DEPUTADO WALDEMAR BORGES DIZ ALIMENTAR EXPECTATIVAS EM SER O CANDIDATO DO PREFEITO

Em entrevista a revista Estilo Interativo, o deputado estadual Waldemar Borges fala sobre Bezerros e das expectativas quanto a sua candidatura ser apoiada pelo prefeito Branquinho (PSB).

WALDEMAR BORGESDeputado Estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e líder da bancada do Governo, o pernambucano e economista Waldemar Alberto Borges Rodrigues Neto nos fala sobre sua trajetória, atuação parlamentar no Estado de Pernambuco, e seus projetos voltados à cidade de Bezerros.

Por Mariana Helena de Jesus.

1 O Sr. desenvolveu sua aptidão política ainda na juventude através da militância partidária, movimentos estudantis e sociais.  E como vê a participação dos jovens no processo político do Brasil na atualidade?

A participação da juventude não é apenas importante. Ela é necessária e sempre ajuda a fortalecer o processo de transformações que devem impulsionar a atividade política. O jovem, por ser menos acomodado e menos contaminado pelos vícios da política velha, ajuda muito a melhorar a qualidade dessa atividade que é muito importante para a vida de todos nós. O fundamental é que a juventude combata a má política, aquela que dá as costas para a população, que desrespeita o dinheiro público, que se alimenta da miséria, enfim, que é usada para beneficiar pequenos grupos que se apropriam da esfera pública. Mas, ao mesmo tempo em que nega essa política errada, a juventude deve fortalecer a política correta, a que transforma a vida das pessoas para melhor.

2 Fundador do Partido Popular Socialista (PPS) em 1992 no qual permaneceu até 2004, eleito vereador do Recife por quatro mandatos (1988, 1992, 1996 e 2000) executou muitas ações durante sua permanência no partido. O que o fez deixar a respectiva legenda para se filiar ao PSB?

O PPS é um partido que nasceu com uma proposta muito generosa, de ser uma esquerda renovada, capaz de interpretar as mudanças que vinham, e ainda vêm, ocorrendo no mundo. Ocorre que, na minha visão, ele começou a se limitar apenas a ser uma espécie de fiscal da própria esquerda, o que não deixa de ser necessário, mas sem ter a mesma disposição para combater práticas, muitas vezes mais graves, cometi-das pela direita. Com isso, e com algumas alianças que fez, subordinando-se aos pólos mais conservadores, eu fui me sentido cada vez mais distante da prática do partido, e resolvi sair. Claro que tudo isso é uma opinião minha, que em nada diminui as pessoas bem intencionadas e comprometidas que tem lá. Apenas tomaram caminhos que discordei.

3 Como Líder da Bancada do Governo o Sr. demonstra o respaldo que possui dentro do PSB. Isso é reflexo também de uma sólida parceria e amizade com o ex-governador Eduardo Campos?

O ex-governador Eduardo Campos, além de ser um dos mais talentosos e preparados políticos da nossa geração, em todo o País, é também uma pessoa com a qual, além de uma amizade que vem desde a faculdade, tenho grande afinidade ideológica. O que ele faz em Pernambuco corresponde a tudo o que eu acredito que deve ser feito por um governo verdadeiramente comprometido com a população. Desde a opção por investir nos setores, maior importância social – como educação, saúde, segurança, qualificação, geração de em-pregos, etc – ele tem demonstrado uma rara capacidade de gestão e de liderança. Sei da honestidade de propósito do governador, do caráter dele e da sinceridade dos seus atos. Tudo isso nos aproxima muito e só fortalece a amizade que temos.

4 Eleito Deputado Estadual com 52.845 votos, o Sr. trás consigo uma trajetória de muitos projetos, requerimentos, indicações e relevante atuação frente a bancada legislativa pernambucana. Entre tantas ações suas quais são primordiais destacar?

As coisas mais importantes são aquelas que, de alguma maneira, tocam o dia-a-dia das vidas das pessoas, trans-formando-as para melhor. É uma ambulância que se consegue para um distrito, uma obra de saneamento básico, uma melhora para uma categoria importante, como a dos agentes comunitários de saúde, o apoio à construção de uma escola técnica, enfim ações que mudam a vida dos que mais precisam do estado.

5 O ex-governador Eduardo Campos manteve uma performance organizacional e política muito alinhada  entre o poder executivo e o legislativo. Isso interferiu favoravelmente na sua atuação como Deputado Estadual?

As propostas que o ex-governador mandou para a Assembleia vinham sempre com muita qualidade e eram sempre voltadas para os interesses da maio-ria. Isso facilitou muito a nossa atuação. Além do mais, o clima entre os poderes sempre foi democrático, de muito respeito e muita confiança.

6 Já durante alguns anos o Sr. vem consolidando muitas amizades políticas em Bezerros, entre elas o ex-prefeito Marcone Borba, e os vereadores Romero e Nivaldo Santino. Esse contexto favorece o seu interesse político e atuação em Bezerros?

Frequento Bezerros desde pequeno. Vinha sempre para a casa de um tio, Maninho, marido de Monica, irmã de minha mãe. O envolvimento político veio acontecer mais tarde e de lá pra cá, de fato, só tenho feito bons amigos por aqui e aumentado meus laços políticos e afetivos com a cidade. Me sinto extremamente gratificado por participar de um grupo político liderado por pessoas como Branquinho, que tem feito um trabalho excelente para os bezerrenses. Tenho no meu gabinete, uma equipe só para cuidar das coisas da cidade. Quero ajudar em tudo o que puder para fortalecer ainda mais esse trabalho de Branquinho e de sua equipe.

7 Recentemente foi da sua autoria a emenda que possibilitou a aquisição de três ambulâncias para nosso município, e outra de R$ 240.000,00 destinada à pavimentação. Há em curso outras ações destinadas a Bezerros?

Sim. Estamos destinando mais R$240.000,00 para esse ano. Dessa vez, pediram para empregar em calçamento, o que faremos. 

8 O processo de mudança e desenvolvimento do país através das políticas públicas, governos atuantes com gestores competentes e comprometidos é sempre ressaltado na maioria de seus discursos. O Sr. acredita que a cidade de Bezerros esteja atualmente passando por esse processo?

Claro que sim. Branquinho está fazendo um trabalho que não seria possível sem muita competência, talento gerencial, dedicação e compromisso com aqueles que de fato precisam mais da Prefeitura. Para mim é um orgulho poder dizer que participo desse trabalho.

9 É nítida a sua parceria com a gestão do Prefeito Severino Otávio(Branquinho) também do PSB. Esse cenário já indica o apoio do governo local a sua candidatura ou dependerá do ex-governador Eduardo Campos a decisão final sobre os candidatos que o governo Municipal de Bezerros vai apoiar?

Dentro do PSB a gente faz essas discussões com muita tranquilidade e sem permitir que a nossa unidade fique abalada. Dois fatores são muito importantes nessa hora: o interesse da chapa majoritária e a vontade das lideranças locais. Vamos aguardar com serenidade. Mas seja qual for a decisão, meus amigos continuarão sendo meus amigos e meu compromisso com a cidade permanecerá firme.

10 Por sua atuação política em Bezerros, pelas amizades e o prefeito do mesmo partido que o seu, pode se afirmar que é sua pretensão tornar nossa cidade seu segundo pólo eleitoral nas próximas eleições?

Tenho essa expectativa e acho que isso pode acontecer sim.  Depende do grupo e eu confio no trabalho que estamos fazendo em grupo.

11 Há uma alinhada parceria entre o Sr. e o Deputado Federal Danilo Cabral (PSB) através de ações voltadas ao nosso município. Essa será a casadinha eleitoral em Bezerros nas próximas eleições?

Danilo também tem feito muito por  Bezerros. É um bom parceiro e tenho certeza que continuará apoiando o município. É uma parceria muito boa. Todos ganhamos com isso.

12 Deputado Waldemar Borges por ele mesmo:

Um aprendiz da vida que procura acertar e quer dá sua contribuição, por menor que seja, para a construção de um mundo melhor, sem miséria, sem desigualdade social, onde todos tenham oportunidades iguais para construírem sua felicidade.

Share

Leave a Reply