Bezerros terá delegada na 16ª Conferência Nacional de Saúde, o maior evento de participação social no Brasil

As conferências de saúde funcionam como espaços participativos e deliberativos para pensar e construir o SUS que queremos. As etapas municipais e estaduais funcionam como passos para a Conferência Nacional de Saúde, que se trata do maior evento de participação social no Brasil. A partir do debate local construímos uma luta nacional em defesa de um SUS público, estatal e de qualidade.
Na cidade de Bezerros o Conselho Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde construíram a primeira etapa dia 11 de abril na EREM Bezerros, 9ª Conferência Municipal de Saúde na EREM Bezerros tirou 16 delegados para representar a cidade nas próximas etapas. A Conferência da II macrorregional aconteceu em Garanhuns no dia 8 e 9 de maio e a Conferência Estadual de Pernambuco aconteceu do dia 21 a 24 de maio no Centro de Convenções em Olinda. Os delegados de Bezerros estiveram presentes em todas essas etapas, porém nem todos conseguiram participar, uma vez que a dificuldade no transporte dificultou a participação de alguns, sobretudo os que moram no campo.
Para a etapa nacional Bezerros terá uma delegada pelo segmento usuário, Luiza Melo, que é de Sapucarana e conselheira municipal de saúde enquanto usuária pela AFABE (Associação dos Filhos e Amigos de Bezerros). A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) vai acontecer do dia 4 a 7 de agosto em Brasília e se trata de um momento para que todos os segmentos, que são antes de mais nada trabalhadores e trabalhadoras, defendam a saúde do povo brasileiro através do SUS de fato popular. A luta por saúde é a defesa de uma classe trabalhadora que precisa de saúde, pão, trabalho, terra, moradia, previdência e educação para existir. Essa luta dialoga diretamente com todas as lutas, de forma que não se inicia e nem se encerra em espaços institucionais, mas está presente em todo espaço em que o povo organizado luta.

Share