NA ROTA DE MANOEL GONZAGA

Na próxima quinta-feira (13/06), às 14h, acontecerá o lançamento do Projeto Literário Na Rota de Manoel Gonzaga.

O evento contará com a presença da escritora e embaixadora do projeto, Cristina Silva, e do escritor Lunas Costa, autor do Livro A Queimada.

O livro A Queimada tem sido considerado por muitos educadores um excelente material paradidático e multidisciplinar. Por essa razão, o projeto Na Rota de Manoel Gonzaga, consiste na distribuição de 9 livros, A Queimada, em 10 cidades onde supostamente o personagem do livro, Manoel Gonzaga, passou, para cumprir a ordem que lhe foi dada.

Seguindo a programação do evento, 9 bibliotecas ou salas de leitura do município de Bezerros receberão gratuitamente um exemplar do livro. O respectivo evento será realizado na Biblioteca Ver. José Santiago Filho R. Cel. Bezerra, 134 – Centro – Bezerros – PE.  Entrada gratuita.

Para saber mais sobre o projeto acesse o link:  https://www.kickante.com.br/financiamento-coletivo/na-rota-de-manoel-gonzaga

PARTILHA DE MUDAS

Durante a manhã do próximo sábado (15/06), ocorrerá ao lado do Shopping Bezerros, a Feira de Partilha de Mudas, com o objetivo de promover entre pessoas interessadas, a troca de mudas. A ação faz parte da programação da “Semana do Meio Ambiente” da Sala Verde AFABE, que visa contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável. A Sala Verde AFABE é um projeto de Educação Ambiental desenvolvido pela AFABE – Associação dos Filhos e Amigos de Bezerros, e chancelado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

De acordo com Vinícius Carvalho, Coordenador Geral da AFABE, “No espaço da feira, haverá uma base diversificada de espécies disponibilizadas pela Sala Verde para a partilha e troca de mudas, e entre as variações, haverão mudas de Ipê e frutíferas (abacate, manga, goiaba, caju, mamão, entre outras)”.

Sobre a importância dessa ação, o Coordenador da Sala Verde, Ívison Renato Vasconcelos, declarou: “entendo essa atividade como uma oportunidade de partilha de mudas, levando em conta que geralmente quem tem mudinhas em casa não tem uma variedade muito grande de tipos, e essa é a oportunidade para fazer essa permuta com quem tenha outras espécies. Mas, caso a intenção seja adquirir mudinhas, se a pessoa não possuir alguma para partilhar, nada impede que ela compareça na feira para receber a doação de alguma muda. O importante é fazermos as mudas se espalharem pela região multiplicando e diversificando as espécies”.

ACESSIBILIDADE ATITUDINAL

“Na sociedade atual, não cabe mais o preconceito e a falta de acessibilidade. Em qualquer função que ocupemos em nosso trabalho, precisamos estar preparados para atender pessoas com deficiência. Você sabe qual atitude deve ter perante essas pessoas? Venha aprender conosco no nosso curso de Acessibilidade Atitudinal e estejam um passo à frente no mercado de trabalho.”

É seguindo essa temática, que acontecerá também no próximo sábado (15/06), o Curso de Acessibilidade Atitudinal, que será ministrado pela Oficineira Maria Silva. O curso tem a organização do Repentista Edson Bezerra, através do Projeto Amigos e Amigas da Cantoria de Viola, e conta com o incentivo da Lei Paulo Gustavo, Governo Federal, Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Bezerros.

Além de ser gratuito, os participantes do curso receberão certificado, e ao todo serão 30 vagas, distribuídas em duas turmas, onde a primeira turma terá inicio às 15h, e a segunda turma às 19hs.

As inscrições poderão ser realizadas através do telefone (81) 99364-0393, e o local de realização do evento será no Ponto de Cultura Bistrô do Matuto, que está localizado na Rua Vidal de Negreiros, 120 – Centro (próximo ao Barracão de Farinha).

FESTEJOS JUNINO DA COMUNIDADE SÍTIOS DOS REMÉDIOS

No último sábado (08/06), aconteceu no Distrito de Sítio dos Remédios, a tradicional Festa Junina da Comunidade organizada pelos próprios residentes do povoado local. O evento que conta com a participação dos moradores é uma grande demonstração de coletivismo, entusiasmo e determinação, onde eles mesmos fazem doação e realizam arrecadações para a elaboração da festa, produzindo a decoração e organizando a produção dos comes e bebes. O festejo conta com muita animação, música, quadrilha improvisada, apresentações, comidas típicas, bolos e doces, além do “Terço na Praça”, que ocorre antes da festa e que já virou uma tradição no Sítio dos Remédios todos os anos nessa época.

Share