“O pão nosso de cada dia”

Na bíblia a palavra pão aparece 338 vezes. Já percebeu como nosso pãozinho de cada dia é tão maravilho? Duvido muito que exista alguém que não resista a um pãozinho francês que acabou de sair do forno com uma manteiguinha da fazenda. Chega até a dar água na boca só de pensar nessa maravilha…

Toda criança aprende logo nos primeiros dias de vida que: através do choro, ela vai conseguir o que desejar naquele momento. Comigo não foi diferente. Fui um verdadeiro bebê chorão e manhoso durante toda minha infância (acho que ainda sou nos dias de hoje). Não lembro exatamente quando virei fã de pão, especialmente do pão francês; contudo, lembro muito bem da minha tática para conseguir comer um delicioso pão com manteiga. Quanto estava com uns 3 ou 4 anos, minha vó paterna Rosinha, percebeu que eu adorava um pãozinho, até como forma para me consolar nessa época.

Recordo perfeitamente que depois de alguma reclamação, ou até, de ter recebido uma palmada da minha mãe, eu caia em prantos e corria pra casa da minha avó, que ficava ao lado da minha, e recebia um pão maior que eu como consolo. Meu choro durava até minha vó cortar e passar manteiga naquele pãozinho. No exato momento que ela me entregava e eu dava a primeira mordida, como mágica, meu pranto acabava. Muitas vezes eu cheguei a simular um choro falso só para receber esse “venerável” pão com manteiga. Difícil deveria ser para minha vó quando ela não tinha pão em casa. Coitada… meu choro perdurava por infindáveis minutos…

Veja como o pão é tão digno de admiração. Se eu pego o novo testamento, na parte que é relatado a última ceia de Jesus e seus discípulos, encontramos: “Estando eles comendo, tomou Jesus o PÃO e, tendo dado graças, partiu-o e deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei; este é o meu corpo”. Lucas 22/19.

Pergunto: por que Jesus não pegou uma macaxeira para representar seu corpo? Uma batata doce? Ou até uma rodela de inhame, até pela semelhança dele com a hóstia que os católicos usam na missa?

Minha intenção, em hipótese alguma é de satirizar ou fazer chacota da bíblia, muito menos dos católicos. Pelo contrário! Quero enfatizar o quão maravilhoso é nosso pão de cada dia, pois até Jesus escolheu esse pão para ser Seu corpo. Pena que esse pão não é mais produzido como antigamente. A cada dia, mais ingredientes químicos são adicionados. O que esse “bendito” do glúten foi fazer no nosso pãozinho?

O pão, dentre outras coisas, é representado como nosso alimento diário. No mundo, falta pão para quase 1 bilhão de pessoas! O que temos feito para mudar essa realidade? Precisamos ser solidários e partilhar nosso pão não apenas no natal, mas em todos os momentos da nossa existência. Que nunca falte pão nas nossas mesas.

Pierre Pessôa.

Fundador da Deu Fome Delivery.

Siga meu blog ou minhas redes sociais:

Blog: https://pierre-pessoa7.webnode.com/

Share