Saiba se você foi lesado com descontos indevidos na sua aposentadoria

A Polícia Federal (PF), que deflagrou nesta quarta-feira (23) a operação Sem Desconto. O objetivo é apurar fraudes em descontos indevidos aplicados em aposentadorias e pensões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O prejuízo estimado é de R$ 6,3 bilhões no período de 2019 a 2024.

Durante a ação, foram cumpridos 211 mandados de busca e apreensão, 6 mandados de prisão temporária e ordens de sequestro de bens que somam mais de R$ 1 bilhão. A operação foi realizada em 13 Estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará e também no Distrito Federal.

Eis o passo a passo para descobrir se você teve valores descontados e o que fazer caso tenha sido vítima do esquema.

Como saber se valores foram descontados:

  • Acesse o aplicativo ou o site “Meu INSS”;
  • Faça o login com o CPF e a senha do gov.br;
  • Clique na opção “extrato de benefício”;
  • Clique sobre o número do benefício;
  • Em seguida, será exibida uma tela com o extrato;
  • Verifique se houve descontos de mensalidades associativas.

Caso haja algum desconto que o beneficiário não reconheça, é possível fazer o requerimento para “excluir mensalidade associativa” através do aplicativo, do site do “Meu INSS” ou pela central de atendimento, ligando no telefone 135.

Como excluir cobrança indevida on-line:

  • Entre no aplicativo “Meu INSS”;
  • Faça o login com o CPF e a senha do gov.br;
  • Clique na opção “novo pedido”;
  • Digite “excluir mensalidade”;
  • Clique no nome do serviço ou benefício;
  • Leia o texto que será exibido na tela e avance conforme as instruções disponibilizadas.

O beneficiário pode bloquear o benefício às associações para que não seja possível realizar os descontos das mensalidades.

Eis as orientações:

  • Entre no aplicativo “Meu INSS”;
  • Faça o login com o CPF e a senha do gov.br;
  • Na área de pesquisa da aba inicial, digite “solicitar bloqueio de mensalidade”;
  • Será exibida uma lista, na qual é necessário clicar no nome do serviço ou benefício;
  • Leia o texto que será exibido na tela e avance conforme as instruções disponibilizadas.

O beneficiário poderá também entrar em contato com a associação para fazer uma reclamação e solicitar o estorno dos descontos indevidos.

Eis o passo a passo a ser seguido:

  • Ligar para o número de telefone 0800 da entidade, que está disponível no holerite;
  • Enviar um e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br e informar o desconto indevido;
  • Abrir uma ocorrência na Ouvidoria do INSS, para iniciar o ressarcimento;
  • Protocolar um pedido de ressarcimento pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou ir a uma agência;
  • O pedido de ressarcimento dos valores descontados indevidamente pode ser acompanhado através do aplicativo ou por meio do telefone 135.
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