
A Polícia Federal (PF), que deflagrou nesta quarta-feira (23) a operação Sem Desconto. O objetivo é apurar fraudes em descontos indevidos aplicados em aposentadorias e pensões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O prejuízo estimado é de R$ 6,3 bilhões no período de 2019 a 2024.
Durante a ação, foram cumpridos 211 mandados de busca e apreensão, 6 mandados de prisão temporária e ordens de sequestro de bens que somam mais de R$ 1 bilhão. A operação foi realizada em 13 Estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará e também no Distrito Federal.
Eis o passo a passo para descobrir se você teve valores descontados e o que fazer caso tenha sido vítima do esquema.
Como saber se valores foram descontados:
- Acesse o aplicativo ou o site “Meu INSS”;
- Faça o login com o CPF e a senha do gov.br;
- Clique na opção “extrato de benefício”;
- Clique sobre o número do benefício;
- Em seguida, será exibida uma tela com o extrato;
- Verifique se houve descontos de mensalidades associativas.
Caso haja algum desconto que o beneficiário não reconheça, é possível fazer o requerimento para “excluir mensalidade associativa” através do aplicativo, do site do “Meu INSS” ou pela central de atendimento, ligando no telefone 135.
Como excluir cobrança indevida on-line:
- Entre no aplicativo “Meu INSS”;
- Faça o login com o CPF e a senha do gov.br;
- Clique na opção “novo pedido”;
- Digite “excluir mensalidade”;
- Clique no nome do serviço ou benefício;
- Leia o texto que será exibido na tela e avance conforme as instruções disponibilizadas.
O beneficiário pode bloquear o benefício às associações para que não seja possível realizar os descontos das mensalidades.
Eis as orientações:
- Entre no aplicativo “Meu INSS”;
- Faça o login com o CPF e a senha do gov.br;
- Na área de pesquisa da aba inicial, digite “solicitar bloqueio de mensalidade”;
- Será exibida uma lista, na qual é necessário clicar no nome do serviço ou benefício;
- Leia o texto que será exibido na tela e avance conforme as instruções disponibilizadas.
O beneficiário poderá também entrar em contato com a associação para fazer uma reclamação e solicitar o estorno dos descontos indevidos.
Eis o passo a passo a ser seguido:
- Ligar para o número de telefone 0800 da entidade, que está disponível no holerite;
- Enviar um e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br e informar o desconto indevido;
- Abrir uma ocorrência na Ouvidoria do INSS, para iniciar o ressarcimento;
- Protocolar um pedido de ressarcimento pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou ir a uma agência;
- O pedido de ressarcimento dos valores descontados indevidamente pode ser acompanhado através do aplicativo ou por meio do telefone 135.