ZÉ BARRETO DE ASSIS – NOITE DE LANÇAMENTO

Na noite desta quinta-feira (27/06), estivemos na sede da AFABE – Associação dos Filhos e Amigos de Bezerros, para prestigiarmos o lançamento do videoclipe da música “A Serra Negra”, autoria do multiartista Zé Barreto. O evento reuniu familiares, amigos e um público já admirador do trabalho desse bezerrense tão talentoso que é produtor musical, compositor, músico e cantor. Na ocasião houve apresentações poéticas e musicais do próprio artista e de alguns convidados que estão presentes no videoclipe, como Toninho Lima, Clara Ellys, Mateus Aboiador, Zé Souto, Bezerra da Silva, entre outros.

CULTURA MUSICAL DE PAI PARA FILHO

Zé Barreto, mais conhecido por “Assis”, iniciou sua carreira artística há mais de 10 anos, e possui uma forte identidade cultural na música, evidente em suas composições, arranjos e apresentações, trazendo para seus trabalhos uma mistura de muitas raízes musicais, o que ressalta a forte relação existente entre ele e seus genitores, Edna e Silvano Barreto, que sempre lhe incentivaram e o acompanharam em sua trajetória artística, especialmente o seu pai, o popular “Silvano” da Farmácia Bezerrense, que apresentou vários gêneros e artistas da música para “Zé Barreto” ou “Assis”, e que por tantas vezes se apresenta fazendo declamações poéticas no palco dos shows do seu filho.

A SERRA DE INSPIRAÇÃO MUSICAL

A música “A Serra Negra”, teve sua composição em 2015 e há mais de 3 anos vinha sendo trabalhada para chegar ao resultado final desse projeto, que recebeu o incentivo da Lei Paulo Gustavo, e faz um tributo a bela e singular Serra Negra de Bezerros. Outro grande feito desse trabalho, foi a produção do videoclipe, em que Zé Barreto convidou mais de 30 artistas bezerrenses para atuarem na gravação do clipe, contribuindo com suas vozes e talentos artísticos e culturais do segmento da música e da produção cultural de eventos, com cenas gravadas em locais que destacam aspectos culturais de Bezerros.

VOZES E SOM

Além de ressaltar as belezas, elementos e aspectos da cultura existentes na localidade serrana, a composição é rica em arranjos, trazendo harmonicamente a união de várias vozes e tons, aboio, poesia entrelaçados pelo som de vários instrumentos na composição da canção, como violão, sanfona, triângulo, zabumba, flauta, clarinete, saxofone, berimbau, viola e baixo.

SOM, POESIA E EMOÇÃO

O final da canção ” A Serra Negra” é agraciado com a participação do renomado e premiado músico, Zito Farias, um dos compositores do hino de Bezerros, além de uma poesia que afaga corações e eleva as memorias afetivas bucólicas ao centro das emoções. O resultado foi um trabalho excepcional, delicado, bem construído, no tom perfeito, com imagens exuberantes e um entrosamento artístico admirável, entre vozes e instrumentos, que arrancou lágrimas ao emocionar muitas pessoas que estavam presentes no local de lançamento.

INSTRUMENTO DE INCENTIVO CULTURAL E TURÍSTICO

O videoclipe “A Serra Negra”, sem dúvida alguma, passa a ser um patrimônio de incentivo e divulgação da famosa serra bezerrense, servindo como um portfólio, ao apresentar o talento de vários artistas da nossa cidade, reunidos com a singularidade de suas identidades culturais em um mesmo trabalho musical.

Assista ao videoclipe da música “A SERRA NEGRA”.

Share