DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

*Ficamos devendo a você caro internauta a nossa coluna do último domingo. A coluna é uma das mais lidas no site e portanto editamos ela excepcionalmente nesta terça-feira.

A INFLUÊNCIA

Os números obtidos em Bezerros por Fernando Haddad (PT) (73% dos votos válidos)  mostram a influência dos governos petistas na região nordeste. Só para constar, cerca de trinta mil pessoas (50% da população) são diretamente influenciadas pelo programa de transferência de renda, o Bolsa Família. Para o bem da história, o programa de transferência de renda foi rebatizado pelo PT ao fazer a junção dos programas Bolsa Escola e Vale Gás do governo Fernando Henrique. Na época quem se dava bem na região eleitoralmente era os tucanos.  Talvez por isso o presidente eleito tenha colocado a promessa de promover um 13º do programa.

 

UM FATO

Impulsionou a campanha do Haddad em todo o país neste segundo turno e o perfil extremista do presidente eleito Jair Bolsonaro. Muitos preferiram votar a contragosto no PT a dar ‘um tiro’ no escuro no candidato que era só elogios a ditadura militar, a qual chama de regime. Se não fosse isso, a frente do Bolsonaro seria ainda maior nos resultados gerais do país, porque quem decidiu a eleição foi na verdade o antipetismo.

À DIREITA

Mobilização mesmo no município partiu dos apoiadores do candidato Jair Bolsonaro (PSL), intitulado Direita Bezerros, que realizou eventos marcantes a exemplo de reuniões, adesivação, carreatas e até a divulgação de um depoimento do candidato direcionado ao município. Talvez sem essa mobilização o resultado poderia ser menor que os 26% obtidos.

NO CENÁRIO

Poucas lideranças políticas do município se posicionaram nestas eleições de segundo turno em Bezerros. Lucielle Lauretino descartou voto em Haddad, Paulo Alves defendeu um voto contra a corrupção e, portanto, favorável ao Bolsonaro. Nivaldo Santino contra o ‘retrocesso civilizatório’ votou Haddad. O prefeito Branquinho, o ex-prefeito Marcone e o vereador Gabeira se mantiveram discretos. O vice prefeito Breno e o ex-vice prefeito Carlinhos se posicionaram a favor de Haddad nas redes sociais.

SAINDO DO PSB

O advogado Paulo Alves pediu a desfiliação do PSB. A carta assinada pelo presidente municipal Nivaldo Santino deve ser protocolada hoje no cartório eleitoral. Paulo não adiantou qual partido deve se filiar, o que deve acontecer em momento oportuno. “Há vários convites, inclusive alguns de longas datas e outros recentemente”, declarou. O advogado demonstra com este gesto que vai entrar de fato na discussão majoritária em 2020. Sua filiação ao PSB neutralizava qualquer possibilidade de candidatura a prefeito porque a sigla já tem o nome de Breno Borba como o candidato a sucessão.

CURTAS

Muitos bezerrenses se deixaram levar pelo embate da campanha presidencial e o clima continua quente nas redes sociais.

Milhares de pessoas votaram no presidente Bolsonaro pelo antipetismo, desconsiderando ideias preconceituosas do candidato.

O percentual do Haddad em Bezerros foi ainda maior na zona rural de Bezerros. Em Sapucarana chegou a 85% dos válidos.

A Câmara de Vereadores de Bezerros elegerá o seu novo presidente no dia 6 de novembro para o biênio 2019/2020.

O empresário Pierre Pessoa está disposto a entrar para a discussão política majoritária no município em 2020. O novo cenário político no país, onde  houve a ascensão de várias novas caras, o animou.

Share