2º DIA DA FENEARTE – ACOMPANHE UM POUCO DO QUE TEVE POR

Nesta quinta-feira (04/07), um grande público se fez presente no segundo dia da Fenearte – Feira de Negócios do Artesanato, no Centro de Convenções de Pernambuco. O “giro” do Bezerros Hoje+ vai mostrar um pouco do que se pôde ver por lá, e o trabalho de alguns “Mestres Artesãos”. Ao todo são 21 ruas e 599 estandes no espaço planejado, respirando o multiculturalismo do artesanato brasileiro e de 30 países, expondo arte, e vendendo arte, dos mais diferentes estilos, cores, gêneros, texturas e materiais, e que vão desde peças enormes e valiosas, quanto a peças menores, de menor custo e lembrancinhas encantadoras e representativas.

MESTRE MAZINHO

Um dos espaços da Fenearte mais visitados é a “Alameda dos Mestres”, tanto pela busca das obras em exposição, como pela presença dos artistas artesãos vendendo seus trabalhos, bem como muitas vezes os produzindo na frente do público admirador. A ala reúne mais de 60 artesãos e chama a atenção dos visitantes ao expor a “criatura” e o seu “criador” em cada estande. E nesse giro pela Alameda dos Mestres, pudemos reunir alguns trabalhos e artistas entre os diversos presentes na exposição, para mostrar um pouco de suas artes e dons.

Um espaço de destaque entre tantos outros é o do “Mestre Mazinho” de Lagoa Grande – PE, que atrai a atenção para suas obras pela beleza da sua arte sacra talhada na madeira, peças que encantam ao primeiro olhar por tanta delicadeza e aspecto celestial. Além da arte sacra, Mestre Mazinho também desenvolve um trabalho inspirado na arte popular, sempre apresentando peças que remetem as brincadeiras de crianças, como ciranda e brincadeira de roda.

MESTRE FIDA

Natural de Garanhuns – PE, Mestre Fida já se apresenta na Fenearte desde a primeira edição da feira, em 1999. O famoso artesão tem destaque pelas suas peças esculpidas em madeira, mas especialmente pela criação do “Homem Cata-Vento”, uma escultura articulada com braços grandes e pás sensíveis à ação do vento, confeccionada em “Amarelo”, uma espécie de madeira típica da região de Garanhuns. No estande de Mestre Fida o público pode encontrar vários tamanhos de sua escultura carro-chefe à venda.

MESTRE BIU DOS ANJOS

Sertanejo, natural de Petrolina – PE, “Mestre Biu dos Anjos” teve seu espaço muito visitado já nesses dois dias da feira, visto que o artesão buscou talhar suas obras presencialmente, para que o público pudesse acompanhar de pertinho cada detalhe da construção de algumas peças. Mestre Biu dos Anjos é famoso por sua maestria esculpindo “seres celestiais e carrancas”. Seu trabalho é minucioso em detalhe, o que torna cada peça fascinante e atrativa.

AS FILHAS DE ANA DAS CARRANCAS

Maria da Cruz e Ângela Lima (Petrolina – PE), são filhas da famosa “Mestra Artesã”, Ana das Carracas, que ficou conhecida como a “Dama do Barro” (falecida em 2008, aos 85 anos). A também “Mestra”, Maria da Cruz, expõe sua arte na Alameda dos Mestres na Fenearte desde 2010, e conta com a participação de sua irmã Ângela Lima, para produzir e comercializar suas peças, as famosas “barcas e carrancas de barros”, que fizeram o sucesso de sua mãe “Ana das Carrancas”, cujo significado no passado era o de espantar os maus espíritos dos Rio São Francisco, e proteger as viagens das embarcações.

MESTRE ZUZA

 O famoso artista, artesão do barro, de Tracunhaém, na zona da mata norte de Pernambuco, “Mestre Zuza”, é dominante de uma técnica artística e criativa admirável. Iniciou seus trabalhos na arte figurativa, e de acordo com informações contidas em sua breve biografia, “ele criou as xifópagas (gêmeos ligados a um só tronco pela cabeça) que causam encantamento e estranheza. E logo depois se descobriu santeiro e, como é próprio de grandes criadores, rompeu a tradição de representação europeia e criou todo um imaginário para suas peças: seus santos são antes de tudo humanos, e se assemelham aos seus ancestrais: traços negros e indígenas, com a pele escura, nariz largo, expressões fortes e cheias de personalidade”. Sem dúvida nenhuma, o estande de Mestre Zuza é um dos destinos imperdíveis para quem vai para a Fenearte.

VEJA A SEGUIR A PROGRAMAÇÃO DO PALCO CULTURAL NO 3º DIA DA FENEARTE

Hoje, sexta-feira (05/07), a programação do Palco Fenearte está culturalmente interessante e deverá fazer a animação da plateia no referido espaço.

Nesses 12 dias da feira, muita gente ainda vai comparecer no evento, especialmente nos dois finais de semana que compreendem o período, onde se espera um público gigantesco prestigiando a Fenearte, e por isso, os horários dos sábados e domingos foram ampliados, com funcionamento das 10h às 22h. Vale a pena visitar a maior feira de artesanato da América Latina. Aproveitem!

Em breve o “giro” do Bezerros Hoje+ trará informações sobre os trabalhos de nossos “artistas bezerrenses” presentes na Fenearte. Aguardem!

Share