes e jovens. Morador de Bezerros, Pernambuco – município que participa do Selo UNICEF –, Miguel está cursando o sétimo período de administração no Centro Universitário UniFavip e conseguiu seu primeiro estágio por meio da iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), do UNICEF e parceiros.

“Encontrei a vaga de estágio pela página no Instagram do 1MiO e logo fui me inscrever no processo seletivo”, conta o jovem. A vaga era para estagiar na prefeitura local. Isso porque, ao aderir ao Selo UNICEF, o município se comprometeu a gerar oportunidades de estágio, aprendizagem pela Lei do Aprendiz e trabalho decente para adolescentes e jovens vulneráveis, na faixa etária de 14 a 24 anos, na estrutura administrativa da gestão municipal. “Estou estagiando no setor administrativo da Secretaria de Administração e Inovação da Prefeitura Municipal de Bezerros. Está sendo sensacional!”, conta ele.

Miguel explica que estava desacreditado. “Fiz o cadastro e fui selecionado para a entrevista. Foi uma surpresa, porque eu já estava sem esperanças. Por ser meu primeiro emprego e sem experiência, eu não sabia se conseguiria a vaga”.

O jovem conta que sua trajetória escolar foi desafiadora e, hoje, entende a importância dos estudos para conquistar seus sonhos. “Meu passado foi difícil. Eu era bolsista em uma escola particular, mas reprovei a 1ª série e o 9° ano. Eu só pensava em jogar bola e não focava muito nos estudos. No 2° ano do ensino médio, fiz a prova do Encceja e depois entrei na faculdade”, relata. “Às vezes, a escola é meio chata, mas é um aprendizado importante para abrir novas possibilidade e sonhos”.

Na faculdade, Miguel expandiu seus horizontes. “Depois que sai do colégio, tive uma alavancada em minha vida. Comecei a me dedicar na faculdade de administração e a ganhar conhecimento e destaque”.

Faltava, apenas, a porta para o mercado de trabalho. “A iniciativa de divulgar essas vagas de estágios é muito válida, por proporcionar e abrir portas para muitos estudantes que estão em busca do seu primeiro emprego”, diz Miguel. O jovem destaca, também, a importância de cursos e trilhas de aprendizagem, como as ofertadas no 1Mio. “Qualquer pessoa que busca conhecimento tende a se destacar. Hoje, por exemplo, é muito importante, além de a faculdade, fazer um curso de inglês e conhecer novas tecnologias. É fundamental que os jovens busquem se aperfeiçoar para ter melhores oportunidades”.

Agora que conseguiu seu primeiro estágio, Miguel já faz planos para o futuro. “É muito importante nunca desistir e se dedicar para tentar fazer o melhor. Hoje, meu sonho é terminar a faculdade e, posteriormente, fazer a faculdade de direito e outra de comércio exterior, pois sonho em fazer um mestrado fora do País”, conclui o jovem, animado.

Um Milhão de Oportunidades – Lançada em 2020, a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO) é a maior articulação pela juventude do Brasil, reunindo organizações das Nações Unidas, governos, setor privado e sociedade civil para criar oportunidades de educação de qualidade, conectividade, formação de competências digitais e participação cidadã, capacitação profissional, aprendiz, estágio e emprego para adolescentes e jovens (14 a 29 anos) em situação de vulnerabilidade. O 1MiO é parte do programa global Generation Unlimited, aprovado pela Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2018. Conheça mais em 1mio.com.br. Para desenvolver a iniciativa, o UNICEF no Brasil conta com parceiros internacionais e nacionais, como Upland e Americanas S.A.

Share