Alunos de escola de referência em Bezerros aprendem matemática, arte e empreendedorismo

Integral_1Foi a partir da observação das dificuldades dos alunos que chegavam ao ensino médio, que o professor de matemática, Anilton Vieira, sentiu a necessidade de estimular o interesse dos jovens para o conhecimento de geometria plana. A solução encontrada foi fugir das aulas convencionais e motivá-los  a produzir arte. Assim surgiu o projeto de monitoria ‘uma profissão a mais, nunca é demais’, que desde julho de 2012 vem transformando a visão dos 180 alunos do 1º ano para conteúdos de geometria como ângulos, áreas, perímetros e volume.

A proposta do projeto é dividir os alunos em grupos monitorados que criam quadros a partir da reciclagem de papel. O professor explica que no início a coleta era feita dentro da própria escola. As caixas de papelão viraram moldura, os papéis que iriam para o lixo se transformavam em peças de colagem e cada um ajudava de acordo com suas habilidades. “Uns procuram material, outros faziam as molduras e assim por diante. Ninguém fica sem fazer nada”, destaca o educador. Desde então, esse trabalho em equipe vem rendendo frutos e belas obras de arte. A escola já guarda um acervo com cerca de 120 quadros produzidos e,  a meta é que,  até novembro sejam 200, quando serão expostos na mostra pedagógica  e colocados à venda por valores variáveis de R$ 25,00 a R$ 200,00.
“Atualmente, os estudantes estão aprendendo sobre empreendedorismo, com noções de como se monta uma empresa, capital inicial e capital de giro. Nem tudo que entra é lucro. A partir daí eles estarão preparados para vender e dar continuidade à produção”, esclarece Anilton Vieira, destacando o sentido do nome do projeto. “Ao terminarem o ensino médio, muitos vão para a faculdade e precisarão de dinheiro para pagar suas contas, por isso consideramos que é importante desenvolver o maior número de conhecimentos  que possam ser utilizados para sua independência financeira. Daí, uma profissão a mais nunca é demais”.
Além de empreendedorismo, artes plásticas e geometria, a evolução pessoal dos alunos é nítida. Trabalho em equipe, respeito, iniciativa e responsabilidade são aprendizados que os jovens levarão para sempre. “Aprendemos e nos divertimos ao mesmo tempo. Tenho certeza que esse amplo conhecimento que estamos adquirindo agora será importante para nossas vidas no futuro”, declarou a estudante Anne Karolline, 15 anos.

Imagem: Ademar Filho/ Fonte:Sec. de Educação de PE

Share

Leave a Reply