Dos Bastidores da Política de Bezerros

DESDE 2003

Em 2003, quando a maioria dos que militam hoje na politica do município ‘usava fralda’, o site Bezerros Hoje já registrava e analisava os fatos políticos de forma independente. Os veículos que buscam pela pluralidade de ideias tem mais respeito junto a opinião do seu público. Observe, amigo leitor, quantos fatos deixaram de ser noticiados nos canais que se dizem de imprensa em Bezerros e forme sua própria opinião sobre o grau de comprometimento político dos mesmos. Apresentamos os fatos e buscamos comprometer a classe política com projetos que entendemos ser importante para o município. É essa a nossa linha política que deu certo e que continua incomodando. Para a redação, a certeza de que governos e pessoas passam só fortalece a linha independente adotada pelo veículo desde o seu surgimento. Nas curtinhas abaixo, pontuamos algumas passagens onde sentimos que houve certa retaliação contra a liberdade de imprensa no município, mas que nunca nos deixamos intimidar.

O DESGASTE

O prefeito Breno Borba (PSB) ameaçou de processo um pré candidato a vereador, que expôs nas redes sociais repasses de recursos do Governo Federal confrontando informações repassadas pelo próprio prefeito. Quando contrariado, o prefeito não costuma usar o caminho diplomático nas declarações. As redes sociais ainda não digeriu o “não tenho medo”, o que só colabora para desgastar sua imagem junto a opinião pública. Cabe ao governo municipal esmiuçar e divulgar o destino que dá aos recursos que chegam no município. Governos municipais que se anteciparam as indagações sobre a Covid-19 estão bem na fita, como Caruaru, Bonito e Gravatá, apenas para citarmos os municípios mais próximos.

TRANSPARÊNCIA

Não é apenas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) que constata a falta de transparência com os gastos da COVID-19 no governo Breno Borba (PSB). A opinião pública também parece já ter uma opinião bem consolidada quanto ao assunto. A enquete do nosso Instagram, com link disponibilizado no site, fanpage e grupos de Whatsapp, mostra que a maioria (75%) não ver transparência na aplicabilidade do uso de recursos. Apenas 25% acham que o governo municipal está transparente com o tema proposto. Mais de quatrocentos votos foram computados na enquete das redes sociais.

MANUÍNO

A barragem do Manuíno, construída entre os anos de 1986 a 1990 entre os sítios Boqueirão e Jurema, zona rural de Bezerros, voltou a acumular água após longos anos de colapso. Pelas imagens, a barragem ainda não atingiu 30% de sua capacidade, e o que se ver em volta são grandes plantios. Cabe a Secretaria de Agricultura do município liderar uma frente de trabalho para que o seu uso para a agricultura não aconteça sem controle, pois, com as chuvas cada vez mais esparsas, o manancial corre risco de voltar ao colapso no próximo verão. Portanto, se faz necessário um uso mais racional do reservatório.

O DEBATE

O Bezerros Hoje estuda colocar numa mesma live os pré candidatos a prefeito de Bezerros. A data, a ser definida, deve acontecer após as convenções partidárias no mês de setembro. A ideia é que o formato da LIVE DEBATE seja simples, sem qualquer interferência do público ou da redação. Breno (PSB), Gabeira (MDB), Luciele (DEM) e Lindório (PSDC) responderiam e formalizariam perguntas entre si sobre temas pré definidos. O debate vem sendo um pedido observado nas redes sociais sob o olhar atento da redação e deveria ser adotado pelos demais canais de comunicação. O que eles têm a dizer?

CURTAS

Liberdade de expressão nas curtinhas

A redação já rasgou elogios ao ex-prefeito Branquinho no tocante a defesa da liberdade de expressão, porque o ex-prefeito nunca procurou retaliar o veículo por matérias que desagradassem o seu governo…

…Mas era de conhecimento da redação que dois secretários contrariados com a nossa linha pedia em reunião retaliação do seu governo. O prefeito sempre fez vista grossa e procurou mater a diplomacia com todos veículos.

O Bezerros Hoje foi altamente crítico a gestão do ex-prefeito Samuel Domingos (2003/2004) e procurou reparar algumas posições ao longo dos anos. Uma das matérias que mais pegamos no pé de Samuel foi sobre as etapas do concurso público de 2004. O prefeito nunca demonstrou qualquer tipo de contrariedade embora tivemos relatos de assessores contrariados.

No governo Marcone uma das passagens mais desagradáveis foi a proibição do veículo no gabinete do prefeito durante a chegada do qgovernador em um domingo de carnaval. A ordem do gabinete era que o veículo, mesmo credenciado, seria barrado se chegasse na comitiva.

No governo Bete de Dael, o veículo foi tido como patinho feio por publicar e replicar informações da imprensa do Estado sobre matérias provocadas pela crise política do seu próprio governo. “O patinho feio” era porque imaginava que o site, por ter o seu fundador à frente da assessoria de imprensa da prefeitura, deveria omitir os fatos.

Há no governo Breno Borba muitas figuras que se revezaram nos palanques políticos ao longo desses anos e são críticos ou elogiosos por conveniência eleitoral. Eles detestam a nossa linha editorial. Ainda bem!

Share